Eis a minha analise:
Talisman é um jogo muito bonito e imponente. Não é muito popular no Brasil mas o adquiri depois de ler uma lista gringa de top boardgame clássicos. De fato ele é bem clássico. É um jogo impopular algumas vezes pois é um jogo de fantasia e rpg com alto valor de sorte, mas isso é o que gosto dele.
Não é um jogo de estrategia pra ficar muito tempo planejando ou prevendo as ações dos seus oponentes, nao se trata disso. Ele é um jogo bem pratico e dinamico em que os turnos fluem rapidamente entre os jogadores, e ainda sim pode ser um jogo longo que enche bem a mesa, ele consegue mesclar o tipo casual com o "heavy". Os personagens que você controla podem ser elfo arqueiro, anão, feitiçeira, druida, troll, guerreiro, padre, ladrão, assassino, sacerdotisa, mago etc; eles vão evoluindo conforme o tempo avança e ficando mais fortes para enfrentar as areas perigosas do jogo até chegar a coroa do poder e definir o vencedor. O sentimento é bem "rpgistico".
É um tipo casual mas ao mesmo tempo imersivo e pesado pois você interage e nao esquenta a cabeça pra joga-lo, e no entanto ainda apresenta certa dificuldade. O tema é maravilhoso e a arte das melhores.
O elemento sorte pode ser vencido com alguns mecanismos como pontos de destino ou magias, para enfrentar os momentos dificeis, assim o jogador nao se sente impotente diante do azar.
Cada personagem possui habilidades especiais que podem ser usadas pra sobrepujar os oponentes, bem como as magias e itens.
Um ponto negativo é a movimentação que pode irritar as vezes mas existem regras alternativas para melhorar isso se quiser, mas a movimentação padrão do jogo por outro lado pode dar uma sensaçao caótica que eu particularmente gosto, já que existem centenas de jogos com alta complexidade como os euros.
Qualquer pessoa pode jogar e é uma otima alternativa quando se quer um jogo mais profundo mas sem sair mto do quesito "diversão" que alguns jogos casuais podem trazer.
Certamente esse jogo merece mais atenção e pode ser muito competitivo nas mãos de jogadores experientes que gostam de ação e fantasia, sem precisar esquentar a cuca.