hildebrando::Herbertph::Bioamn::Herbertph::Eu acho que essa definiçao é o de menos, mas... Nao é 4x mesmo nao rsrs
É um jogaço, mas a galera se empolga tanto que começa a acrescentar o desnecessário.
Mas ate comentamos disso no programa. A culpa é do Stegmaier. No primeiro paragrafo da campanha de kickstarter ele fala que o jogo é 4x. E nesse momento começou a primeira guerra mundial dos boardgames.
Bem isso mesmo. Acho que boa parte dos haters é por esse fato. Venderam o jogo como 4x e gerou uma expectativa que não foi atendida. Como isso não faz diferença pra mim, eu adorei esse jogo.
Eu não acompanhei a campanha na época, achei que tinha muito hype em cima. Decidi esperar e ver algumas opiniões. Quando o jogo saiu as opiniões eram muito polarizadas. Mas algumas coisas me chamaram a atenção.
A primeira foi que quem não curtiu foi justamente por uma expectativa não atendida. Outra opinião recorrente era que o jogo não era original. O Euphoria e o Viticulture já guardam alguns traços em comum, que eu considero a marca pessoal do designer.
Decidi dar uma chance ao jogo por conta de ser um jogo estratégico e que rodava bem com o número máximo de jogadores. E realmente fiquei surpreso como o jogo funciona bem e diverte. O que me incomoda é o fim de jogo, mas vejo essa característica em outros jogos do Jamey. Essa última expansão tem jeito de consertar isso. Outra coisa que também incomoda é que se um jogador dispara na popularidade, quem ficou para trás dificilmente de recupera. Mas pela duração do jogo acho q isso aparece como um problema menor.
Mas com tudo isso, curti o jogo e quero jogar mais. Falar da arte do jogo é chover no molhado, ele é lindo demais.