Bianko::(TÓPICO OFICIAL)
Segue abaixo tópico para tratarmos as explicações e correções do Terraforming Mars. Antes de tudo, vale fazer a seguinte observação:
As cartas que estão no arquivo para correção serão reimpressas (link abaixo) e disponibilizadas sem custos adicionais. Ainda não temos o prazo oficial da fábrica, mas será enviado para teste de cor nos próximos dias. Vamos estimar as datas tão logo a fabrica retorne, mas em uma conversa preliminar, nos deram um prazo de produção/envio de 45 dias (previsão de finalização - final de agosto/17). Isso pode nos dar a possibilidade de entregar as correções em Setembro/17. Mas manteremos esses prazos atualizados em conversas futuras.
CARTAS CORRIGIDAS
ERRATA E EXPLICAÇÕES (FAQ)
Algumas dúvidas podem surgir durante uma partida de Terraforming Mars. Vamos tentar sanar a maior parte de suas dúvidas:
- Nas cartas
* Comprar/pegar/sacar cartas: salvo duas exceções, veja abaixo, comprar, pegar e sacar são usadas como sinônimos para a ação de retirar uma ou mais cartas do topo do baralho de Cartas de Projeto. O jogador não deverá pagar os custos pelos projetos adquiridos dessa forma.
* Comprar ou descartar: duas cartas, Associação de inventores e Rede de negócios, permitem ao jogador ver a carta do topo do baralho de projetos. Caso ele queira ficar com o projeto, terá de pagar o valor habitual pelos projetos (3M$). Do contrário, o jogador deverá descartar a carta. Ou seja, quando você tiver a OPÇÃO de ficar com a carta, ela deverá ter seu valor pago.
- No manual
* Colocação de tiles: segundo o próprio designer do jogo, o jogador não pode utilizar uma carta de projeto que manda colocar um tile no mapa e que não possa ser colocado. A exceção para isso são cartas que dizem respeito a tiles de oceano, se todos eles já tiverem sido usados.
* Variante Solo: caso não tenha ficado claro, você inicia uma partida Solo sem nenhuma produção de recursos, exceto pelo que sua corporação dá a você.
Caso encontre alguma outra situação, nos informe e vamos construindo este FAQ de forma a colaborar com o avanço da terraformação de marte.
Obrigado pela mensagem e especialmente pelo pdf. Gostaria de saber como poderemos requerer as cartas novas. Além disso, a carta 'Potenciadores Virais' diz "ganhe 1 planta", deveria ser "ganhe 1 de planta", não? Vide outra carta corrigida, 'Árvores'. Ainda sobre as cartas corrigidas, a carta 'Direitos de Mineração' diz "Coloque este tile em uma área com um bônus de aço ou de titânio. Aumente essa produção em 1 nível", eu devo colocar o tile mencionado numa área com bônus de aço ou de titânio de UM (quantidade), ou colocar o tile em uma área com um bônus qualquer de aço ou titânio? Finalmente, uma dúvida sobre o jogo de modo geral (minha esposa e eu estamos prestes a começar a terceira partida), quando lê-se numa carta qualquer que o requerimento é x tiles de oceano ou a temperatura em x graus, significa que eu só posso utilizar aquela carta quando há EXATAMENTE x tiles de oceano em jogo ou a temperatura está EXATAMENTE em x graus?
Agradeço.