“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
Com essa simples e fantástica frase que posso sintetizar na minha opinião o mais temático dos card games que joguei até agora !
Evolution é um card game russo sobre a evolução das espécies com uma mecânica simples mas altamente voltada a sua temática e com uma forte interação entre os jogadores.


O jogo possui 3 fases principais na minha opinião:
- Criação e adaptação das espécies;
- Alimentação e sobrevivência das espécies;
- Novo período evolutivo (Novas cartas);
No inicio do jogo os jogadores recebem 6 cartas para a fase da criação e evolução, que basicamente é descer uma carta da mão.
Ao descer uma carta da mão o jogador pode criar uma nova espécie ou adaptar uma espécie já criada ao ambiente dando características ou habilidades cruciais para sua sobrevivência que pode ser: Mimetismo, camuflagem, carnívoro, aquático, hibernação, armazenamento de gordura,corpo grande , fuga, perda de membros para fuga,simbiose, cooperação e comunicação e outras…
Nessa fase que se mostra a sacada do jogo em dois pontos:
Principio da seleção natural através das vantagens que está representado na habilidades que você adiciona nas suas espécies, pois se você não se adaptar e criar táticas de defesas e de cooperação entre elas certamente não sobreviverá ao Ambiente (espécies dos outros jogadores)!
E o principio da evolução biológica que é a existência da variedades das espécies… Explico mais adiante !
Essa fase continua até que todos os jogadores tenha baixados suas cartas da mão ou todos tenha passado a vez !
A segunda fase é etapa da alimentação, pois caso sua espécie não consiga se alimentar ela não sobrevive ao novo período evolutivo !
Nessa fase se jogam entre 1 a 2 dados mais modificadores dependendo do numero de jogadores, e o resultado que sair da soma dos dados é o total de comida disponível para todas as espécies em jogo.
Aqui foi outra mecânica que se adaptou muito bem ao jogo pois pode gerar valores de 2 a 16 representando um período aonde a comida era escassa e difícil de se conseguir fazendo o jogador a pensar em criar espécies que cooperem entre si para a obtenção de alimentos…
Cada jogador na sua vez pode usar uma espécie carnívora para atacar outra espécie ou usar alguma habilidade para roubar comida de outra, ou pegar o alimento no pool e alimentar a sua espécie, mas dependendo de algumas habilidades a espécie precisa de mais comida aumentando a dificuldade na luta da sobrevivência (algumas cartas de habilidades possuem +1 que significa que você vai precisar de +1 uma comida para satisfaze-lo)
Caso a espécie esteja plenamente satisfeita ela sobrevive e chega ao novo período evolutivo!
Na terceira fase você recebe novas cartas sendo 1 carta (+1 carta para cada espécie que sobreviveu) essa fase depende muito de como você jogou na primeira fase:
Pois baseado no principio da variedade das espécies quanto mais espécies você tiver criado e a mantida na luta da etapa de alimentação mais oportunidades de criação de novas espécies e de adpata-las você terá !
Pois se você se focar na criação e na adaptação com as habilidades em uma única espécie menos possibilidades de variação você terá nos outros períodos; o que dificulta você manter por muito tempo a sua única espécie pois o ambiente (os outros jogadores vão criar espécies para certamente abater a sua)
Quando todas as cartas acabarem faz uma ultima rodada e se pontua:
2 pontos por cada espécie que sobreviveu
+ 1 ponto por cada carta de habilidade
+ 1 para cada símbolo (+1) que tiver na carta !
Vence aquele que tiver mais pontos !