Acho que por enquanto, se achar que perde muito da graça com ela, tem que retirar ela do jogo...
NEM PENSAR!!! [risos]. Jogar sem HAZARD seria um crime tão grande quanto jogar sem track cards!
O maior problema dela é permitir andar MUITO. Sua média de movimentos é 5 seções, contra 4 das demais estratégias.
O maior desafio é reduzir essa quantidade de movimentos porém ainda assim manter as chances dela obter track cards, ou seja, andar 6 seções. Se alguém souber como equilibrar isso, resolve o problema.
Nós testamos uma solução que nos pareceu bem interessante, o resultado ficou muito bom.
O que fizemos foi não DUPLICAR os bônus de movimento da HAZARD:
1) Se o jogador usar DUAS CARTAS VERDES para mover o carro, ele recebe apenas +1 PM.
2) Se o jogador passar num LATE BRAKE, avança apenas 1 SEÇÃO e não duas.
3) Limite a receber apenas 1 TRACK CARD por turno.
Com isso fica mais difícil para a HAZARD sair movendo 6 seções a cada turno já que vai depender quase que exclusivamente de PNEUS MACIOS ou causar DANO no carro (originados de cartas vermelhas).
Por exemplo, para a HAZARD mover 6 seções seria necessário:
a) +2/+2 com uma carta verde e pneu macio;
b) +1/+4 e pneu macio;
c) +1/+3 com carta verde e carta de dano (neste caso nem precisa pneu macio);
d) +1/+4 com dano (dispensa pneu macio);
e) Cartas com 2 danos;
f) Mover 5 seções e tentar um LATE BRAKE;
g) Trajetórias;
h) Track Cards;
Nas duas partidas que fizemos, HAZARD perdeu para SAVE TYRES e perdeu também para um ROBÔ SUPER FAST. Só é preciso destacar o seguinte: Na maioria das partidas que jogamos os ROBÔS sempre faziam 2 paradas no box. Para quem largava de HAZARD era um espetáculo porque o jogador pegava PISTA LIMPA sempre que chegava nas janelas de paradas.
Descobrimos apenas nas 2 últimas partidas que os Robôs param apenas UMA VEZ. Isso torna tudo muito mais difícil, até mesmo para a HAZARD já que parando apenas uma vez todos os Robôs já abrem 6 a 8 seções de vantagem para qualquer jogador e sempre que os jogadores fizerem pit stop, irão lá para atrás e pegarão congestionamento. Isso dificulta ainda mais para a HAZARD mover 6 seções, mas ainda assim ela continua uma estratégia para jogadores agressivos.
Se alguém quiser testar alguma coisa diferente do que foi dito acima, por favor, estou aceitando sugestões e melhorias.