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  3. Great Western Trail
  4. Cabeça de gado, vc ainda ñ tem a sua?

Cabeça de gado, vc ainda ñ tem a sua?

Great Western Trail
  • Sven
    1310 mensagens MD
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    Sven05/10/17 11:41
    Sven » 05/10/17 11:41

    ricardosantos76::
    Muito interessante essa análise, Sven. 

    Eu só joguei duas partidas (com dois jogadores) por enquanto, então não percebi esa questão do cowboy ser tão forte. Vou prestar mais atenção nas próximas. E o que você falou da construção faz todo sentido.

    Agora, me permite ser advogado do diabo?:devil: Será que fazer o cowboy tão forte não foi uma decisão consciente, para amarrar melhor o tema (pela questão do cowboy conduzir o gado, por exemplo?)

    Abraço, meu caro!

    Ricardo,
    talvez a decisão de fortalecer o cowboy tenha sido consciente, mas deixou o jogo desbalanceado. Para aquelas pessoas que acham que o jogo proporciona várias formas de vencer, é frustrante descobrir depois que isso não ocorre, pois em todas elas tem que se ter dinheiro e o dinheiro grosso se ganha só vendendo gado.
    Abraço.

    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7605/10/17 11:44
    ricardosantos76 » 05/10/17 11:44

    Sven::
    ricardosantos76::
    Muito interessante essa análise, Sven. 

    Eu só joguei duas partidas (com dois jogadores) por enquanto, então não percebi esa questão do cowboy ser tão forte. Vou prestar mais atenção nas próximas. E o que você falou da construção faz todo sentido.

    Agora, me permite ser advogado do diabo?:devil: Será que fazer o cowboy tão forte não foi uma decisão consciente, para amarrar melhor o tema (pela questão do cowboy conduzir o gado, por exemplo?)

    Abraço, meu caro!

    Ricardo,
    talvez a decisão de fortalecer o cowboy tenha sido consciente, mas deixou o jogo desbalanceado. Para aquelas pessoas que acham que o jogo proporciona várias formas de vencer, é frustrante descobrir depois que isso não ocorre, pois em todas elas tem que se ter dinheiro e o dinheiro grosso se ganha só vendendo gado.
    Abraço.


    Obrigado pela resposta, Sven.

    Só joguei por enquanto em dois jogadores (ganhei uma, perdi outra) e, como disse, em dois eu não senti essa vantagem extrema dos cowboys.

    Vou ficar de olho quando jogarmos em 3 ou 4.

    Abraço!

    1
  • Sven
    1310 mensagens MD
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    Sven05/10/17 11:49
    Sven » 05/10/17 11:49

    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:



    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.




    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    antes de mais nada, queria lhe dizer que essa imagem que você usa é muito legal. Parabéns!
    Vamos lá...
    É aí que está a minha decepção. Considero o Pfister um bom designer, mas esta mancada que ele deu neste jogo, para mim, caiu mal. Será que ninguém viu isso nos jogos de teste? :O:(
    Abraço

    0
  • Sven
    1310 mensagens MD
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    Sven05/10/17 11:55
    Sven » 05/10/17 11:55

    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:



    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.




    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    0
  • Fahr
    1232 mensagens MD
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    Fahr05/10/17 13:43
    Fahr » 05/10/17 13:43

    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:





    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.






    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Opa, agradeço o elogio, é a imagem da fênix (que tenho tatuada nas costas), dentro de um ícone redondo (eu costumava fazer muitos ícones redondos para se usar em docks).

    Sobre a questão do jogo, eu digo que acho que o seu grupo jogou de uma forma muito igual, porque eu tenho também 8 partidas e uma percepção muito diferente do jogo dessa que você deu. Joguei 2 partidas em 2 jogadores, 3 em 3 jogadores e 3 em 4 jogadores. A última foi em 3 e eu venci comprando um único cowboy nas últimas rodadas do jogo. Fiz uns 120 pontos. Sei que o cowboy é bom, mas prefiro usar engenheiros. Os construtores só para pegar as fichas das estações mesmo, porque as construções mesmo nao acho que valha a pena (fora as iniciais de custo baixo). 

    Onde você mora? Eu sou de Juiz de Fora e vou bastante para os lados de Campinas e as vezes para reuniões em sp capital. Quem sabe não conseguimos marcar uma partida, aproveitaríamos para debater sobre essa questão e nos conhecer =) Eu lançaria o desafio de vencer a partida sem pegar nenhum cowboy =)


    Abraços,
    Fahr

    0
  • Sven
    1310 mensagens MD
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    Sven05/10/17 17:14
    Sven » 05/10/17 17:14

    Fahr::
    Sven::
    Fahr::
    Sven::
    ricardosantos76::
    Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.:O

    Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...

    Pois é, Ricardo...
    Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:






    • O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
    • Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
    • Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta.  E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?


    Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.

    Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...

    Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.







    Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.

    Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.

    Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...

    Abraços, 
    Fahr

    Caro Fahr,
    o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
    Abraço.

    Opa, agradeço o elogio, é a imagem da fênix (que tenho tatuada nas costas), dentro de um ícone redondo (eu costumava fazer muitos ícones redondos para se usar em docks).

    Sobre a questão do jogo, eu digo que acho que o seu grupo jogou de uma forma muito igual, porque eu tenho também 8 partidas e uma percepção muito diferente do jogo dessa que você deu. Joguei 2 partidas em 2 jogadores, 3 em 3 jogadores e 3 em 4 jogadores. A última foi em 3 e eu venci comprando um único cowboy nas últimas rodadas do jogo. Fiz uns 120 pontos. Sei que o cowboy é bom, mas prefiro usar engenheiros. Os construtores só para pegar as fichas das estações mesmo, porque as construções mesmo nao acho que valha a pena (fora as iniciais de custo baixo). 

    Onde você mora? Eu sou de Juiz de Fora e vou bastante para os lados de Campinas e as vezes para reuniões em sp capital. Quem sabe não conseguimos marcar uma partida, aproveitaríamos para debater sobre essa questão e nos conhecer =) Eu lançaria o desafio de vencer a partida sem pegar nenhum cowboy =)


    Abraços,
    Fahr

    Fahr,
    sou de Belo Horizonte. Estando por aqui, dê notícias sim. Poderemos nos encontrar para jogar umas partidas, seja de GWT ou até mesmo outros jogos também.
    Abraço.

    1
  • jaktal
    89 mensagens MD
    avatar
    jaktal05/10/17 17:27
    jaktal » 05/10/17 17:27

    Sven::Fahr,
    sou de Belo Horizonte. Estando por aqui, dê notícias sim. Poderemos nos encontrar para jogar umas partidas, seja de GWT ou até mesmo outros jogos também.
    Abraço.


    7ª Armada?

    0
  • Sven
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    Sven05/10/17 17:30
    Sven » 05/10/17 17:30

    jaktal::
    Sven::Fahr,
    sou de Belo Horizonte. Estando por aqui, dê notícias sim. Poderemos nos encontrar para jogar umas partidas, seja de GWT ou até mesmo outros jogos também.
    Abraço.


    7ª Armada?

    UFMGgames. Neste sábado estarei lá.

    1
  • E2EK1EL
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    E2EK1EL05/10/17 17:33
    E2EK1EL » 05/10/17 17:33

    Sven, concordo com vc.

    "várias formas de ganhar, até o momento que vc descobre que tem uma estratégia vencedora"

    1
  • Sven
    1310 mensagens MD
    avatar
    Sven05/10/17 18:19
    Sven » 05/10/17 18:19

    E2EK1EL::Sven, concordo com vc.

    "várias formas de ganhar, até o momento que vc descobre que tem uma estratégia vencedora"

    E2EK1EL, 
    quando comprei o jogo estava super empolgado...Depois a decepção foi grande.
    A propósito, esta sua jogada com o seu nome é muito legal. Estou para te falar isso já tem um tempo. Gostei!
    Abraço.

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Great Western Trail - Cabeça de gado, vc ainda ñ tem a sua?
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