Seguindo o molde de um tópico que fiz sobre as missões do Robinson Crusoe (link), resolvi fazer uma análise rápida de todas as raças do Eclipse: as 7 raças do jogo básico + 4 raças da 1a Expansão (Rise of the Ancients) + 3 Raças da 2a expansão (Shadow of the Rift). Com exceção das raças Shaper of Dorado e Pyxis Unity (as quais experimentei apenas uma vez), todas as demais raças foram jogadas pelo menos duas vezes.
Aviso: Eu não sou nenhum grande estrategista de Eclipse para avaliar qual raça é a melhor/mais poderosa. O objetivo aqui foi classificar numa escala (+/++/+++) cada raça pela sua facilidade de jogar (note que dificuldade não equivale a raça mais fraca) e quão divertida ela é. Esse ultimo critério é bem subjetivo e tem algumas raças abaixo cuja avaliação ficou maior ou menor que o meu critério, mas acabei colocando duas notas diferentes para não ficar uma análise pessoal demais.
Caixa básica:
Humano: Os versáteis comerciantes e rápidos navegantes com home system bom!

Facilidade de jogar: +++
Diversão: +
São bem fáceis de jogar, sendo a recomendação para iniciantes e tendo a capacidade de trocas melhores de recursos, permitindo que evitem mais facilmente uma falência não-estratégica ou obtenham uma tecnologia. A capacidade extra de ativar naves também é uma bênção. Dito isso, com tantas raças alienígenas com poderes estilosos (ainda que não necessariamente melhores), jogo pouco de humano hoje em dia, exceto para dar uma "quebrada" no exotismo. Seria legal uma expansão futura que concedesse às raças uma tecnologia "racial" , como na ultima expansão do Twilight Imperium.
Orion: Os senhores da guerra, mas a economia é fragil, esqueça trocas!

Facilidade de jogar: ++
Diversão: +++
Uma das raças mais fortes para começar, é bem divertido não se preocupar tanto com as primeiras explorações contendo interceptadores da raça anciã quando você já começa com um cruzador com escudo embutido. Porém, eles tem a pior sistema de troca do jogo (4 recursos por 1) e a economia tem que ser gerenciada com cuidado porque não se ganha o jogo apenas com combates. Uma das raças boas para pensar em tomar o centro galático rapidamente (assumindo que esse seja o do jogo básico).
Hydran: Tecnologia, tecnologia e tecnologia!

Facilidade de jogar: +++
Diversão: +++
Hydran é uma raça perfeita para quem quer pesquisar tecnologia como se não houvesse amanhã, tendo excelente produção de ciência e ação de pesquisa dobrada (e se usar as expansões, pode-se pesquisar E construir developments também!). Como as naves dos Hydran vão ficando progressivamente mais poderosas na medida que se pesquisa mais tecnologia, eles são excelentes para turtling - bancar a tartaruga dentro de um casco, ou seja, evitar interação até as rodadas finais do jogo, quando a frota Hydran high-tech sai do seu império para detonar. Uma das minhas raças preferidas.
Mechanema: Faço mais construção e upgrade que qualquer um e tudo mais barato!

Facilidade de jogar: +++
Diversão: +/++
Esses cibernéticos são bem eficientes e começam com uma ótima tecnologia ofensiva (positron computer). Para quem não quiser se estressar com o pagamento de minérios e quer uma forma barata de obter uma frota grande, essa raça é recomendada. Porém, fora a construção, não considero a raça empolgante por si só. Mas como citei antes, isso é questão de gosto.
Draco: Exploro com critério e os anciões são meus amiguinhos!

Facilidade de jogar: +++
Diversão: ++
As naves Draco nunca atacam interceptadores anciões nem são atacados por eles (mas o combate contra cruzadores anciões e o centro galático ocorre normalmente). Se não me engano, essa raça não é recomendada para mesas com 5+ jogadores porque as suas habilidades ficam enfraquecidas. Isto porque os Descendants of Draco ganham pontos por anciões que sobram no tabuleiro e também por poderem explorar dois tiles e escolher o mais interessante (o outro é descartado). Com mais jogadores, a exploração fica diluída e a vantagem se perde. Dito isso, considero o Draco uma excelente raça para iniciantes, pois não tem aquele temor de ficar encaixotado por setores guardados por anciões (é até melhor, apesar de praticamente não obterem discovery tiles) e nem ter que sofrer pelo azar de obter tiles de exploração ruins, já que haverá duas opções para escolher.
Planta: Todos os tiles de exploração são meus, mas por favor não me ataque!

Facilidade de jogar: ++
Diversão: +++
Outra raça que se não me engano não é recomendada para 5+ jogadores, mas em compensação com 2 (e para mim, até 3) jogadores também não é recomendado por ficar muito forte. O grande benefício é a capacidade de explorar 2 tiles de uma vez E ficar com os dois, sendo que a presença de 4 naves de colonização ao invés das tres costumeiras também ajudam em um alavancamento rápido da economia. Porém, as naves Planta são um pouco menores e qualquer um pode devastar um sistema Planta sem naves. Essa exploração descontrolada, o fato de CADA TILE controlado pela raça valer 1 VP EXTRA no fim do jogo e a sua fragilidade militar (especialmente nos 2/3 finais da partida) faz com que jogadores experientes pintem um alvo naquela civilização e o jogador da Planta precisa ter cuidado em tornar menos acessíveis os wormholes de entrada para seus sistemas.
Eridani: Sou podre de rico no inicio, mas tenho menos ações e minha economia vai sofrer!

Facilidade de jogar: +
Diversão: +/++
Apesar de começar com absurdos 26 de dinheiro e com tecnologia de canhão de plasma, os Eridani não são muito benquistos por jogadores que sentirão falta de dois discos de ação e com uma despesa que vai aumentando rapidamente na medida que mais discos são usados para ocupar sistemas. Particularmente, eu considero um desafio legal jogar com os Eridani. É preciso pensar em qualidade de sistemas ao invés de quantidade na hora de explorar. As tecnologias que permitem cubos extras em planetas (Advanced economy, etc) ou as que fornecem discos adicionais são importantíssimas. Os mais ousados até pensam em torrar o dinheiro logo de cara para conseguir um couraçado com canhões de plasma e sair varrendo sistemas de anciões.
Expansão: Rise of the Ancients

Magellan: Coleciono discovery tiles e minhas naves de colonização viram recursos!
Facilidade de jogar: +++
Diversão: ++
Considero Magellan a minha raça preferida da primeira expansão, por ser sólida e fácil de jogar. Além de começar com uma tecnologia de fonte de energia - fusion source - que livra de uma preocupação futura (a menos que queira investir em canhões de antimatéria e afins), a raça ganha uma peça de descoberta (discovery tile) assim que chegar à quarta tecnologia de uma das linhas e a maioria dos discovery tiles concedem 1 VP a esta raça, mesmo após terem sido usado. Essa é uma civilização que raramente você ficará agoniado entre ganhar o benefício do tile ou ficar com 2 VP. O outro facilitador é a capacidade de gastar naves de colonização como recurso, podendo fazer a diferença na hora de pagar uma tecnologia ou não falir. No geral, esta raça te poupa de alguns problemas que costumam ocorrer na partida.
Exiles: Meus orbitais são starbases e eles dão VP também!
Facilidade de jogar: +
Diversão: +/++
Os exiles estão entre as raças mais fracas do Eclipse porque o principal benefício - a construção de orbitais - é custoso em minérios. Um jogador que começa investindo cedo na construção de orbitais pode ter sérios problemas depois para ter uma frota decente - os orbitais dos Exiles podem atacar como bases estelares, mas não são grande coisa. Apesar de eu gostar do desafio de jogar com os homens-peixe-do-espaço, jogar com Exile pode ser frustrante. Nota: a tecnologia rara que começam (cloaking device) pode ser bem efetiva se usada com bombas de neutrons e ao enviar naves para multiplos sistemas: as naves podem não ser grande coisa e serem fáceis de destruir, mas pode impedir o avanço de uma frota para seu império ao forçar o adversário a manter naves em cada sistema que controla.
Rho Indi: Arrr, nós, os piratas do espaço, ganhamos dinheiro fácil com naves pequenas e de grande deslocamento!
Facilidade de jogar: +
Diversão: +++
Eu tenho uma relação de amor e frustração com essa raça. Por um lado, é uma raça com mais ativações de nave por ação de movimento: pode mover até quatro naves ou uma nave quatro vezes ou qualquer combinação entre estes extremos. Em adição, os piratas ganham dinheiro toda vez que participam de combate e tem a melhor troca de recursos quando se gasta dinheiro (3 para 2). O design das naves piratas começam com um escudo, que também é ótimo. O problema principal é que esta raça foi feita para agredir cedo e muito, mas é complicado esse investimento bélico inicial se por acaso tiver azar. O outro grande problema é que Rho Indi NÃO tem couraçado, precisando aglomerar mais naves para batalhas importantes. Mas apesar disto, quem embarca no espírito belicoso pode ter muita diversão enquanto acumula butim pelo espaço. Finalmente: o sistema solar natal de Rho Indi vale zero VP.
Lyra: Construimos monumentos em trinca para ganhar benefícios e nossas naves colonizadoras re-rolam ataque!
Facilidade de jogar: +
Diversão: +
A idéia dos iluminados de Lyra é que a cada rodada você construa um monumento (não confundir com o monolito do jogo basico) em um sistema, sendo que há nove monumentos no total, sendo três de cada tipo de recurso (dinheiro/ciencia/minerio). O custo de cada monumento de uma dada trinca é de 3/6/9 daquele recurso. Quando o terceiro monumento da trinca for construído, você obtém um beneficio especial (VP, disco extra e um outro benefício que esqueci). Em adição, cada monumento confere 1 VP para a raça no fim de jogo. Qual o problema disso tudo? Primeiro, para mim dá a impressão que você tem uma taxa de recurso para pagar cada rodada se quiser explorar essa habilidade. Segundo, os monumentos mais caros causam um baque nos cofres da civilização. Um jogador que resolva investir pesado nos monumentos precisa ter cuidado com agressões vizinhas porque seus recursos estão sendo drenados para um fim não-bélico. A habilidade de re-rolar dados de ataque gastando naves de colonização é legal, mas não compensa essa deficiência.
Expansão: Shadow of the Rift
Shapers: Pegamos coisas do futuro ou enviamos para lá, tema nosso canhão de ondas!

Facilidade de jogar: ++
Diversão: +++
Se eu tive ressalvas com algumas raças da primeira expansão, o Shadow of the Rift não me deu motivos para queixar. No caso dos Shapers of Dorado, essa raça que veio do futuro possui uma mecânica brilhante: sorteando tiles especiais, o jogador tem a capacidade de fazer uma ação agora que só gerará benefícios daqui a X rodadas (obedecendo o limite de 9 rodadas) ou ganhar de graça um benefício agora, mas que daqui a X rodadas precisará ser feita uma ação para criar o benefício mas sem ganhar nada com isso (pois o benefício já foi usado, enviado para o passado). Exemplos de tiles:
- Você pode alocar de graça um upgrade de Gluon Computer em uma nave sua, mas daqui a 3 rodadas precisará gastar uma ação de upgrade sem colocar tile nenhum E precisará ter pesquisado a tecnologia gluon computer.
- Você pode tirar duas naves suas do tabuleiro, enviando para o futuro. Daqui a duas rodadas, as naves retornam para um local controlado por sua raça ou adjacente.
Cada um desses tiles de futuro que foi cumprido (seja ganhando o beneficio agora ou mandando para o futuro) concede 1 VP ao jogador no fim do jogo. Porém, caso tenha obtido o beneficio imediato mas NÃO quis/conseguiu fazer a ação respectiva em futura rodada, isto gerará um paradoxo e o tile especial penalizará em -1 a -3 Vp (de acordo com o verso do tile). O benefício imediato não é perdido!
Finalmente, os Shapers começam com a tecnologia rara Soliton Cannon, um canhão de ondas que inflige 3 de dano, sendo uma das melhores raças para agredir no início do jogo. Entretanto, suas naves tem um espaço a menos, sendo menos eficazes no fim do jogo (mas pelo menos elas tem mais energia, para suprir esses canhões poderosos).
Pyxis: Não existe dinheiro/minério/ciência, só transmatéria. Nossa frota se funde em uma deathmoon ou se divide em muitos interceptors.

Facilidade de jogar: +/++
Diversão: +++
Essa raça produz apenas um tipo de recurso: transmatéria. Toda vez que Pyxis colonizar planetas, não importa se ele produz dinheiro ou ciência ou minério, é transmatéria para a civilização. Se por um lado isto diminui a necessidade de obter planetas específicos e diminui o fator sorte na hora de abrir tiles de exploração, por outro o jogador tem que ter cuidado ao gastar o recurso. Vai pesquisar?Gasta transmatéria. Quer construir dois cruzadores? Pague transmatéria. Precisa custear a manutenção do império? Transmatéria de novo. O outro aspecto único desta civilização é a capacidade das naves se fundirem ou se dividirem em uma ação de construção. Isto torna a frota Pyxis muito fluida e difícil de ser travada (e cuidado se o jogador obter a tecnologia cloaking device!). A cada dois interceptors fundidos, obtém-se um cruzador, cada dois cruzadores obtém-se um couraçado e dois couraçados viram uma deathmoon (estrela da morte, exceto que tem um acelerador de antimatéria em vez de destruir planetas e vale 4 VP cada uma delas no fim de jogo). E o mesmo ocorre de forma inversa. Cuidado quem invade um sistema Pyxis guardado por uma deathmoon, pois esta pode se desfazer e virar 8 interceptors ou 4 cruzadores ou 2 couraçados.
Octantis: Nossa raça fica mais poderosa a cada evolução genética!

Facilidade de jogar: ++
Diversão: +++
Os Octantis começam relativamente fracos, mas produzem um recurso único (mutagen), que permite uma evolução permanente na raça pagando o custo de tiles especiais que são revelados após sorteio (o jogador escolhe qual evolução quer entre estes tiles). Dependendo destes tiles, os octantis podem vir a pesquisar mais como Hydran, fazer mais upgrades como Mechanema ou enviar mais naves como os Humanos ou ter um desconto permanente na construção de naves de um tipo. Isto sem falar em outras mutações que concedem pontos de vitória ou mais nave de colonização ou espaço extra para tiles de glória. Como isto depende do sorteio dos tiles especiais, isto torna Octantis uma raça muito diferente de uma partida para outra, embora o jogador possa gastar naves de colonia para trocar os tiles de evolução que foram sorteados, caso nenhum deles valha a pena gastar o escasso mutagen acumulado.
Fontes das ilustrações:
https://boardgamegeek.com/image/937115/eclipse?size=small
https://cf.geekdo-images.com/images/pic996397_t.jpg
https://boardgamegeek.com/image/1043087/eclipse?size=small
https://boardgamegeek.com/image/965630/eclipse?size=small
https://boardgamegeek.com/image/952894/eclipse?size=small
https://boardgamegeek.com/image/1018476/eclipse?size=small
https://boardgamegeek.com/image/980140/eclipse?size=small
https://boardgamegeek.com/image/1397750/eclipse-rise-ancients?size=medium
https://boardgamegeek.com/image/2553950/eclipse-shadow-rift?size=small
https://boardgamegeek.com/image/2848095/eclipse-shadow-rift?size=medium
https://boardgamegeek.com/image/2848096/eclipse-shadow-rift