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  4. 1846 - um 18XX para novatos e veteranos

1846 - um 18XX para novatos e veteranos

1846: The Race for the Midwest
  • cesaralves83
    104 mensagens MD
    avatar
    cesaralves8309/10/17 10:58
    cesaralves83 » 09/10/17 10:58

    O melhor lugar para comprar é no GMT?

    0
  • lbleicher
    225 mensagens MD
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    lbleicher09/10/17 12:10
    lbleicher » 09/10/17 12:10

    cesaralves83::O melhor lugar para comprar é no GMT?

    Hoje em dia imagino que na cool stuff Inc esteja mais barato

    0
  • ricardo4656
    60 mensagens MD
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    ricardo465617/10/17 14:02
    ricardo4656 » 17/10/17 14:02

    lbleicher::
    ricardo4656::

    Boa noite....
    lbleicher oq vc acho do 1830: Railways & Robber Barons??? O 1830 sería mais hard comparado 1846.
    Flw.

    Sim, ele é mais hard, não tanto no sentido das regras (que talvez sejam até um pouco mais simples), mas porque dá muito mais treta. A ideia original do jogo (e num é a toa que ele ganhou o subtítulo "railways and robber barons) era emular o que faziam os grandes magnatas ferroviários do século 19 que muitas vezes eram extremamente FDP mesmo :D
    Então o 1830 tem muito mais formas de "sacanear o amiguinho" que o 1846. Uma coisa que parece um detalhe bobo mas faz bastante diferença na hora de "jogar a desgraça no colo dos outros" é que enquanto no 1846 quando você vende ações da sua própria empresa ela cai de valor apenas uma posição naquele track do valor de ações independente de quantas você venda, no 1830 ela cai uma por ação vendida. Aí imagina que você tenha 6 ações de uma empresa sem muito dinheiro no cofre, o coleguinha tenha 4 e os trens dela estão prestes a enferrujar. Numa jogada você pode vender todas as ações, o valor da companhia vai desabar, o coleguinha não vai poder fazer nada porque virou o único acionista da empresa, e aí a presidência cai no colo dele sendo que ele vai ter que arranjar dinheiro pra comprar o trem novo, já que a empresa tá sem dinheiro. E nem adiantaria ele vender duas ações da empresa (não se pode ficar com menos de 2 se não tem mais ninguém pra "herdar" a presidência), porque depois que você vendeu seis de uma vez o valor dela provavelmente vai estar bem fraco.
    Enfim, o 1830 é um jogo que incentiva os jogadores a serem FDPs uns com os outros :) Nunca joguei ele pessoalmente, só via web (dá pra jogar gratuitamente no site rr18xx, o cara só pede de vez em quando alguma colaboração via paypal pra ajudar a manter o site, mas não é obrigatório), o que talvez seja até melhor pra evitar perder amizades, hahaha :D
    Pra você ter uma ideia, entrei nesse fim de semana num jogo de 1830 lá, que mal começou e já tomei um golpe desse - eu estava comprando as ações de uma das empresas junto com outro cara mas não consegui ter a maioria. Aí o sujeito torrou todo o cofre da empresa em trens do tipo 2 e mais um do tipo 3, e aí vendeu todas as ações que tinha. Fiquei com cinco ações de uma empresa sem dinheiro no caixa com um monte de trens que não vão fazer muito dinheiro agora porque nem deu tempo de construir rotas suficientes pra isso... :)
    Não que não dê pra sacanear o amiguinho no 1846 também, mas em geral isso fica mais focado nas rotas (um tile ou estação bem colocada pode ferrar completamente o plano dos outros), enquanto a parte do mercado de ações é menos "selvagem" :)

    Obrigado pela explicação, bem detalhada.
    Dei uma olhada no rr18xx, mas estou tentando jogar, vc tem alguma dica ou gostaria de fazer um tutorial kkk
    estava olhando os 18xx e achei este 18oe On the rails of the Orient Express, meu a caixa é muito monstro kkk vc conhece este?? se sim teria como vc falar algo dele.
    flw e obrigado pela atenção.  

    0
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher17/10/17 14:26
    lbleicher » 17/10/17 14:26

    O 18OE em si eu nunca joguei, só o "irmão" dele, o 18C2C :D Tratam-se de dois "18XX monstro" em que a quantidade de ferrovias, tamanho do mapa, número de peças, etc. é absurdamente grande. Já ouvi falar de partidas que duraram um fim de semana :D
    Curiosamente ele é um jogo mais "tranquilo", no sentido que é raro acontecer falências. Não sei se é assim também no 18OE, mas no caso do 18C2C o jogo foca muito nas "fusões". Os jogadores podem controlar uma quantidade enorme de companhias, mas quando elas são unidas pelo mesmo trilho você pode propor uma fusão entre as duas, aí elas passam a ter os mesmos trens, juntam o dinheiro das duas, etc. Joguei duas partidas dele, mas justamente no rr18xx (o original provavelmente nem cabe na minha mesa, hahaha). Acho que elas duraram uns dois meses, por aí :D
    Eu nunca abri jogos no rr18xx, mas se a gente juntar uns interessados de repente rola fazer isso. Quem manja muito dessas coisas é o Luiz Cláudio, foi com ele que comecei a jogar esses online (1856 via rails e 18C2C pelo rr18xx).
    Esse 1856 é interessante também porque ele tem uma mecânica de empréstimos: as empresas podem pegar empréstimo mas aí vão pagando juro toda rodada a partir daquela, e aí em uma determinada fase do jogo todas as empresas que não pagarem suas dívidas são unidas numa empresa só (quem passa a mandar na empresona é quem tinha mais ações das fundidas). Foi o primeiro 18XX "de verdade" que joguei (considerando que o Poseidon é muito simplificado), e achei mais interessante que o 1830, mas ainda gosto mais do 1846.

    1
  • toledoesilva
    504 mensagens MD
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    toledoesilva17/10/17 22:03
    toledoesilva » 17/10/17 22:03

    Jogamos a primeira partida de 1846 por aqui, 3p, infelizmente incompleta (faltou ~$600 no banco).

    Apesar da gente jogar frequentemente jogos que pendem pro lado pesado, esse tal de 1846 deu um nó inicial em alguns jogadores. A experiência com Imperial 2030 ajudou bastante a entender a dinâmica dos Operational Rounds, mas o sistema como um todo demorou a fluir.

    Mas uma vez que começou a andar, depois de 3 ou 4 rodadas completas... que jogo! Todos gostaram muito e ficou decidido de ser o jogo a ser jogado no próximo encontro. Não conheço outros jogos com uma pegada econômica assim, certamente era algo que eu e meu grupo buscávamos. Além disso o tile laying para construir as rotas é muito interessante, da pra realmente trancar o colega e ferrar umas boas rodadas até ele achar uma solução. Da pra ver que o jogo tem uma rejogabilidade tremenda, pois todos viram muitos caminhos alternativos e estrategias de longo prazo depois de entender os mecanismos.

    Fichas de poker são mesmo necessárias. Jogamos com o magnacash da Pensamento Coletivo em conjunto com o dinheiro que vem no jogo, mas não é nada pratico. São muitas transações, payouts, precisa ser dinâmico o manuseio de $$. Acho que isso vai ajudar a diminuir o tempo de partida.

    Utilizamos uma pagina para calcular os dividendos (https://oniony.com/boardgames/1846/calc/), mas ainda sim foi necessário uma calculadora de celular pra agilizar os ganhos das rotas de cada corporação (não sei se é comum ou se somos burros).

    Outra coisa que fez falta foi um bom player aid com a ordem do Stock Round e Operational Round. Eu precisava ficar lembrando a todo momento da ordem das coisas para não ter erro. Não encontrei nenhum muito bom no BGG, se alguém souber de algo agradeço.

    O texto do lbleicher diz muito sobre a experiência do jogo, fica aqui um pequeno relato. Vale a pena o esforço para aprender este sistema, ainda mais sabendo que isso abre as portas para os outros títulos da série. Certamente será um dos meus favoritos, apenas esperando jogar mais algumas partidas.

    Abraços a todos.

    Guilherme Toledo

    3
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher18/10/17 09:03
    lbleicher » 18/10/17 09:03

    toledoesilva::Jogamos a primeira partida de 1846 por aqui, 3p, infelizmente incompleta (faltou ~$600 no banco).

    Apesar da gente jogar frequentemente jogos que pendem pro lado pesado, esse tal de 1846 deu um nó inicial em alguns jogadores. A experiência com Imperial 2030 ajudou bastante a entender a dinâmica dos Operational Rounds, mas o sistema como um todo demorou a fluir.

    Mas uma vez que começou a andar, depois de 3 ou 4 rodadas completas... que jogo! Todos gostaram muito e ficou decidido de ser o jogo a ser jogado no próximo encontro. Não conheço outros jogos com uma pegada econômica assim, certamente era algo que eu e meu grupo buscávamos. Além disso o tile laying para construir as rotas é muito interessante, da pra realmente trancar o colega e ferrar umas boas rodadas até ele achar uma solução. Da pra ver que o jogo tem uma rejogabilidade tremenda, pois todos viram muitos caminhos alternativos e estrategias de longo prazo depois de entender os mecanismos.

    Fichas de poker são mesmo necessárias. Jogamos com o magnacash da Pensamento Coletivo em conjunto com o dinheiro que vem no jogo, mas não é nada pratico. São muitas transações, payouts, precisa ser dinâmico o manuseio de $$. Acho que isso vai ajudar a diminuir o tempo de partida.

    Utilizamos uma pagina para calcular os dividendos (https://oniony.com/boardgames/1846/calc/), mas ainda sim foi necessário uma calculadora de celular pra agilizar os ganhos das rotas de cada corporação (não sei se é comum ou se somos burros).

    Outra coisa que fez falta foi um bom player aid com a ordem do Stock Round e Operational Round. Eu precisava ficar lembrando a todo momento da ordem das coisas para não ter erro. Não encontrei nenhum muito bom no BGG, se alguém souber de algo agradeço.

    O texto do lbleicher diz muito sobre a experiência do jogo, fica aqui um pequeno relato. Vale a pena o esforço para aprender este sistema, ainda mais sabendo que isso abre as portas para os outros títulos da série. Certamente será um dos meus favoritos, apenas esperando jogar mais algumas partidas.

    Abraços a todos.

    Guilherme Toledo


    Opa, que bacana começar a ler sobre sessões de 1846 por aí!
    Não se preocupe, usar calculadoras é normal. Eu mesmo comprei umas quatro daquelas vagabundinhas de loja de 1,99 pra deixar junto com as fichas de pôquer, hehehe!
    Uma coisa me deixou curioso: vocês chegaram à fase 4 do jogo (a dos últimos trens)? Porque se foi o caso então é bem provável que o jogo estivesse prestes a acabar, pois quando os últimos trens estão em jogo é comum que as empresas distribuam uma quantidade muito grande de rendimentos (já vi uma única empresa distribuir $800!). Tinha quantas empresas abertas?
    Essa é uma coisa que engana em relação a esse sistema - o tempo não é "linear", digo, se metade do dinheiro saiu do banco isso não significa que o jogo está na metade, na verdade já passou da metade há um bom tempo, pois a quantidade de dinheiro saindo cresce muito ao longo do jogo. Sai pouquinho dinheiro quando só tem os trens 2 e 3 em jogo, vai aumentando e quando chegam os últimos trens a quantidade de dinheiro que sai é da ordem de milhares por rodada.
    Por conta disso uma das coisas que atrasa os jogos pra quem não conhece o sistema é não ir pegando os trens melhores nem abrindo novas empresas. Vale muito a pena abrir uma segunda (ou mesmo uma terceira) empresa lá pelo meio do jogo porque muitas vezes ela já pode aproveitar boa parte dos trilhos que já foram colocadas e já começar a funcionar ganhando muito dinheiro.

    2
  • toledoesilva
    504 mensagens MD
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    toledoesilva18/10/17 10:06
    toledoesilva » 18/10/17 10:06

    lbleicher::
    toledoesilva::Jogamos a primeira partida de 1846 por aqui, 3p, infelizmente incompleta (faltou ~$600 no banco).

    Apesar da gente jogar frequentemente jogos que pendem pro lado pesado, esse tal de 1846 deu um nó inicial em alguns jogadores. A experiência com Imperial 2030 ajudou bastante a entender a dinâmica dos Operational Rounds, mas o sistema como um todo demorou a fluir.

    Mas uma vez que começou a andar, depois de 3 ou 4 rodadas completas... que jogo! Todos gostaram muito e ficou decidido de ser o jogo a ser jogado no próximo encontro. Não conheço outros jogos com uma pegada econômica assim, certamente era algo que eu e meu grupo buscávamos. Além disso o tile laying para construir as rotas é muito interessante, da pra realmente trancar o colega e ferrar umas boas rodadas até ele achar uma solução. Da pra ver que o jogo tem uma rejogabilidade tremenda, pois todos viram muitos caminhos alternativos e estrategias de longo prazo depois de entender os mecanismos.

    Fichas de poker são mesmo necessárias. Jogamos com o magnacash da Pensamento Coletivo em conjunto com o dinheiro que vem no jogo, mas não é nada pratico. São muitas transações, payouts, precisa ser dinâmico o manuseio de $$. Acho que isso vai ajudar a diminuir o tempo de partida.

    Utilizamos uma pagina para calcular os dividendos (https://oniony.com/boardgames/1846/calc/), mas ainda sim foi necessário uma calculadora de celular pra agilizar os ganhos das rotas de cada corporação (não sei se é comum ou se somos burros).

    Outra coisa que fez falta foi um bom player aid com a ordem do Stock Round e Operational Round. Eu precisava ficar lembrando a todo momento da ordem das coisas para não ter erro. Não encontrei nenhum muito bom no BGG, se alguém souber de algo agradeço.

    O texto do lbleicher diz muito sobre a experiência do jogo, fica aqui um pequeno relato. Vale a pena o esforço para aprender este sistema, ainda mais sabendo que isso abre as portas para os outros títulos da série. Certamente será um dos meus favoritos, apenas esperando jogar mais algumas partidas.

    Abraços a todos.

    Guilherme Toledo


    Opa, que bacana começar a ler sobre sessões de 1846 por aí!
    Não se preocupe, usar calculadoras é normal. Eu mesmo comprei umas quatro daquelas vagabundinhas de loja de 1,99 pra deixar junto com as fichas de pôquer, hehehe!
    Uma coisa me deixou curioso: vocês chegaram à fase 4 do jogo (a dos últimos trens)? Porque se foi o caso então é bem provável que o jogo estivesse prestes a acabar, pois quando os últimos trens estão em jogo é comum que as empresas distribuam uma quantidade muito grande de rendimentos (já vi uma única empresa distribuir $800!). Tinha quantas empresas abertas?
    Essa é uma coisa que engana em relação a esse sistema - o tempo não é "linear", digo, se metade do dinheiro saiu do banco isso não significa que o jogo está na metade, na verdade já passou da metade há um bom tempo, pois a quantidade de dinheiro saindo cresce muito ao longo do jogo. Sai pouquinho dinheiro quando só tem os trens 2 e 3 em jogo, vai aumentando e quando chegam os últimos trens a quantidade de dinheiro que sai é da ordem de milhares por rodada.
    Por conta disso uma das coisas que atrasa os jogos pra quem não conhece o sistema é não ir pegando os trens melhores nem abrindo novas empresas. Vale muito a pena abrir uma segunda (ou mesmo uma terceira) empresa lá pelo meio do jogo porque muitas vezes ela já pode aproveitar boa parte dos trilhos que já foram colocadas e já começar a funcionar ganhando muito dinheiro.

    Valeu pelos toques lbleicher!!

    Certamente então estava pra acabar. Estávamos sim na fase 4, porem só uma companhia com um trem da fase, as outras com trens da era 3. Mas estava começando a ter uns payouts na faixa de $500.

    Nós administramos muito mal as companhias, temos consciência. Ninguém conseguiu abrir uma segunda (o jogo inteiro ficou com 3 apenas), e certamente isso pesou também para o ritmo da partida. Acho que não esperávamos que as primeiras fases passassem tão rápido, foi um Deus nos acuda pra comprar os trens da fase 3! hahaha!

    Curti muito a dica de comprar uma calculadora física, farei isso!

    Aguardando ansiosamente a próxima partida, assim que rolar conto como foi.

    Abração!

    Guilherme Toledo

    1
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher18/10/17 14:43
    lbleicher » 18/10/17 14:43

    toledoesilva::
    Certamente então estava pra acabar. Estávamos sim na fase 4, porem só uma companhia com um trem da fase, as outras com trens da era 3. Mas estava começando a ter uns payouts na faixa de $500.

    Nós administramos muito mal as companhias, temos consciência. Ninguém conseguiu abrir uma segunda (o jogo inteiro ficou com 3 apenas), e certamente isso pesou também para o ritmo da partida. Acho que não esperávamos que as primeiras fases passassem tão rápido, foi um Deus nos acuda pra comprar os trens da fase 3! hahaha!

    Curti muito a dica de comprar uma calculadora física, farei isso!

    Aguardando ansiosamente a próxima partida, assim que rolar conto como foi.

    Abração!

    Guilherme Toledo

    Ah, mas primeira partida é assim mesmo! E sim, o fato de ninguém ter aberto outra companhia certamente influenciou também na demora do jogo. O normal é que no final do jogo todas as possíveis sejam abertas, tirando talvez a Chesapeake & Ohio que é meio ruinzinha, mas até ela vale a pena, porque se no começo do jogo ela é meio chata de abrir porque demora pra dar dinheiro, como lá pro meio do jogo já tem muita rota pronta até vale a pena abrir e conectá-la aos trilhos que já estão no tabuleiro.
    Não sei se rolou com vocês, mas muita gente esquece o quanto é útil jogar ações da companhia no mercado. Uma coisa que se faz muito lá pelo meio do jogo é abrir uma companhia pelo valor máximo permitido (pois em geral não é tão difícil ter $300 na mão pra comprar os 20% da ação do presidente de uma companhia que abriu a $150) e, na hora da rodada de operações, já jogar de uma vez três ações dela no mercado logo de cara. Como é pro mercado e não pros investidores essas ações serão vendidas a $137 cada em vez de $150, mas isso significa que se ninguém quiser te "ajudar" comprando ações dessa companhia nova, ainda assim ela pode começar uma rodada de operações com $711 (juntando os $300 que ela ganhou quando foi aberta e mais o valor das três ações lançadas no mercado), o que já é suficiente pra comprar um trem permanente que não vai correr o risco de ser eliminado na fase quatro, então a empresa mesmo começando no meio do jogo já fica competitiva.
    Esse pessoal com que eu joguei tem uma "piada interna", que é a "ficha de 411 dólares". Eles obviamente jogam com fichas de pôquer, e além das denominações usuais ($1, $5, $10, etc.) eles tem uma que vale exatos $411, que eles sempre deixam bem à vista só pra, cada vez que alguém que acabou de conhecer o jogo vai jogar pela primeira vez perguntar "mas que diabos é essa ficha aí?". Aí eles respondem "ah, lá pelo meio do jogo você vai entender".
    E aí quando começa a valer a pena abrir uma segunda companhia, eles abrem ela a $150, e na rodada de operações já vendem três ações por 137 cada e pegam a ficha de $411 :D
    https://cf.geekdo-images.com/images/pic2159698_md.jpg

    1
  • toledoesilva
    504 mensagens MD
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    toledoesilva19/10/17 16:31
    toledoesilva » 19/10/17 16:31

    lbleicher::
    toledoesilva::
    Certamente então estava pra acabar. Estávamos sim na fase 4, porem só uma companhia com um trem da fase, as outras com trens da era 3. Mas estava começando a ter uns payouts na faixa de $500.

    Nós administramos muito mal as companhias, temos consciência. Ninguém conseguiu abrir uma segunda (o jogo inteiro ficou com 3 apenas), e certamente isso pesou também para o ritmo da partida. Acho que não esperávamos que as primeiras fases passassem tão rápido, foi um Deus nos acuda pra comprar os trens da fase 3! hahaha!

    Curti muito a dica de comprar uma calculadora física, farei isso!

    Aguardando ansiosamente a próxima partida, assim que rolar conto como foi.

    Abração!

    Guilherme Toledo

    Ah, mas primeira partida é assim mesmo! E sim, o fato de ninguém ter aberto outra companhia certamente influenciou também na demora do jogo. O normal é que no final do jogo todas as possíveis sejam abertas, tirando talvez a Chesapeake & Ohio que é meio ruinzinha, mas até ela vale a pena, porque se no começo do jogo ela é meio chata de abrir porque demora pra dar dinheiro, como lá pro meio do jogo já tem muita rota pronta até vale a pena abrir e conectá-la aos trilhos que já estão no tabuleiro.
    Não sei se rolou com vocês, mas muita gente esquece o quanto é útil jogar ações da companhia no mercado. Uma coisa que se faz muito lá pelo meio do jogo é abrir uma companhia pelo valor máximo permitido (pois em geral não é tão difícil ter $300 na mão pra comprar os 20% da ação do presidente de uma companhia que abriu a $150) e, na hora da rodada de operações, já jogar de uma vez três ações dela no mercado logo de cara. Como é pro mercado e não pros investidores essas ações serão vendidas a $137 cada em vez de $150, mas isso significa que se ninguém quiser te "ajudar" comprando ações dessa companhia nova, ainda assim ela pode começar uma rodada de operações com $711 (juntando os $300 que ela ganhou quando foi aberta e mais o valor das três ações lançadas no mercado), o que já é suficiente pra comprar um trem permanente que não vai correr o risco de ser eliminado na fase quatro, então a empresa mesmo começando no meio do jogo já fica competitiva.
    Esse pessoal com que eu joguei tem uma "piada interna", que é a "ficha de 411 dólares". Eles obviamente jogam com fichas de pôquer, e além das denominações usuais ($1, $5, $10, etc.) eles tem uma que vale exatos $411, que eles sempre deixam bem à vista só pra, cada vez que alguém que acabou de conhecer o jogo vai jogar pela primeira vez perguntar "mas que diabos é essa ficha aí?". Aí eles respondem "ah, lá pelo meio do jogo você vai entender".
    E aí quando começa a valer a pena abrir uma segunda companhia, eles abrem ela a $150, e na rodada de operações já vendem três ações por 137 cada e pegam a ficha de $411 :D
    https://cf.geekdo-images.com/images/pic2159698_md.jpg

    Hahaha mto boa essa da ficha de 411.
    Valeu por todos os toques, certeza que segunda partida vai fluir bem melhor.

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  • Fubanga
    517 mensagens MD
    avatar
    Fubanga16/02/18 14:50
    Fubanga » 16/02/18 14:50

    Recentemente o Eric Brosius fez uma série de 5 vídeos, com 25 minutos em média para cada, onde ele ensina o 1846.
    Note que tem um erro no vídeo 4, mas ele disse que irá corrigi-lo, se não me engano.


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1846: The Race for the Midwest - 1846 - um 18XX para novatos e veteranos
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