Oi, pessoal. Tudo certo?
Bom, eu tenho visto muitas dúvidas sobre o Piratas! - 2ª Edição por aqui e decidi criar um FAQ a partir da sugestão de um usuário aqui mesmo da Ludopedia. Vou colocar as dúvidas mais frequentes que têm surgido por aqui e depois vou acrescentando de acordo com o que for perguntado por vocês no tópico. Lembrem-se: um FAQ é uma ferramenta colaborativa, então perguntem a vontade para que eu saiba qual dúvida sanar.
Abraços,
Renato Simões
FAQ: Piratas! - 2ª Edição
P: O limite de 7 cartas na mão, presente na 1ª Edição, deixou de existir?
R: A resposta é NÃO. A mão dos jogadores ainda é limitada a 7 cartas, portanto, ao final do seu turno, o jogador deve possuir, no máximo, 7 cartas em sua mão. Caso possua mais, ele descarta cartas até que tenha somente 7 cartas. Essa observação foi feita na Errata Oficial, que você pode conferir aqui.
P: O que acontece com as cartas usadas em um duelo?
R: Todas as cartas de duelo - identificadas pelo símbolo do canhão, no canto esquerdo superior - são descartas após a resolução do duelo. Mesmo no caso de um TIMONEIRO ter sido usado pelo jogador defensor, todas as cartas envolvidas naquele duelo frustrado, incluindo o próprio timoneiro e os canhões do atacante, são descartadas.
Já as Cartas de Tripulação - identificadas pelo sabre no canto esquerdo superior - serão descartadas de acordo com o resultado do duelo. O jogador que perdeu o duelo descarta todas as suas cartas de tripulação - exceto Pirata Fantasma -, enquanto o vencedor mantém as suas em seu campo. Caso um TIMONEIRO tenha sido usado, nenhuma carta de tripulação é descartada.
P: E se o baralho acabar?
R: Reembaralhe o descarte e continue a nadar jogar.
P: É permitido blefar ao iniciar um duelo?
R: A resposta é NÃO. Apenas cartas de canhão - e papagaios, desde que copiando um canhão jogado anteriormente neste turno - podem iniciar um duelo.
P: Quando sou atacado, caso tenha algum canhão na mão, sou obrigado a defender?
R: NÃO. Defender-se é SEMPRE uma opção do jogador sob ataque.
P: Os efeitos das cartas de embarcação são considerados ações do turno?
R: Não, os efeitos das cartas de embarcação não são considerados ações.
P: Como funciona a carta Casco de Aço?
R: O Casco de Aço permite que proteja um tesouro por turno e ele fica protegido até que o barco seja destruído ou substituído. Não há limite para tesouros protegidos simultaneamente. Proteger um tesouro não conta como uma ação do turno e deve ser feito ANTES de qualquer outra ação.
Os tesouros protegidos contam para a condição de vitória, mas não são consideradas cartas da mão do jogador nem para o limite de 7 cartas na mão, nem para o saque ou mesmo a pilhagem pós-duelo.
Quando o Casco de Aço é descartado ou substituído, as cartas escondidas sob ele voltam para a mão do seu dono, que deve descartar cartas até que tenha somente 7 em sua mão.