Uma situação bastante comum de quem começa a criar um jogo é tentar criar o jogo do sonhos. Com um tema bem massa, com mecânicas sensacionais, com algo bem temático e grande. Muitas peças, muitas estratégias, muito tudo. Vamos com calma…
Se, perceba bem esse se, você for de fato engrenar nessa ideia de criar jogos, talvez não seja a melhor ideia do mundo você começar com a sua ideia mais adorada e mais complexa. Eu recomendo seguir um processo incremental, não precisa começar com um card game pequeno, mas não comece com um jogo grande. Eventualmente chegará o momento de criar seu jogo dos sonhos, mas eu recomendo que deixe esse momento chegar quando tiver mais experiência. Agora, se você estiver nessa para criar apenas um jogo… Faça seu jogo dos sonhos, afinal será sua primeira e última tentativa. Só fica o alerta: ele provavelmente não será tão bom quanto você quer que ele seja, pois será seu primeiro jogo.

Lista de componentes de C3X. Não é um jogo gigante, mas grande o suficiente.
Partindo do pressuposto que você de fato vai criar vários jogos, vou tentar lhe convencer a deixar seu grande projeto guardado por enquanto:
- Você provavelmente não tem a experiência necessária. Por mais jogos que você tenha jogado, por mais jogos similares ao seu jogo você tenha jogado, falta um detalhe importante: você nunca criou um jogo. Quando se cria jogos, você começa a ter uma visão diferente do processo de criação. Não é simplesmente jogar mecânicas ali ou deixar o mais temático possível. Não existe uma fórmula, mas existe um processo diferente para cada individuo. Esse processo, só se descobre criando repetidas vezes e falhando em algumas delas.
- Criar um jogo grande é naturalmente difícil. Várias mecânicas se conectam umas com as outras e o balanceamento é muito mais complexo. É bem comum terminar com um jogo que funcione, mas que não é balanceado. Ou pior ainda, o jogo tenha problemas não detectados nos testes e quebre quando for ao público.
- Vai ser mais difícil dizer “terminei”. Como é seu primeiro jogo, provavelmente seja seu único jogo por enquanto. Você sempre vai ter uma ideia melhor para colocar nele. Ele nunca estará perfeito, nada está, mas você pode querer insistir em tentar. O nível de investimento pode se tornar muito grande, tão grande que não vai saber o momento certo de parar.
- É difícil produzir um jogo grande. Produção é sempre um processo complicado, se você for fazer por conta própria terá um árduo caminho à frente. Além disso, a probabilidade de ocorrerem falhas aumentam a cada componente inserido.
- As empresas não vão abraçar sua ideia. O risco de colocar um jogo grande no mercado é muito maior do que um jogo pequeno. Se você não for produzir por conta própria, terá que abordar alguma editora. As editoras sempre darão preferência a um jogo grande conhecido. É difícil um designer novato publicar seus jogos, exceto, obviamente se o dono da empresa for o designer do jogo. Mais difícil ainda se o jogo for grande.
- Por fim, é mais difícil vender um jogo grande. Por qual motivo alguém pagaria 300 reais no seu jogo se com 300 reais dá para comprar quase qualquer jogo premiado, conhecido, com boas resenhas e adorado ao redor do mundo?
Não estou querendo fazer ninguém desistir de seu grande projeto, apenas deixá-lo para depois. Se mesmo depois de todos esses pontos eu não convenci, talvez eu esteja errado e você esteja no caminho certo. Cada caso é um caso. Em todo caso, boa sorte.