@professor, dividi a classificação em Euro e Temático por achar mais didático para iniciantes e por ser uma divisão usada no boardgamegeek, mas como mencionei no fim do texto, atualmente grande parte dos jogos são híbridos, embora em alguns o tema seja mais presente do que em outros e mereçam ser chamados de jogos temáticos por ser sua característica mais marcante.
Sobre a segunda ressalva, jogar Euro exige planejamento, você precisa definir um objetivo a ser seguido e determinar o melhor caminho para chegar lá sem depender muito da sorte, considerando muitas variáveis. Essa é a característica marcante dos Euros, e exige um certo esforço intelectual para isso; se o candidato a jogador não consegue se divertir desta forma, jogos Euro não são a melhor opção para entrar no hobby (embora obviamente haja exceções). Observa-se que em nenhum momento falei que Jogos Temáticos são isentos de desafios intelectuais, mas apenas que não é a principal característica, existindo mais diversão na imersão na história e na interpretação de papéis muitas vezes.
De qualquer forma, após iniciar no hobby, o jogador ficaria cada vez mais ciente das mecânicas e começaria a entender melhor que traçar uma linha separando Jogos Temáticos de Euro não é simples, e que se você gosta de um dos gêneros pode também gostar do outro.