Nota: Para quem nao conhece o jogo básico, fiz uma resenha aqui .
O que o jogo acrescenta:
A) 5o jogador: a partida que joguei foi com 3 jogadores, por isso nao pude testar. No jogo basico, 4 jogadores era a configuracao ideal - uma competição muito apertada por cartas e recursos. Graças a 5a Torre e a peça que modifica as torres (veja abaixo), acredito que a competicao continue intensa sem ficar apertada demais. A grande duvida que tenho é: será que o tempo adicional vale a pena? Precisaria jogar com mais 4 jogadores já experientes para checar.
B) 5a torre: Uma torre na qual a cada uma das rodadas 4 cartas de um baralho a parte sao incluidas. Mas diferente dos demais baralhos, este baralho tem MAIS do que as 24 cartas que uma torre usa em uma partida completa, acrescentando uma variabilidade refrescante ao jogo. Em adição, as cartas desse baralho especial sao compostas por cartas azuis, verdes, amarelas e roxas. Algumas sao bem inovadoras.
C) 2 peças que modificam as torres: uma peça é usada em partidas de 2 a 4 jogadores, que altera os valores das torres de 1/3/5/7 para 5/6/7/8 ! Toda rodada, essa peça migra para a torre vizinha, dificultando o acesso àquela torre. Isto faz com que, apesar de ter uma torre extra no jogo, uma outra torre fica bem mais restrita.
Já a outra peça é usada para partidas de 5 jogadores, facilitando o seu acesso: os valores passam de 1/3/5/7 para 1/2/4/6 ( se não me engano).
Note que a 5a torre NUNCA é afetada por estas peças.
D) Bonus tokens: ha alguma peças cujo bonus é oculto (podendo ser recursos, trabalhadores, fé, etc) e o jogador que as consegue pode mantê-las em segredo dos outros até precisar do beneficio. O privilegio do conselho palaciano agora permite obter esse bonus. Esses bonus sao mais dificeis de obter, mas valem a pena.
E) Mais lideres: apesar do jogo ter 2 erros nos lideres (1 no manual e outro na carta do Torquemada, que faltou simbolo de 1 x rodada), mais lideres sao bem vindos. Em adicao, a expansao permite algumas poucas oportunidades de obter MAIS lideres, uma adição legal.
F) Famílias da nobreza e peças de leilao: a melhor novidade. Agora cada jogador começa com uma familia que dá um poder especial bem interessante. Que tal ganhar uma penca de beneficios extras quando conseguir 5/10/15 de fé? Ou nunca precisar perder força militar para comprar cartas roxas? SÓ QUE estas familias sao leiloadas no inicio do jogo. Para medir esse leilao, abaixo de cada familia sorteia-se uma peça com 6 espacos de leilao. Por exemplo, digamos que abaixo da família Malatesta (uma das 10 familias do jogo), foi sorteado a seguinte peça com estes 6 espaços:
1 - 2 moedas, 1 madeira
2 - 2 moedas, 2 madeiras, 1 pedra
3 - 3 moedas, 2 madeiras, 1 pedra
4 - 3 moedas, 2 madeiras, 2 pedras
5 - 4 moedas, 3 madeiras, 2 pedras
6 - 4 moedas, 3 madeiras, 3 pedras
Digamos que o jogador A queira jogar com esta familia e coloque seu marcador na posicao 6. Se por acaso ninguem mais quiser esta familia, o jogador A começará o jogo com esta quantidade de recursos AO INVÉS da configuracao do jogo basico que NÃO é mais usada! Se alguem quiser esta familia, pode cobrir o "lance" do jogador A, colocando o seu marcador respectivo em um dos espaços acima. Inclusive, se ele quiser muito, ele pode colocar o seu marcador na posicao 1, vencendo automaticamente o leilao, mas deixando de ganhar muitos recursos no inicio do jogo.
Se nao foi um lance vencedor definitivo, o jogador que teve o lance vencido move imediatamente seu marcador, seja para aumentar seu lance nesta familia ou migrar para outra peça de familia.
Este ultimo item permite uma habilidade estratégica importante, dá uma variabilidade nos recursos iniciais de cada jogador e permite configurações bem variadas entre as familias e as peças que ditam os recursos que o jogador ganhará (ou deixa de ganhar, na medida em que os lances sobem).
Conclusão: Recomendo MUITO essa expansão, nao apenas pelo acrescimo de lideres e cartas de torre, mas tambem pela rejogabilidade proporcionada pela 5a torre variavel e os poderes das familias.