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Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?

  • opiumseed
    74 mensagens MD
    avatar
    opiumseed31/08/17 12:27
    opiumseed » 31/08/17 12:27

    Rodrigo Deus::Gostaria de começar com 3 perguntinhas:

    1- Vocês utilizam formulário de teste? Se sim, podem postar um modelo?

    2- Quais são os tipos de testes de jogos que existem?

    3- Indicação de leituras ou qualquer outro material em português?

    1- Internamente não. A gente já trabalha há tanto tempo juntos que acabamos muito afinados no feedback. Apresentando para o público, já fizemos algumas experiências com formulário de teste. São legais quando você está pilotando diversas mesas simultâneas, o que é raro. O melhor, pelo menos ao meu ver, é você estar na mesa (de preferência só observando) de olho nos jogadores. Aprender a "ler o jogador" é mais importante do que formulários. Quando eu fiz testes com formulários, eu usei o do Unpub (http://unpub.net/feedback/)
    2- Eu não sei todos os que existem, mas se alguém quiser compartilhar material sobre isso vou adorar! No geral estamos atentos aos seguintes itens:
    - O tempo de duração está adequado à experiência?
    - A partir de qual idade o jogo é divertido? Ele deixa de ser divertido em alguma idade?
    - O jogo é divertido já na primeira jogada? (o nome desta disso é heurística de nível zero)
    - O final do jogo é surpreendente e emocionante? A percepção de "posso ganhar" vai até o final para todo mundo ou alguém fica para trás?
    - Os componentes ajudam a entender o jogo e explicar as mecânicas?
    - Uma pessoa que nunca viu o jogo antes consegue jogar lendo o manual?
    Cada item desses pede um teste diferente.
    3- Eu gosto muito do Kobolds Guide to Game Design, o Theory of Fun e o Rules of Play, mas a gente acaba mais lendo blogs como League of Gamemakers e o blog do Daniel Solis. Vamos trazer dicas sobre isso aqui também.
    Espero ter respondido as paradas!

    1
  • Rodrigo Deus
    2296 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus31/08/17 13:34
    Rodrigo Deus » 31/08/17 13:34

    Responde quaaaaase tudo e obrigado pela fofura que me toca ;)

    Você tem indicações de material em português de game design voltado para jogos de tabuleiro?

    0
  • opiumseed
    74 mensagens MD
    avatar
    opiumseed31/08/17 13:42
    opiumseed » 31/08/17 13:42

    Os livros do Vince Vader, com certeza!

    1
  • Jeleite1982
    24 mensagens MD
    avatar
    Jeleite198231/08/17 14:33
    Jeleite1982 » 31/08/17 14:33

    opiumseed::
    Jeleite1982::Parabéns pessoal da Mansão!
    Eu tenho um grupo aqui na minha cidade, nos autointitulamos Irmandade do Tabuleiro, eu comecei o grupo porque eu descobri recentemente essa paixão por jogos de tabuleiro, na verdade sempre tive, mas nunca engrenou, minha cidade é no interior do Paraná, e o pessoal aqui não é muito familiarizado!
    Nós estamos em seis e nos reunimos toda quinta-feira e jogamos mais Catan e um ou outro jogo de blefe, enfim, estamos no começo ainda! Mas a vontade é chegar naqueles euros sinistros de horas e horas!
    Mas assim, eu pesquiso muito sobre jogos, baixo manuais, leio as regras, estudo as mecânicas, como elas funcionam e é meio impossível não querer bolar um jogo pra chamar de seu! Tanto que no grupo que jogamos, o tabuleiro de Catan que jogamos fui eu quem fez, inclusive o design das cartas e tudo mais. 
    Comecei uma ideia muito doida com tabuleiro modular, domínio de territórios e gestão de recursos, mas ficou muito complexo, até pra mim mesmo! Aí resolvi deixar ele de lado e apostar em um outro que é de blefe e gestão de mão! Mas está verde ainda, e pra fechar a mecânica toda vai tempo, mas já estou trabalhando no design dos componentes e tudo mais!
    Parabéns pela iniciativa, e estou esperando ansioso pelas dicas!

    Cara, uma dica simples.
    Eu não sei o que você quer dizer com "já estou trabalhando no design dos componentes", mas no geral não é recomendando perder muito tempo com arte e design antes de você estar seguro de que tem um jogo que funciona na mão. Faz protótipos simples e legíveis, em PB ou até mesmo feito a mão, que seja fácil e rápido de fazer, imprimir e montar. Seja ágil em mudar o jogo e testar novamente, tem que testar muito mesmo.
    Você tem que zerar o tempo entre a idéia e o teste, qualquer coisa que impeça um novo teste é inimiga.

    Então, o que eu quis dizer na verdade é que eu terminei as mecânicas e regras, agora vou pra parte de teste propriamente dita, vou recortar as peças em papelão paraná mesmo só pra ver se funciona, mas enquanto não rola o teste ainda, vou fazendo o design dos componentes. É que eu já tenho uma ideia de como eu quero que o jogo pareça no final, vou recortar as peças em MDF 3mm. 
    Mas como eu disse, está bem verde ainda, tem que testar, ajustar, testar de novo... 
    Obrigado pela dica. Vou focar nas regras e ver se funciona de verdade primeiro!
    Valeu!

    1
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego31/08/17 22:16
    rodrego » 31/08/17 22:16

    Rodrigo Deus::Gostaria de começar com 3 perguntinhas:

    1- Vocês utilizam formulário de teste? Se sim, podem postar um modelo?

    2- Quais são os tipos de testes de jogos que existem?

    3- Indicação de leituras ou qualquer outro material em português?

    Cara, sobre formulários, eu sempre uso em playtestes fora da Mansão. As perguntas que faço são simples:
    - De 0 a 10, que nota vc daria ao jogo?
    A nota sozinha serve pra muito pouco, mas junto com várias outras, serve como termômetro de quanto as pessoas estão gostando do jogo - especialmente se vc tiver outros jogos para comparar
    - De qual aspecto vc mais gostou no jogo?
    É importante entender não só o que está funcionando, mas tb o que atraiu mais as pessoas, pra saber o que deve ser enfatizado. Além disso, isso ameniza o caminho pra próxima pergunta:
    - Se você pudesse melhorar uma única coisa no jogo, o que seria?
    Essa pergunta serve pra pessoa dizer o que menos gostou, de uma forma que ela se sinta a vontade pra falar, sem parecer que está criticando. As pessoas são muito reticentes nessa hora, não querem magoar, então formular a pergunta assim deixa ela mais confortável pra falar
    - Quer participar da minha  newsletter? Se sim, deixe seu email
    Assim o playteste se transforma tb  numa construção de rede, que vai ser ativada quando o jogo for lançado.
    Procuro evitar perguntas objetivas, de dar nota para quesitos, responder sim ou não, pq não consigo tirar nada de muito  valioso delas. Tb evito formulários longos por respeito ao tempo das pessoas. Esse formato é o que tem funcionado melhor pra mim até agora.
    Indicação de leitura: tem pouca gente escrevendo consistentemente sobre game design em português. Eu gosto do Roberto Pinheiro, do pinheirobg, ele tem regularidade e aborda muitos tópicos interessantes. Fora ele e a dica do Romulo (que eu nunca li!), é Mansão na veia!!!

    1
  • Humberto.Cotta
    2 mensagens MD
    avatar
    Humberto.Cotta31/08/17 23:46
    Humberto.Cotta » 31/08/17 23:46

    Rodrigo Deus::Responde quaaaaase tudo e obrigado pela fofura que me toca ;)

    Você tem indicações de material em português de game design voltado para jogos de tabuleiro?

    Oi Rodrigo,
    Cheguei tarde mas trouxe links:
    http://www.ludificador.com.br/
    Pode baixar o livro gratuitamente!
    Abração! 

    2
  • Rodrigo Deus
    2296 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus01/09/17 08:47
    Rodrigo Deus » 01/09/17 08:47

    rodrego::
    Rodrigo Deus::Gostaria de começar com 3 perguntinhas:

    1- Vocês utilizam formulário de teste? Se sim, podem postar um modelo?

    2- Quais são os tipos de testes de jogos que existem?

    3- Indicação de leituras ou qualquer outro material em português?

    Cara, sobre formulários, eu sempre uso em playtestes fora da Mansão. As perguntas que faço são simples:
    - De 0 a 10, que nota vc daria ao jogo?
    A nota sozinha serve pra muito pouco, mas junto com várias outras, serve como termômetro de quanto as pessoas estão gostando do jogo - especialmente se vc tiver outros jogos para comparar
    - De qual aspecto vc mais gostou no jogo?
    É importante entender não só o que está funcionando, mas tb o que atraiu mais as pessoas, pra saber o que deve ser enfatizado. Além disso, isso ameniza o caminho pra próxima pergunta:
    - Se você pudesse melhorar uma única coisa no jogo, o que seria?
    Essa pergunta serve pra pessoa dizer o que menos gostou, de uma forma que ela se sinta a vontade pra falar, sem parecer que está criticando. As pessoas são muito reticentes nessa hora, não querem magoar, então formular a pergunta assim deixa ela mais confortável pra falar
    - Quer participar da minha  newsletter? Se sim, deixe seu email
    Assim o playteste se transforma tb  numa construção de rede, que vai ser ativada quando o jogo for lançado.
    Procuro evitar perguntas objetivas, de dar nota para quesitos, responder sim ou não, pq não consigo tirar nada de muito  valioso delas. Tb evito formulários longos por respeito ao tempo das pessoas. Esse formato é o que tem funcionado melhor pra mim até agora.
    Indicação de leitura: tem pouca gente escrevendo consistentemente sobre game design em português. Eu gosto do Roberto Pinheiro, do pinheirobg, ele tem regularidade e aborda muitos tópicos interessantes. Fora ele e a dica do Romulo (que eu nunca li!), é Mansão na veia!!!

    Faltou a numero 2!

    1
  • Rodrigo Deus
    2296 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus01/09/17 09:16
    Rodrigo Deus » 01/09/17 09:16

    Humberto.Cotta::
    Rodrigo Deus::Responde quaaaaase tudo e obrigado pela fofura que me toca ;)

    Você tem indicações de material em português de game design voltado para jogos de tabuleiro?

    Oi Rodrigo,
    Cheguei tarde mas trouxe links:
    http://www.ludificador.com.br/
    Pode baixar o livro gratuitamente!
    Abração! 

    Obrigado!

    1
  • leandropires
    58 mensagens MD
    avatar
    leandropires01/09/17 09:17
    leandropires » 01/09/17 09:17

    Eu devo escrever em breve sobre os estágios de playteste que um jogo deveria ter. Não sei se é exatamente essa a sua pergunta, mas, se for, é só acompanhar o canal, que eu vou deixar o meu ponto de vista sobre o assunto... ;)

    0
  • rodrego
    343 mensagens MD
    avatar
    rodrego01/09/17 09:23
    rodrego » 01/09/17 09:23

    Não sei dizer quais categorias de testes existem. Na minha metodologia, que é muito mais empírica do que baseada em alguma teoria, e que veio que os demais mansioneiros tbm usam, são 3 fases:

    - jogar sozinho / com a esposa pra testar o conceito
    - jogar no seu grupo fixo de testes pra validar o que Vc pensou, identificar o coração do jogo, mudar de rumo e for o caso, pegar problemas de Down time, decisões ruins, etc e balanceamento
    - testar em eventos pra identificar travas no jogo que seu grupo, por já terem jogado muito, não identifica mais

    Fora isso, é como diz aquele post do Ignazy, que fez sucesso no facebook recentemente: todo teste tem que responder uma pergunta. Se Vc não está tentando responder uma pergunta, não está testando, só jogando.

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