Laboratório do Mestre #20: Cyclades: Hades
Olá galera, voltando com mais um material do Laboratório do Mestre, post dedicado às expansões de jogos, onde eu falo um pouco mais sobre cada um dos componentes e o que muda no jogo com a adição da expansão. Hoje vamos falar sobre a primeira expansão lançada para o ótimo jogo Cyclades, a expansão Hades.
Um novo Deus, Hades
O jogo adiciona um novo deus que dá o nome à expansão, Hades é um deus que vai poder ser escolhido pelos jogadores ao longo da partida. Hades não é um deus que vai está disponível em todas as rodadas como os outros deuses, ele possui uma trilha de poder ou pontos (não lembro agora como chama), que deve ser completada antes dele poder entrar em jogo. Basicamente no início da fase 2 (fase dos deuses), em cada turno, um jogador lança dois dados, a soma dos dois dados aumenta a trilha do deus, quando essa chegar em 9 pontos, Hades toma o lugar do deus que iria ficar logo acima de Apolo, o deus removido só vai voltar ao jogo na próxima rodada.
Hades é um dos deuses mais fortes do jogo, tendo como poder uma combinação dos poderes de Poseidon e Ares, só que um pouco diferente, basicamente Hades vai poder recrutar tropas ou navios dos reinos de mortos, essas tropas funcionam da mesma maneira que as outras tropas e navios, só que ficam em jogo apenas na rodada em que Hades estiver em jogo.
Basicamente você vai poder recrutar e mover as tropas dos mortos sozinhas ou com as suas tropas normais, tudo com a habilidade de um só deus, aumentando o seu poder de ataque por uma rodada, é uma habilidade muito forte, e aqui no grupo sempre que Hades está em jogo é uma disputa muito grande na fase de escolha dos deuses para pegá-lo.
Como se não fosse pouco ter a habilidade de dois deuses juntos, ele ainda pode construir uma Necrópole, que vai lhe fornecer ouro, a necrópole ganha 1 moeda de ouro sempre que uma tropa morre em jogo, de qualquer forma (não contando as tropas de mortos-vivos). O dono da necrópole pega todo o ouro acumulado durante a sua fase de rendimento, meu amigo, isso é muito forte, muito forte mesmo, em determinados momentos da partida dá para os jogadores acumularem muitas moedas de ouro em uma rodada, a vantagem é que quando Hades entra em jogo novamente a Necrópole pode ser construída em outro canto, fazendo assim com que haja um rodízio com ela (ou não).
Novos Heróis
Nessa expansão foi adicionado um novo modo de “criaturas” chamado de heróis, os heróis mitológicos são personalidades da história antiga grega e podem ser adquiridos da mesma maneira que as criaturas, só que os heróis possuem algo diferente, os heróis que entram em jogo não saem de jogo no final do próximo turno como as criaturas, eles podem permanecer em jogo liderando os seus exércitos por um longo tempo.
Heróis têm duas habilidades, uma que fica ativa enquanto ele está em jogo e outra que é ativada quando ele deixa o jogo. Heróis vão lutar por você até serem sacrificados, porém heróis não lutam de graça, a cada início de rodada você deve pagar um “salário” de duas moedas para ele permanecer sob seu controle ou ele abandona o seu exército.
Os heróis possuem suas próprias miniaturas, que ficam em jogo por quanto tempo for pago o seu “salário”, e entre os heróis que vêm nessa expansão estão Achilles, Ulysses, Hector, Perseu, Midas e Penthesilea, não vou falar sobre o que cada um faz, mas vou citar os dois que são mais disputados aqui no grupo.
Achiles
A habilidade passiva de Achilles é contar como duas tropas em combate, e sua habilidade ativa lhe permite construir automaticamente uma metrópole se você estiver no controle de 4 ilhas. Ele é um herói bem forte, principalmente se a sua estratégia for bem mais voltada para o combate (que geralmente é o que acontece aqui no grupo), logo, com ele no seu exército você vai poder ter mais força de ataque que seus inimigos.
Hector
A habilidade passiva de Hector faz com que as tropas inimigas que ataquem onde ele está perca automaticamente uma tropa antes do combate, habilidade muito boa, pois já garante que o inimigo vai perder tropas combatendo contra você. Já a sua habilidade ativa faz com que quando ele saia de jogo, possibilite a você comprar filósofos descartando sacerdotes, é boa também, e pode adiantar o seu lado caso você esteja usando a estratégia de filósofos.
Criaturas Mitológicas
A expansão traz 5 novas criaturas mitológicas que podem ser adicionada às criaturas do jogo base para serem adquiridas durante as partidas. Quatro dessas criaturas, a Erinyes, Empusa, Charon e o Cerberus são novas, a outra é o Chiron, que é uma carta para ser substituída pela carta da versão base do jogo. De todas as 4 novas criaturas, apenas o Cerberus tem uma miniatura que vai ter seu efeito de entrada no jogo igual ao das criaturas com miniaturas da caixa base. Abaixo vou falar como o Cerberus funciona.
Cerberus
Você pode colocar a miniatura de Cerberus em qualquer ilha a sua escolha, eu disse qualquer uma, durante a fase de rendimento você vai ganhar o ouro daquela ilha ao invés de seu dono, a meu ver é uma carta de criatura bem forte, foi usada poucas vezes aqui (porque apareceu poucas vezes para ser comprada), mas nas vezes que entrou em jogo fez uma diferença grande na partida.
Favores Divinos
Os favores divinos são como divindades menores do panteão grego, eles vão sempre estar ligados ao deus logo acima de Apolo. Logo, quando você deixa para ser o ultimo jogador a agir, você vai receber os benefícios do seu deus normalmente e ainda vai ganhar os favores de um deus menor.
Ao todo são 8 divindades menores que vão estar disponíveis na expansão, a cada rodada uma nova é sempre colocada ao lado do último deus na trilha de oferendas, entre as divindades menores estão Artemis, Aphrodite, Dionysus, Demeter, Hestia, Hera, Herphaestus e Hermes.
Os deuses menores têm duas habilidades em sua ficha, uma que vai lhe fornecer uma carta de item magico ou sacerdotisa, e outra que vai poder ser ativada uma vez naquele turno. Abaixo vou falar de algumas divindades menores mais disputadas aqui no grupo.
Aphrodite
A habilidade de bônus dela lhe dá uma carta de Sacerdotisa, e a sua habilidade ativa lhe permite dobrar a quantidade de tropas em um local a sua escolha por 2 ouros, efeito bem justo para a chamada “deusa da Putaria” aqui pelo grupo. Essa habilidade é muito visada por jogadores com estratégia em combate, pois a sua habilidade ativa é bem em conta e pode lhe fornecer muitas tropas a um baixo custo.
Demeter
Demeter fornece de graça uma carta de sacerdotisa, e a sua habilidade ativa lhe permite ganhar uma peça de ouro para cada ilha que você controla, essa habilidade dela é bem situacional, mas quando ela vem no momento em que o jogo está mais adiantado, pode dá a vitória ao jogador, seu efeito pode ser menor no mapa da caixa base, mas no mapa da expansão Titans é muito forte (se quiserem eu posso fazer um laboratório da expansão titans depois).
Hephaestus
Hephaestus lhe dá de graça uma carta de artefato, e por mais 2 ouros você pode comprar mais duas cartas de artefato, escolher uma e devolver a outra pro baralho, simples, porém muito forte, as cartas de artefatos podem ajudar muito os jogadores durante a partida, e adquirir duas dessas cartas de uma vez é muito vantajoso.
Cartas de Artefatos
As cartas de artefatos são conseguidas através dos deuses menores, elas são de utilização única e podem ser usadas na hora que o jogador compra a carta ou no turno seguinte. Na expansão há ao todo 10 cartas de artefatos, entre eles estão a Flecha de Artemis, Caixa de Pandora, A Carruagem do Sol, O Colar da Harmonia, O Tridente de Poseidon, Flechas de Apollo, O Cinto de Aphrodite, Égide de Zeus, O Palácio no Monte Olypus e Cetro de Pelops, de todos esses artefatos citados vou destacar uns abaixo de que o pessoal gosta mais aqui.
A Carruagem do Sol
Esse artefato lhe permite reorganizar todas as suas tropas terrestres que estão em jogo, essa carta é simplesmente forte, um absurdo de forte, sempre que é utilizada faz uma diferença enorme no jogo, muitas vezes dando até a vitória ao jogador.
O Tridente de Poseidon e as Flechas de Apollo
Basicamente ambos tem o mesmo efeito, só que um é utilizado em confrontos no mar e o outro em confrontos em terra, lhe permitem lançar um dado de combate a mais e somar esse valor ao seu resultado final de combate, são artefatos muito bons para ganhar combates e conquistar territórios.
O Cinto de Aphrodite
Outro artefato que é um absurdo de forte, quando um jogador o utiliza, ele bloqueia outro jogador de fazer oferendas a um deus a sua escolha. Bem, eu não sei nos grupos de vocês, mas aqui o jogo é ganho durante as oferendas, saber escolher e oferecer uma quantia certa pelos deuses a cada rodada é o que dá a vitória nesse jogo, então, você ter o poder de bloquear a escolha de um jogador em um determinado momento pode ser de uma vantagem enorme pra você.
Carta de Sacerdotisa
As cartas de sacerdotisa são conquistadas a partir dos favores dos deuses menores, essas cartas servem para duas coisas, descartar uma para fazer com que uma criatura mitológica fique em jogo por mais uma rodada, ou para pagar pelo “salário” de um herói seu em jogo (é aquela coisa, se não vai pagar o salario do seu herói, dê pelo menos algum tipo de prazer na vida dele).
Considerações Sobre a Expansão
Cyclades: Hades é uma expansão com uma caixa mediana, mas que agrega uma boa quantidade de novos conteúdos à caixa base, são coisas bem sutis, com regras simples e de fácil entendimento, mas que no final dá uma grande modificada nas estratégias e formas de jogar. Esse é o tipo de expansão que dá uma nova cara ao jogo, deixando ele com mais opções e muitas estratégias novas a serem usadas, é uma ótima expansão, que tem um custo até razoável para o que ela oferece em jogo.
Para mim, o principal conteúdo nessa expansão foi a adição dos heróis, você ter um dos grandes nomes gregos lutando ao lado das suas tropas foi uma adição muito legal, todo mundo aqui gostou muito disso e eu achei a melhor coisa dessa expansão.
Mas Cyclades: Hades, por mais que seja uma expansão que agregue muita coisa ao jogo base, tem algumas coisas um pouco desequilibradas. Acho a entrada de Hades em jogo algo muito forte e tem certas coisinhas na expansão que podem favorecer muito uma jogada, tirando um jogo de equilibrado para quase ganho para um jogador, a vantagem é que essas coisas que desequilibram o jogo só podem ser usadas em certos momentos do jogo, deixar passar uma oportunidade dessas pode também ser fatal para o jogador, é aquela coisa, se eu fizer a jogada certa eu ganho, mas se eu errar já era, isso é o que ainda dá um pouco de equilíbrio a essas coisas mais fortes da expansão, mas mesmo assim se esse jogo estiver sendo jogado por jogadores mais experientes eles nunca vão deixar passar essa oportunidade e vão sempre se beneficiar delas quando possivel.
Siga a Pagina do Canal no Facebook:
Mais Material do Laboratório do Mestre no link abaixo: