Previously on PinheiroBG...
O mês começou com uma Lição polêmica que um Game Designer não pode se casar com um tema, alguns exemplos recentes e antigos sobre jogos que mudaram de tema por uma razão ou outra. Essa foi a 23ª Lição da coluna Aprendendo Errando. Mas não terminamos as Lições por aí, tendo mais outras duas: Lição #24 no meio do mês, explicando um pouco sobre a caminhada humilde que é ser um Game Designer, com o título ligeiramente hostil de "A culpa é sua". E, no final da mês, a Lição #25 que explico como montar sua sell sheet. Por incrível que pareça é a Lição mais acessada até agora no blog, talvez por poucos Game Designers de fato conhecerem a utilidade das sell sheets. Portanto, se você não sabe do que se trata, recomendo bastante a leitura.
Foram retomados os esforços com Circulando, incluindo um vídeo de sua prototipação e a segunda parte do Playtest Experimental, que conta com um vídeo explicando como jogar. Infelizmente, a ideia não funcionou, mas tudo serve de aprendizado e, em Setembro, falarei um pouco mais sobre isso em mais uma Lição.
Divulguei também o resultado de um concurso de jogos que teve na GenCant (sim, GenCant, não GenCon). Se não está entendendo muio bem, recomendo dar uma olhada. O meu jogo não venceu nem foi finalista, mas foi um aprendizado bem bacana de como reduzir um jogo. Inclusive, o jogo é Print & Play e está disponível para baixar. Outro ponto positivo é que jogam de 1 até infinitas pessoas. Outra postagem importante do meio é sobre o Playtest PE, evento que acontece aqui em Recife para os Game Designers apresentarem e testarem seus protótipos. Como sempre, estarei presente, levando um bocado de protótipos para torturar os pobres jogadores.
Fechando esse resumo, também teve a terceira postagem da Coluna Prototipando, que acho que está ajudando um pessoal na criação dos seus protótipos. Sempre acompanhado de vídeo, essa vez foi mostrando como montar um Tabuleiro.
É isso, como sempre deem uma olhada no Desafio 100N desse mês.
Abraço e até a próxima.