New Bedford é um jogo do designer Nathaniel Levan, lançado em 2016, de 1 a 4 jogadores e com duração média de 75min.
Situado em meados de 1800, a idade de ouro da baleação, New Bedford dá-lhe a oportunidade de construir a cidade do mesmo nome em uma comunidade próspera baleeira. Reúna recursos para adicionar edifícios com novas ações e navios baleeiros para ir à caça das baleias. Vá para mais longe para a melhor escolha, mas espere muito tempo e as baleias se tornarão mais difíceis de apanhar. E não se esqueça de pagar a sua equipe quando os navios voltarem! Equilibre cuidadosamente a gestão do tempo e o momento para ganhar mais pontos neste jogo de gerenciamento de recursos e colocação de trabalhadores.
Em mais detalhe, durante doze rodadas os jogadores se revezam colocando dois trabalhadores por turno, um de cada vez. O tabuleiro da cidade e o tabuleiro de caça à baleia contém ações básicas do jogo: a retirada de mercadorias (alimentos, madeira, tijolos), a venda de bens, construção de edifícios, ancoragem de navios, e a partida dos navios. Estas ações podem ser usadas várias vezes por rodada, mas o primeiro jogador a fazê-lo em uma rodada recebe um bônus, ou mais produtos, ou reduz o número de produtos pagos.
A maioria dos edifícios adiciona espaços de ação extras com novas ações, ações combinadas, e versões mais poderosas de ações básicas.
New Bedford é jogado ao longo de 12 rodadas, e cada rodada possui 4 Fases:
Fase de Ação
No ínicio do jogo, a cidade de New Bedford ainda não está muito desenvolvida, então só temos 5 lugares disponíveis:
Floresta: Coletar Madeira
Armazém: Coletar Barro
Fazenda: Coletar Alimentos
Prefeitura: Construir
Mercado: Vender Recursos
Há também o porto de New Bedford, onde temos 2 lugares disponíveis:
Estaleiro: Preparar um Barco
Cais: Lançar um barco previamente preparado no Estaleiro
Nestes espaços, não há um bloqueio como na maioria dos jogos de worker placement, ao invés disso, o primeiro que alocar seu trabalhador ali, ganha um bônus extra, que pode ser: Coletar 1+ Madeira, Coletar 1+Barro/Madeira/Suprimentos, Construir com -1 recurso, e Ganhar +1 moeda quando vender recursos, pagar -1 madeira para preparar um barco e pagar -1 alimento para lançar um barco.
Conforme novos prédios são construídos, novos espaços de alocação são disponibilizados. Os bônus dessas construções são muito poderosos, mas somente 1 trabalhador pode alocar naquela rodada. O dono da construção pode utiliza-la sem custo, porém, quando um oponente desejar utiliza-la, deverá pagar 1 moeda ao dono da construção.
Os jogadores vão se revezando, colocando 1 meeple e fazendo ação, tentando pegar Madeira e Alimentos para enviar seus barcos baleeiros ao mar.
Fase de Movimento:
Quando um jogador lança um barco para caça, ele deve pagar a quantidade de Alimentos e andar na “trilha” do alto mar a quantidade de alimentos correspondentes. Ou seja, se um jogador pagar 6 alimentos, ele anda até o primeiro espaço da trilha numero 6.
Na fase de movimento, todos os barcos em alto mar devem retornar 1 espaço para “trás”, em direção ao Cais. Em outras palavras, se um jogador lançar seu barco 6 espaços na trilha, seu barco terá 6 fases de caça (exceto se tiver menos que 6 rodadas para o fim do jogo).
Quando um barco retorna ao cais, o jogador deve pagar um “imposto” por cada tipo de baleia que estiver em seu barco. Cada baleia depois que “comprada”, vale uma pontuação no final do jogo. Caso o jogador não queira ou não consiga pagar o imposto, ele deve vender a baleia pela metada do seu “imposto” para o banco. Além disso, o jogador a sua esquerda pode comprar a baleia pagando o valor total do imposto ao banco.
Fase de Caça:
Se tiver pelo menos 1 barco em alto mar, então compra-se do saco um token de baleia +1 por barco em alto mar. Isto significa, que se tiver 3 barcos em alto mar, compra-se 4 tokens de baleias.
Há 3 tipos de baleias, e cada baleia tem um custo de “imposto” e um valor de pontos no final do jogo. Há também um token de “Mar vazio”, então há uma corrida para ver quem serão os primeiros a enviar seus barcos para a caça para ter prioridade na escolha das baleias.
Fase de Final de Rodada:
Meeples retornam aos jogadores e passa-se o token de primeiro jogador a esquerda. Move-se o token de baleia para contagem de rodadas.
Final de Jogo e Pontuação:
Após a 12ª rodada, a fase de movimento é feita até todos os barcos terem a oportunidade de “comprar” as baleias em seus barcos.
Então conta-se os pontos do jogo:
1 ponto por cada construção.
1, 2, ou 4 pontos por baleia.
Pontos bônus por prédios.
1 ponto a cada 5 moedas.
O jogador que tiver maior pontuação no final do jogo é o vencedor.
Considerações Finais
New Bedford é um jogo de alocação de trabalhador “raíz”. Sua mecânica é simples, aloque um trabalhador e realize a ação correspondente. Como cada jogador terá apenas 2 meeples por todo o jogo, as rodadas são bem rápidas, com pouco downtime. Além disso, o jogo só dura 12 rodadas, o que o torna um jogo muito rápido mesmo em 4 jogadores.
O tema, apesar de diferente, é bem encaixado na mecânica, e a ações fazem sentido tematicamente. Os componentes são de boa qualidade, mas poderiam ser melhores, mas nada que atrapalhe a jogatina.
O que gostei, é que os jogadores estão sempre tentando maximizar sua ações, então tem que saber a hora certa de fazer uma ação, para receber os bônus por ser o primeiro jogador a fazer a ação em determinado local. Outra coisa, é que deve-se ponderar qual prédio construir, se este prédio beneficiará mais os seus adversários do que você mesmo. Se é melhor ir para o alto mar caçar baleias ou juntar dinheiro e comprar as baleias de quem não conseguir pagar o imposto.
Além disso, há uma boa dose de sorte na fase de caça as baleias, pois podem vir tokens de mar vazios, e de acordo com a caça de baleias, mais tokens de mar vazio vão ficando dentro da bolsa, simbolizando a extinção de baleias no final do século XVIII.
Gostei bastante do jogo, rápido, estratégico e com uma boa dose de sorte, e um tema incomum que é bem amarrado com as mecânicas.
Nota Final: 7.5