anjocaido::renato_cec::Boa tarde, Hélio. Tudo bem?
A expansão só virá na 2ª Edição mesmo. A Geeks N' Orcs descontinuou a 1ª Edição, tem mais informações aqui: https://geeksnorcs.com.br/expansao-navegar-e-preciso/
Eu sou suspeito pra falar, mas eu acho que vale bastante comprar essa nova edição. Mudou muito o visual do jogo e a expansão vale a pena.
Abraços,
Renato Simões
Olá Renato.
Imaginei e achei mancada da Geeks N' Orcs! Todas as 228 pessoas (contando só as que estão cadastradas na Ludopedia) terão que comprar a 2° edição para ter a expansão? A resposta é sim!
Mas ok! Obrigado pela resposta.
Grande abraço.
Fala, Hélio. Beleza?
Então, cara, eu trabalho na Geeks N' Orcs, mas não nessa área de marketing e tudo mais, eu trabalho no desenvolvimento de produto, aí minha função é um pouco diferente, mas posso tentar explicar melhor algumas coisas.
Em primeiro lugar, quero esclarecer que, apesar de ter esgotado e ter feito certo sucesso, o Piratas! (1ª edição) tem apenas 500 e poucas unidades nas mãos das pessoas por aí, portanto, uma tiragem muito pequena, limitada. Esse fato sozinho já inviabilizaria o lançamento de uma expansão para o jogo base sendo vendida separadamente. Mesmo trabalhando com um reprint, suponhamos, de 1000 unidades, ainda assim seriam poucos clientes para a tiragem mínima de uma expansão como essa, que também é de 1000 cópias. Com isso, o pessoal da Geeks N' Orcs viu uma oportunidade diferente, de trazer o Piratas! novamente, agora com todo o trabalho de produto que ele merece (esse trabalho foi meu), mudando várias coisas no jogo pra deixá-lo mais próximo dos padrões exigidos pelo mercado brasileiro em 2017, que lá em 2015 não foram possíveis ser atendidos e não eram tão altos.
Da impossibilidade de se fazer uma expansão separada do jogo base, surgiu a ideia de se transformar o que era o Piratas! de 2015, em algo melhor e mais completo, dentro dos novos padrões exigidos pelos jogadores e com mais mecânicas, que viessem como um "plus" para o que seria a nova experiência de se jogar Piratas!.
Eu entendo a chateação com o fato, mas gostaria de salientar que o jogo base não sofreu mudanças de mecânicas, ele apenas ganhou mais tesouros e perdeu 1 carta de canhão de 1 tiro. O efeito de aumentar os tesouros pode ser conseguido também ao diminuir-se o número de tesouros necessários para a vitória, mudando para 4 em 5 ou 6 jogadores.
De qualquer forma, espero que goste da nova edição e, com ela em mãos, veja que valeu a pena a escolha por uma nova edição, não somente um reprint.
Abraços,
Renato Simões