Prezados,
Finalmente pus o jogo ontem à mesa e jogamos em duas pessoas. Em breve farei uma resenha um pouco mais detalhada, mas já posso dar minhas primeiras impressões:

- O jogo é um euro muito temático, perfeito para quem gosta de história, principalmente para quem conhece o turbulento período da história mediterrânea retratado pelo jogo (séculos IX a XVIII); mas quem não curte tanto o aspecto temático vai gostar também.
- Há muito o que fazer no jogo: eleger o doge de Veneza, abrir rotas e fundar entrepostos comerciais usando a influência e os ducati de sua família, combater piratas, estabelecer relações diplomática (ou guerrear) com outros reinos e poderes regionais.
- Muita interação (muita mesmo!) entre os jogadores.
- Existem três caminhos possíveis para a vitória: diplomático, político e comercial, embora achei que o ideal é diversificar. Devido à quantidade limitada de ações por turno, focar muito em um só pode custar caro em fases futuras.
- Todos trabalham em prol de Veneza, e isso está bem representado nas mecânicas do jogo. Por exemplo, o custo de influência (representada por cubos de madeira) necessário para abrir certas rotas marítimas comerciais ou fundar um entreposto nas regiões mais prósperas ou distantes normalmente é muito alto para apenas um jogador, o que faz com que todos aloquem sua influência naquela região. Neste caso, a chave é tentar ser o mais influente, e assim alocar um podestà (administrador-chefe) de sua família.
Porém, ao mesmo tempo que trabalham pela Sereníssima, os jogadores estão constantemente tentando aumentar o poder, influência e fortuna da sua família e assim obter o maior número de pontos de vitória.
- Alguns críticos, como o Tom Vasel, falaram que o aspecto sorte é muito alto. Discordo. Há sim um alto fator de imprevisibilidade, representado pelas cartas de ação utilizada pelos jogadores e pelas cartas de ameaça, que determinam as nações e poderes rivais. Achei isso muito positivo, pois além de ser algo realista (dentro do contexto histórico), faz com que o jogador não se acomode em uma determinada estratégia, prepare-se para eventualidades e tenha sempre um "plano B" pronto.
Porém, sei que isso pode afastar alguns jogadores que gostam de ter tudo planejadinho do início ao fim do jogo.
- Joguei em duas pessoas, e ele flui muito bem, mas tenho certeza que fica mais emocionante com mais jogadores devido ao controle / influência de área. Sábado jogarei novamente, em três.

Atualizado em 12/11 com imagens.