Sven::Fahr::Sven::ricardosantos76::Sven::O jogo é bom. Comprei o importado, joguei umas 8 partidas e, ao ver uma manada de bois passando por aqui, despachei-o na garupa de um deles. Não dou mais do que 7.
Os jogos do Pfister não deram liga pra ti, né, Sven? Lembro que você também não curtiu muito o Mombasa...
Pois é, Ricardo...
Posso até estar errado, mas vou colocar desta forma, em um jogo de 4 pessoas, por exemplo:
- O jogo começa com 2 cowboys no mercado, 1 mestre de obras e 1 engenheiro.
- Se os dois primeiros comprarem os cowboys, passam a ter uma enorme vantagem no jogo.
- Se os outros 2 jogadores que não têm cowboys ainda não comprarem rapidamente 1 cowboy o jogo acaba para eles. Se não sair cowboy na reposição nas próximas 3 rodadas, é fim de jogo para os dois sem cowboys, com certeza absoluta. E se este cowboy sair e for comprado por 1 dos 2 jogadores que já tinham comprado, aí é fim de jogo mesmo. Sabe porquê?
Porque o jogo tem muitas formas de vencer mas, inexoravelmente, todas elas dependem de dinheiro. E como se consegue dinheiro no jogo? Vendendo gado, principalmente. Aquele gado mequetrefe que inicia o jogo? Não. O gado bom que só se compra com cowboys. E as construções, como construir? Com dinheiro do gado vendido. E para andar na linha férrea? Tem que ter gado bom. Ou seja, sem cowboy o jogo não anda.
Tenho uma segunda análise para fazer. No meio do tabuleiro tem uma bifurcação na trilha onde ficam os prédios públicos. Vamos imaginar que no momento do sorteio dos tiles públicos, saiu um tile (não me lembro mais qual especificamente porque já tem tempo que joguei esta partida) fundamental para o desenvolvimento de todo jogador na partida, isto é, todo jogador tem de parar neste tile. Um jogador constrói uma edificação particular antes deste tile público que é fundamental para todos. O detalhe é que, a partir de agora, todos devem pagar pedágio para este jogador específico. Ou seja, o jogo fica tendencioso logo no início do jogo e não há nada que possa ser feito. O jogo acaba, pois o dono da edificação ficará muito mais rico que os outros. Imagine que este jogador tenha também cowboys...
Discordo amigo. Acho que seu grupo jogou só de uma forma e acabou achando que o jogo era só isso. Nas partidas que joguei nunca a falta de cowboy (ou um pedágio bem colocado) foi decisivo ou essencial para a vitória.
Sven:: Eu poderia ficar horas escrevendo aqui falhas do Pfister neste jogo. Eu já criei 2 jogos e sei enxergar estas falhas facilmente.
Aí pegou pesado ne Sven poxa... O autor do jogo também sabe algo de jogos de tabuleiro e saberia identificar essas falhas facilmente, principalmente em centenas de playtests.
Se há algo errado nesse jogo, pra mim são os construtores, que não servem pra nada rs...
Abraços,
Fahr
Caro Fahr,
o manual deste jogo tem muita informação e com letras miúdas. Em um primeiro momento, nas primeiras partidas, a impressão que passa é que os construtores não servem para nada, mas se você ler o manual com olhos de lince, isto é, observando nos detalhes, você verá que o construtor é fundamental, porque para você pegar o token das estações ferroviárias, você tem que doar um construtor. É meu caro!!! Não é só parar nas estações, pagar e recolher o toke não! Tem doar um construtor e isso muda muito o desenvolvimento do jogo. Passa a ser comum terminar uma partida com token sobrando nas estações. O que não muda é o fato de ter que se ter cowboys para comprar gado e ganhar dinheiro. Isso não muda nunca.
Abraço.
Opa, agradeço o elogio, é a imagem da fênix (que tenho tatuada nas costas), dentro de um ícone redondo (eu costumava fazer muitos ícones redondos para se usar em docks).
Sobre a questão do jogo, eu digo que acho que o seu grupo jogou de uma forma muito igual, porque eu tenho também 8 partidas e uma percepção muito diferente do jogo dessa que você deu. Joguei 2 partidas em 2 jogadores, 3 em 3 jogadores e 3 em 4 jogadores. A última foi em 3 e eu venci comprando um único cowboy nas últimas rodadas do jogo. Fiz uns 120 pontos. Sei que o cowboy é bom, mas prefiro usar engenheiros. Os construtores só para pegar as fichas das estações mesmo, porque as construções mesmo nao acho que valha a pena (fora as iniciais de custo baixo).
Onde você mora? Eu sou de Juiz de Fora e vou bastante para os lados de Campinas e as vezes para reuniões em sp capital. Quem sabe não conseguimos marcar uma partida, aproveitaríamos para debater sobre essa questão e nos conhecer =) Eu lançaria o desafio de vencer a partida sem pegar nenhum cowboy =)
Abraços,
Fahr