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  3. Great Western Trail
  4. Cabeça de gado, vc ainda ñ tem a sua?

Cabeça de gado, vc ainda ñ tem a sua?

Great Western Trail
  • Fahr
    1232 mensagens MD
    avatar
    Fahr05/10/17 23:09
    Fahr » 05/10/17 23:09

    E2EK1EL::Sven, concordo com vc.

    "várias formas de ganhar, até o momento que vc descobre que tem uma estratégia vencedora"

    O desafio vale para você também então =)

    2
  • John.Quixas
    6 mensagens MD
    avatar
    John.Quixas18/10/17 15:24
    John.Quixas » 18/10/17 15:24

    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:




    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.





    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    0
  • Sven
    1311 mensagens MD
    avatar
    Sven18/10/17 17:01
    Sven » 18/10/17 17:01

    John.Quixas::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:





    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.






    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    Eu estou me referindo aos artífices. Não se pode doar cowboys nem engenheiros nas estações ferroviárias.
    Abraço.

    0
  • John.Quixas
    6 mensagens MD
    avatar
    John.Quixas18/10/17 17:07
    John.Quixas » 18/10/17 17:07

    Sven::
    John.Quixas::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:







    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.








    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    Eu estou me referindo aos artífices. Não se pode doar cowboys nem engenheiros nas estações ferroviárias.
    Abraço.

    O manual em pt-br da conclave fala o contrário!
    Página 12!

    Abraço

    1
  • Fahr
    1232 mensagens MD
    avatar
    Fahr18/10/17 17:28
    Fahr » 18/10/17 17:28

    John.Quixas::
    Sven::
    John.Quixas::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:








    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.









    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    Eu estou me referindo aos artífices. Não se pode doar cowboys nem engenheiros nas estações ferroviárias.
    Abraço.

    O manual em pt-br da conclave fala o contrário!
    Página 12!

    Abraço

    A regra é essa mesma, pode-se usar qualquer trabalhador para ser o mestre da estação.  Em inglês diz a mesma coisa. Apenas o exemplo usa um artífice.
    Nosso amigo sven jogou num nível mais hard, só podendo colocar os construtores lá =)

    0
  • Sven
    1311 mensagens MD
    avatar
    Sven18/10/17 18:06
    Sven » 18/10/17 18:06

    John.Quixas::
    Sven::
    John.Quixas::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:








    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.









    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    Eu estou me referindo aos artífices. Não se pode doar cowboys nem engenheiros nas estações ferroviárias.
    Abraço.

    O manual em pt-br da conclave fala o contrário!
    Página 12!

    Abraço

    Eu não tenho mais o jogo. Eu o troquei. A minha versão era importada. 
    Mas se a versão da Conclave diz o contrário, siga o que está no manual dela.
    Grande abraço.
    Rodrigo.

    0
  • MarcusVss
    415 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss25/10/17 13:02
    MarcusVss » 25/10/17 13:02

    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:

    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente. Para mim, este jogo é no máximo 7. No entanto, o jogo é interessante em um primeiro momento e o tabuleiro é bonito também.

    Grande abraço.

    Essa conversa já é meio velha mas vou comentar assim mesmo.
    Acho que vc está supervalorizando um pouco o cowboy, especialmente pq os bois q vc compra vão direto pra sua pilha de descarte, então vc tem que gastar o seu baralho inteiro pra reembaralhar tudo e ainda contar com a sorte de que os bois novos vão entrar na sua mão. Até isso acontecer quem comprou os outros dois trabalhadores já vai ter usado eles provavelmente mais de uma vez e já podem até mesmo ter comprado um cowboy. E não entendi tb pq tem que ter gado pra andar o trem...
    Salvar

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
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    ricardosantos7625/10/17 13:17
    ricardosantos76 » 25/10/17 13:17

    Sven::
    John.Quixas::
    Sven::
    John.Quixas::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:









    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.










    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Caro Sven,
    Quando falas que para pegar um token das estações ferroviárias, é necessário doar um "construtor", vc quer dizer que SÓ pode ser um "construtor"? E com "construtor", vc se refere aos artífices, como cita o manual? Pq qnd jogamos no nosso grupo e depois de ler seu post e pesquisar no manual, vi que pode ser qualquer trabalhador contratado, inclusive engenheiros e/ou cowboys! 
    Abraços!

    Eu estou me referindo aos artífices. Não se pode doar cowboys nem engenheiros nas estações ferroviárias.
    Abraço.

    O manual em pt-br da conclave fala o contrário!
    Página 12!

    Abraço

    Eu não tenho mais o jogo. Eu o troquei. A minha versão era importada. 
    Mas se a versão da Conclave diz o contrário, siga o que está no manual dela.
    Grande abraço.
    Rodrigo.



    Ressuscitando o tópico, acabei de olhar o manual em inglês, e você pode usar quaisquer trabalhadores (vaqueiros, engenheiros ou artífices). O manual da Conclave está certinho.

    Página 12:

    After you have placed your disc onto the train station,
    check whether there is a station master tile placed
    right next to it. If so, you may now acquire that station
    master tile by appointing one of your hired workers as
    the station master. To do this, choose from your worker
    section any of your hired workers that is placed on the
    rightmost space of its respective row
    . Remove that
    worker tile from your player board, put it in place of the
    station master tile and nally place that station master
    tile face up next to your player board.

    3
  • Sven
    1311 mensagens MD
    avatar
    Sven25/10/17 15:27
    Sven » 25/10/17 15:27

    Ok Ricardo. Respondeu a questão. Eu estava errado. Obrigado pelo esclarecimento.:)

    Abraço.

    Rodrigo/Sven.

    Obs.: Quanto ao meu comentário anterior, mantenho meu ponto de vista.:)

    0
  • Sven
    1311 mensagens MD
    avatar
    Sven25/10/17 15:32
    Sven » 25/10/17 15:32

    MarcusVss::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:


    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente. Para mim, este jogo é no máximo 7. No entanto, o jogo é interessante em um primeiro momento e o tabuleiro é bonito também.

    Grande abraço.

    Essa conversa já é meio velha mas vou comentar assim mesmo.
    Acho que vc está supervalorizando um pouco o cowboy, especialmente pq os bois q vc compra vão direto pra sua pilha de descarte, então vc tem que gastar o seu baralho inteiro pra reembaralhar tudo e ainda contar com a sorte de que os bois novos vão entrar na sua mão. Até isso acontecer quem comprou os outros dois trabalhadores já vai ter usado eles provavelmente mais de uma vez e já podem até mesmo ter comprado um cowboy. E não entendi tb pq tem que ter gado pra andar o trem...
    Salvar

    Caro Marcus,
    pelo o que me lembro do jogo, pois não o tenho mais já faz um tempo, o seu trem anda o número de casas correspondente à soma das cartas de bois que você tem na mão quando entra na estação final da trilha de tiles do tabuleiro. Logo, se você tem bois melhores (que valem mais) você anda mais, se seus bois são os iniciais você andará pouco. Desta forma,  o dinheiro para comprar bois é fundamental.
    Abraço.
    Sven.

    0
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