Tradução do FAQ oficial: Link
IVAN
Um herói controlado por Ivan conta como um herói ou como um monstro?
Para todos os efeitos, o herói controlado ainda conta como um Herói de sua própria Guilda.
Ele não pode atacar outros heróis de sua Guilda.
Se ele mata alguém, sua Guilda recebe o crédito por isso.
Ele pode completar as missões.
Ele desencadeia as Reações da Guarda em Monstros normalmente, com uma exceção: Ivan não é considerado um Inimigo do herói controlado.
Digamos que um herói do jogador da Guilda Verde comece o turno em frente ao Ivan e resolve atacá-lo.
Ele não consegue dar dano suficiente para exterminá-lo.
O jogador da Guilda Azul, à direita do jogador da Guilda Verde, controla Ivan e resolve atacar (ele pode decidir não usar a reação de vingança, mas que graça tem isso né?)
Em seu ataque ele rola um crítico, terminando assim a ativação do herói que o atacou (ele não poderá usar seus pontos de movimento, já que começou sua ativação com um ataque).
A regra não é clara, mas eu considero que deve-se resolver o combate, com o herói podendo rolar sua defesa (inclusive rerrolagens).
Se o herói sobreviver, o jogador da Guilda Azul (que controla Ivan) ativa este herói como se se estivesse jogando para a Guilda Verde. (Para todos os efeitos, o herói controlado ainda conta como um Herói de sua própria Guilda).
Ele pode usar o herói para completar missões para sua própria Guilda (Verde, então, se vc é o jogador da Guilda Azul, pense bem antes de querer matar um monstro que garanta a conquista de uma missão)
Pode atacar os heróis das Guildas Vermelha e Amarela (ou Laranja, tanto faz) e outros monstros, com exceção do Ivan (mas se matá-los as moedas irão para a Guilda Verde).
Pode coletar marcadores de exploração (pense bem antes de querer movê-lo por espaços com marcadores de exploração, pois será a Guilda Verde que ficará com o item, mas levará o dano de uma armadilha, se for o caso).
Pode se mover para ficar disparando reações de guarda de outros monstros que não sejam o Ivan.
Pela descrição da habilidade Brain Burner, ele não poderá usar habilidade de herói ou efeito de cartas (p. ex. Grito de Guerra) que causem a ativação de outro herói. Se usar uma carta de ataque com esse tipo de efeito, considere apenas o dano causado (precisará de uma carta de ataque não exaustada e que deverá ser exaustada após o uso normalmente).
Assim que se esgotam as ações da ativação do herói controlado e caso o dano do ataque ao Ivan tenha sido suficiente para zerar seus pontos de vida, o jogador da Guilda Verde recebe as moedas ou até completa a missão de matar o Ivan, se for o caso no cenário.
Outra hipótese de usar o Ivan é achar a Tombstone card Villain on the Prowl, que permite ativar Vilões Menores como o Ivan.
Minha tática preferida ao controlar um herói de outra Guilda é usar seus pontos de movimento para disparar as reações de guarda do máximo de monstros que puder e terminar atacando algum monstro forte (que não seja objetivo de missão).
Espero ter ajudado.
Divirta-se!