podecreh::joaoclaudio::podecreh::É uma barbaridade as falsas esperanças dadas por estas editoras. A Kronos não tomou responsabilidade nenhuma sobre quando teremos novas notícias do Tiranos de Underdark, fica fazendo mistériozinho no facebook. Enquanto isso a ludopedia já até tirou o jogo da sessão de lançamentos para 2018.
Não existe falsa esperança, a produção internacional não aconteceu e não tem previsão de ocorrer. As editoras nacionais não controlam esse processo, por conta da baixa tiragem e diversos outros fatores.
Falsas esperanças eu digo pela enrolação sobre um jogo sair ou não. Para mim seria muito melhor se a empresa chegasse a público e falasse: "Galera, não vai rolar o game, o reprint lá fora que a gente esperava deu pra trás, e por isso o jogo fica no limbo até a empresa se pronunciar a lançar o reprint. Assim que houver tal anúncio iremos entrar em contato com a detentora do reprint e tentar iniciar novamente o projeto previamente cancelado, beijos".
Pronto, era só isso. E eu não digo só da Kronos, falo de todas as empresas editoras de boardgame no Brasil, é sempre um mistério, um desconversação atoa para causar sensacionalismo. Eu acho cansativo.
Como o
visribeiro pontuou ela fez exatamente isso que você falou. Está tão sem previsão que ela devolveu a grana da pré-venda. Claro que até chegar esse ponto teve um período de atraso que foi cansativo para quem pagou pelo jogo.
O que eu tenho feito é se o jogo não tem dependência de idioma eu procuro trazer de fora, se eu acho que com todos os impostos vai compensar. Se tem dependência eu vou esperando e jogando outras coisas. Se eu tô muito pilhado eu importo ou compro um usado com bom preço.
As tiragens nacionais são baixas e isso joga o preço pra cima. As editoras não tem controle do processo de manufatura, se elas dizem que vai sair no mês x é com base no que tá previsto para a impressão internacional. Se acontece algo que atrasa a impressão, a gráfica pode não passar essa data e dar uma enrolada em todo mundo envolvido, pois eles estão na China e os clientes na Europa e EUA. Tem muita coisa que pode ocorrer, não se prenda a datas e principalmente não empenhe o seu dinheiro em pré-vendas.