hixsui::Digamos que hipoteticamente tenho uma nova empresa e quero trazer jogos de fora para o Brasil.
Como seria o processo para isso acontecer? A impressão de componentes do jogo é feita aqui mesmo e eu precisaria correr atrás disso ou isso vem já pronto e impresso lá de fora? Existe um padrão para esse tipo de publicação ou varia muito?
Será que podemos enriquecer um pouco esse debate? Não achei muita informação sobre isso nas minhas pesquisas.
Valeu pessoal, abraços!
Vou começar pela pergunta original.
Hixsui, antes de mais nada a primeira coisa que vc tem de ter em mente é que NADA está escrito em pedra. Tudo varia de empresa pra empresa e todas possuem uma forma de trabalhar.
Algumas jamais permitiram que você produza o jogo aqui, outras não se importam com o que você faça desde que pague os royalties então vai depender de empresa para empresa.
Se a empresa vai produzir uma versão multilingual onde vc vai entrar com o português, você não vai poder produzir aqui. Será produzido onde a empresa mãe desejar por que haverão mais de um idioma no jogo.
Se você vai produzir uma versão própria, poderá produzir no Brasil desde que a empresa permita.
O esquema de produção provavelmente vai determinar como vc remunerará a empresa gringa.
Se for produzir por conta própria, seja aqui no Brasil onde vc quiser, terá de pagar royalties sobre o volume de vendas, o lucro ou número de exemplares vendidos.
Se for produzir através da empresa mãe, ela vai embutir os royalties no valor que você pagará na produção. Então pra elas é mais interessante pra elas que você produza diretamente com elas uma vez que assim ela receberá os royalties de uma só vez. Não dependerá das suas vendas, do seu encalhe e nem precisará se preocupar com calote, afinal se você não paga, não produz.
Mas os cenários são muito variados como eu lhe disse. Temos aqui no Brasil empresas que produzem tudo lá fora, outras que produzem uma parte aqui e outra lá fora (a Mandala faz isso com muita competência) e outras que já produziram um jogo inteiro aqui no Brasil, como a Pensamento Coletivo e o Manhatan Project.
Nós da Redbox preferimos produzir tudo fora, na mesma fábrica da versão original para manter a qualidade inalterada e permitir o controle de cores que já é feito pela editora original e pela fábrica original. No entanto, quando o projeto é mais simples e depende da trinca básica caixa-manual-cartas como o Boss Monster, você consegue produzir com qualidade internacional aqui no Brasil se escolher bem os fornecedores.