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Dúvidas primeiras partidas

Zombicide
  • avatar
    Dr. Estranho18/02/15 17:32
    avatar
    Dr. Estranho
    18/02/15 17:32
    120 mensagens MD

    Oi pessoal, 

    Quero conversar e tirar umas dúvidas que surgiram com as primeiras partidas que aconteceram agora nesse feriado. 
    Nós jogamos a primeira temporada sem nenhuma expansão ou season adicionais. 

    Antes de mais nada os mais "experientes" eram eu e minha esposa que já tínhamos lido o manual e passamos as regras para o pessoal, mas só tínhamos jogado o tutorial até então.

    Bom jogamos o tutorial com o grupo e foi tranquilo. Bem fácil, a partida foi rápida mas o grupo entendeu bem a mecânica. 
    Passamos para a primeira missão do livro de regras (Cidade Bloqueada).
    Foi tenso, demorou horas, mas vencemos com apenas o meu personagem vivo e com todos os mantimentos.

    Então jogamos a segunda missão (Zona Y). Achamos extremamente fácil. Terminamos a fase com nível azul, jogamos 3 vezes seguidas, na quarta vez fizemos o sorteio dos zumbis nas entradas antes de começar e só ai deu uma emoção, mas mesmo assim foi fácil.

    Depois jogamos a a terceira missão ( 24h de Terror em Zombicity ) e estávamos indo bem até um "pequeno vacilo" e as peças acabaram e começou a enxurrada de ações duplicadas e todos morreram.

    Bom.. dessa sessões, ficaram algumas dúvidas.

    Primeiro, quando jogamos eu não reparei no "detalhe" do nível da fase e da duração do tempo da partida. Achamos que seria uma sequência lógica de fácil para difícil e estranhamos muito isso..  Agora descobri porque a missão 01 foi bem difícil.
    Mesmo assim fica a dúvida sobre a Zona-Y. Se fizemos algo de errado. O jogo basta você sair correndo, pois não tem objetivos secundários que você chega no "Exit" e acaba o jogo. Não precisa ficar abrindo portas e gerando zumbis desnecessariamente. 

    - Quer dizer a missão é muito sem graça. Estou correto ou tem algo na missão que não percebemos? (no manual diz médio, mas foi tão bobo, que considero até mais fácil que o tutorial).

    - O sorteio de entrada de zumbis (tiles vermelhos) acontecem de início ou só depois da primeira rodada dos jogadores? Ou isso é opcional? O tabuleiro sempre começa vazio? Pelo que vi o tutorial é o único que indica zumbi nas ruas.

    - Na terceira missão tem os carros. Nossa dúvida é, carro não faz barulho? O personagem anda com ele, atropela e não gera barulho?

    Bom, existem até outras questões, mas acho que o post já ficou grande. Vou acrescentando conforme o papo! 

    Valeu, abraços.



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  • Derson
    240 mensagens MD
    avatar
    Derson18/02/15 19:41
    Derson » 18/02/15 19:41

    olha Haddad, nunca joguei a missão "Zona-Y", nem a "24H de Terror em Zombicity", por isso não posso te dar mais detalhes... embora a "Zona-Y" pareça ser bem fácil...

    mas então, eu desde início não segui as missões do manual por causa da dificuldade, eu procuro  ver a que eu acho mais legal e jogo ela...
    e quando tem muitos jogadores novos na mesa eu costumo jogar a missão "Cine Privê", que já começa com alguns zumbis no mapa, mas o que eu aconselho você a fazer pro S1 é procurar mais missões na internet, porque o pessoal costuma fazer coisinhas diferentes nessa missões que saem do padrão "pegue o X e vá para a saída", o que aumenta bastante a diversão :)

    sobre os as Zonas de Entrada de zumbis elas só ocorrem após o turno dos jogadores, você pode até verificar na capa de trás do manual (usei muito isso)

    E carros não fazem barulho... devem ser elétricos (té parece)
    mas deve ser porque não fazem barulho suficiente pra atrair a atenção de zumbis em meio ao possível tiroteio

    1
  • Zumbisul
    213 mensagens MD
    avatar
    Zumbisul18/02/15 23:40
    Zumbisul » 18/02/15 23:40

    Zona Y é moleza mesmo e carros não fazem barulho. Não estranhe, as regras do jogo não tentam ser realistas. Os criadores usam esses elementos como alegorias para as mecânicas.

    Eu sugiro você deixar as missões do manual de lado e passar a jogas as missões disponíveis no site do jogo. Essas são bem mais bacanas e tem para todos os gostos (fáceis, difíceis e quase impossíveis).

    Do manual a missão que eu mais gostei foi a 4º, movido por tiros. 

    1
  • Dr. Estranho
    120 mensagens MD
    avatar
    Dr. Estranho19/02/15 16:16
    Dr. Estranho » 19/02/15 16:16

    Legal!! Valeu pessoal.

    Ontem eu vi o pessoal jogando a terceira temporada (Jogando Offline) e lá o helicóptero faz barulho. E é um recurso legal para chamar os zumbis. Talvez pudesse ter uma regra para o carro para ajudar a atrair os zumbis e quem sabe salvar o grupo de alguma enrascada. Poderia ser buzinadas, disparando o alarme do carro, etc. Daria para explorar bastante isso. 
    Bom, enfim, quem sabe não podemos criar uma regra da cada para isso? hehehe

    Eu baixei algumas já aqui. Mas vou ficar de olho nessas missões da internet então. Eu achei que pelo menos o manual iria dar uma conduzida melhor, ou até ter uma história linear. Mas percebi que não tem. Então não faz tanta diferença mesmo. :D

    Grande abraço! 

    1
  • Derson
    240 mensagens MD
    avatar
    Derson19/02/15 17:53
    Derson » 19/02/15 17:53

    então Haddad, você mesmo pode fazer uma missão onde o carro possa ter alarme e tals :)
    mas eu me lembro de já ter visto missões onde a sirene do carro de polícia começa ligada, ativando assim uma entrada de zumbis azul, e o jogador poderia usar uma ação para ligá-la ou desligá-la, e se ela estivesse ligada, não importa a quantidade de fichas de barulho no tabuleiro, a sirene sempre era o barulho mais alto
    (só não me lembro do nome da missão...)

    1
  • Dr. Estranho
    120 mensagens MD
    avatar
    Dr. Estranho19/02/15 18:14
    Dr. Estranho » 19/02/15 18:14

    Derson::então Haddad, você mesmo pode fazer uma missão onde o carro possa ter alarme e tals :)
    mas eu me lembro de já ter visto missões onde a sirene do carro de polícia começa ligada, ativando assim uma entrada de zumbis azul, e o jogador poderia usar uma ação para ligá-la ou desligá-la, e se ela estivesse ligada, não importa a quantidade de fichas de barulho no tabuleiro, a sirene sempre era o barulho mais alto
    (só não me lembro do nome da missão...)

    Pô é isso ai! Bem interessante! No fim é legal porque não foge a regra, dá para usar a criatividade e acrescentar elementos sem muita complicação. E com certeza para a missão fica interessante.
    Vou procurar.
    Na verdade estamos começando. E sei pouco sobre as expansões. Eu ouvi dizer que pode criar barricadas e coisas do gênero. Parece inclusive na 3a temporada tem até especialidades como médico,etc. O que é sensacional. Além de poder combinar novos itens né? Acho que já na segunda, dá para combinar, bastão com prego, etc. Estou errado?
    Uma coisa que gostaria de saber de vocês é o seguinte... vocês fazem seleção de cartas para missões? Eu tinha pensado sobre isso e li um artigo lá na Galápagos que justamente fala quais cartas selecionar para deixar mais fácil ou mais difícil.
    Outras duas coisas que já pensei... o molotov é muito bom, não é fácil, pois é necessário achar 2 componentes para criá-lo. Mas também seria legal se ao explodir ele permanecesse mais um turno inteiro pegando fogo naquele quadrante. Assim qualquer agente que passar ali antes de cessar leva um dano. Acho que continua equilibrado, pois pode até prejudicar o caminho dos sobreviventes, porém pode ajudar a matar mais algum runner ou mesmo lerdos que estejam perto e potencialmente possam passar por ali. :D
    Acho que o jogo é tão bacana, que dá vontade de criar essas coisas! hahaha
    Eu acho que o Abominação é mega forte... já é super difícil, mas daria sentido se ele tivesse alguma chance de arrebentar as portas... seja jogando um dado ou cartas... Parece que na próxima temporada ele arrebenta arames né? Tem que ser! hehehe O bicho é gigante!
    Mesmo horda... acho que acima de 7 criaturas acumuladas na mesma porta, deveria ter uma chance, mesmo que remota de destruir a porta com o peso, sei lá! hahahah
    Enfim, esse jogo é bem divertido com o grupo certo. Sem muito jogador alpha, etc. Realmente a única coisa chata é a eliminação precoce. Se alguém sai no começo da partida por algum motivo, é ruim, pois o jogo é longo, demora para fazer o setup, etc...
    Obrigado pelas dicas e vamos continuar essa conversa que está boa demais.

    0
  • FColanta
    50 mensagens MD
    avatar
    FColanta19/02/15 18:19
    FColanta » 19/02/15 18:19

    Derson::mas eu me lembro de já ter visto missões onde a sirene do carro de polícia começa ligada, ativando assim uma entrada de zumbis azul, e o jogador poderia usar uma ação para ligá-la ou desligá-la, e se ela estivesse ligada, não importa a quantidade de fichas de barulho no tabuleiro, a sirene sempre era o barulho mais alto
    (só não me lembro do nome da missão...)


    Missão "A7: Fazendo a Faxina", disponível no site ;)

    1
  • Derson
    240 mensagens MD
    avatar
    Derson19/02/15 21:29
    Derson » 19/02/15 21:29

    Haddad::
    Pô é isso ai! Bem interessante! No fim é legal porque não foge a regra, dá para usar a criatividade e acrescentar elementos sem muita complicação. E com certeza para a missão fica interessante.
    Vou procurar.
    Na verdade estamos começando. E sei pouco sobre as expansões. Eu ouvi dizer que pode criar barricadas e coisas do gênero. Parece inclusive na 3a temporada tem até especialidades como médico,etc. O que é sensacional. Além de poder combinar novos itens né? Acho que já na segunda, dá para combinar, bastão com prego, etc. Estou errado?
    Uma coisa que gostaria de saber de vocês é o seguinte... vocês fazem seleção de cartas para missões? Eu tinha pensado sobre isso e li um artigo lá na Galápagos que justamente fala quais cartas selecionar para deixar mais fácil ou mais difícil.
    Outras duas coisas que já pensei... o molotov é muito bom, não é fácil, pois é necessário achar 2 componentes para criá-lo. Mas também seria legal se ao explodir ele permanecesse mais um turno inteiro pegando fogo naquele quadrante. Assim qualquer agente que passar ali antes de cessar leva um dano. Acho que continua equilibrado, pois pode até prejudicar o caminho dos sobreviventes, porém pode ajudar a matar mais algum runner ou mesmo lerdos que estejam perto e potencialmente possam passar por ali. :D
    Acho que o jogo é tão bacana, que dá vontade de criar essas coisas! hahaha
    Eu acho que o Abominação é mega forte... já é super difícil, mas daria sentido se ele tivesse alguma chance de arrebentar as portas... seja jogando um dado ou cartas... Parece que na próxima temporada ele arrebenta arames né? Tem que ser! hehehe O bicho é gigante!
    Mesmo horda... acho que acima de 7 criaturas acumuladas na mesma porta, deveria ter uma chance, mesmo que remota de destruir a porta com o peso, sei lá! hahahah
    Enfim, esse jogo é bem divertido com o grupo certo. Sem muito jogador alpha, etc. Realmente a única coisa chata é a eliminação precoce. Se alguém sai no começo da partida por algum motivo, é ruim, pois o jogo é longo, demora para fazer o setup, etc...
    Obrigado pelas dicas e vamos continuar essa conversa que está boa demais.


    haha
    são boas idéias man, você pode testá-las, fazer uma house rule, o importante do jogo é ter diversão :)
    eu também só tenho a primeira temporada... acabei adiando a compra da expansão e da S2 pra poder comprar outros jogos antes, mas aí elas esgotaram :(
    mas assim que elas lançarem, certamente vou comprá-las!
    eu gosto muito de Zombicide, talvez eu acabe alterando minha nota dele logo mais... mas as expansões adicionam muito ao jogo... pelo menos é o que me parece :happy:

    1
  • Dr. Estranho
    120 mensagens MD
    avatar
    Dr. Estranho21/02/15 17:37
    Dr. Estranho » 21/02/15 17:37

    Lembrei de outra dúvida que eu tive nessas primeiras partidas.
    Existem missões que não tem utilidade na pilha de compra existir arroz, comida em latada, água. Na verdade eles ocupam espaço no inventário e "atrasam o andamento do jogo" já que não conseguimos fazer absolutamente nada com eles.
    Queria saber de vocês a opinião sobre eles... vocês deixam porque faz parte do jogo, vocês retiram e só colocam em missões que pedem, inventaram alguma combinação entre eles para dar algum tipo de bônus? 

    Outra coisa existe descarte espontâneo? Quero dizer, posso pegar uma arma ou suprimento que não quero... posso simplesmente descartar? Não vi nada que diga que sim ou não no manual.

    Quero agradecer os posts. Eu vi na internet e tem muitas aventuras legais por lá. 

    Abraços

    0
  • Derson
    240 mensagens MD
    avatar
    Derson21/02/15 19:24
    Derson » 21/02/15 19:24

    Haddad::Lembrei de outra dúvida que eu tive nessas primeiras partidas.
    Existem missões que não tem utilidade na pilha de compra existir arroz, comida em latada, água. Na verdade eles ocupam espaço no inventário e "atrasam o andamento do jogo" já que não conseguimos fazer absolutamente nada com eles.
    Queria saber de vocês a opinião sobre eles... vocês deixam porque faz parte do jogo, vocês retiram e só colocam em missões que pedem, inventaram alguma combinação entre eles para dar algum tipo de bônus? 

    Outra coisa existe descarte espontâneo? Quero dizer, posso pegar uma arma ou suprimento que não quero... posso simplesmente descartar? Não vi nada que diga que sim ou não no manual.

    Quero agradecer os posts. Eu vi na internet e tem muitas aventuras legais por lá. 

    Abraços


    então, comidas enlatadas, arroz, água, etc. sempre estão no jogo, a não ser que a missão peça pra tirar... mas na minha opinião é bom mantê-los em seu inventário, porque caso você sofra uma feria, você descarta o arroz em vez de uma arma :)

    ah, e sim, caso você use a ação de procurar e encontre algo que você não queira, você pode descartá-lo para não ocupar espaço, ou não ter que descartar algo que você queira... mas depois do descarte você não poderá recuperá-lo até que o baralho de itens zere e você tenha que reembaralha-lo!(ou achar um igual, se tiver) isso só não é atribuído à carta em que você acha um zumbi... infelizmente... :unsure:

    enfim mano, disponha, estamos aqui pra isso :D

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