Rodrigo Deus::Gostaria de começar com 3 perguntinhas:
1- Vocês utilizam formulário de teste? Se sim, podem postar um modelo?
2- Quais são os tipos de testes de jogos que existem?
3- Indicação de leituras ou qualquer outro material em português?
Cara, sobre formulários, eu sempre uso em playtestes fora da Mansão. As perguntas que faço são simples:
- De 0 a 10, que nota vc daria ao jogo?
A nota sozinha serve pra muito pouco, mas junto com várias outras, serve como termômetro de quanto as pessoas estão gostando do jogo - especialmente se vc tiver outros jogos para comparar
- De qual aspecto vc mais gostou no jogo?
É importante entender não só o que está funcionando, mas tb o que atraiu mais as pessoas, pra saber o que deve ser enfatizado. Além disso, isso ameniza o caminho pra próxima pergunta:
- Se você pudesse melhorar uma única coisa no jogo, o que seria?
Essa pergunta serve pra pessoa dizer o que menos gostou, de uma forma que ela se sinta a vontade pra falar, sem parecer que está criticando. As pessoas são muito reticentes nessa hora, não querem magoar, então formular a pergunta assim deixa ela mais confortável pra falar
- Quer participar da minha newsletter? Se sim, deixe seu email
Assim o playteste se transforma tb numa construção de rede, que vai ser ativada quando o jogo for lançado.
Procuro evitar perguntas objetivas, de dar nota para quesitos, responder sim ou não, pq não consigo tirar nada de muito valioso delas. Tb evito formulários longos por respeito ao tempo das pessoas. Esse formato é o que tem funcionado melhor pra mim até agora.
Indicação de leitura: tem pouca gente escrevendo consistentemente sobre game design em português. Eu gosto do Roberto Pinheiro, do pinheirobg, ele tem regularidade e aborda muitos tópicos interessantes. Fora ele e a dica do Romulo (que eu nunca li!), é Mansão na veia!!!