Existem alguns jogos que quando lançados passam pela maior ‘hype’ e você pensa “nossa, que exagero, logo mais essa galera desencana desse jogo” e este não é o caso aqui. Agricola é um dos jogos mais aclamados do gênero europeu e desde seu lançamento (2007) ainda não perdeu uma gota de seu brilho.
Em Agricola você é um fazendeiro morando em uma simples cabana de madeira com sua esposa competindo por ações com outros jogadores para desenvolver a fazenda mais prospera.
Em Agricola cada jogador começa com uma fazenda de 20 espaços onde 2 deles são ocupados pela sua casa de 2 quartos onde ficam seus dois trabalhadores iniciais. Com estes trabalhadores (marido e esposa) cada jogador em sentido horário, ira colocar um trabalhador em uma espaço de ação, onde por exemplo pode ser, construir cercas, coletar recursos, construir quartos, aumentar sua família e algumas outras possíveis ações diferentes e assim vai até todos tiverem colocado todos seus trabalhadores e isso conclui o round. Serão 6 estágios, primeiro com 4 rounds, segundo com 3, os próximos 3 com 2 rounds e o ultimo estagio com 1 round (total de 14 rounds) e todo ultimo round de cada estagio é marcado por uma colheita.
Explicando assim, o jogo parece bem simples... por que na verdade, ele é.
O jogo tem duas possíveis formas de ser jogado, uma é a simples, o jogo sem as cartas (já vou falar dessas cartas) e sem as cartas, o jogo é praticamente independente de idioma e o jogo fica ainda mais simples e mais rápido, ao mesmo tempo que fica ainda mais difícil você conseguir fazer todas as ações que você quer.
A outra, cada jogador recebe 7 cartas de Occupation e 7 de Minor Improvements aleatoriamente de uma pilha com diversas cartas de Occupations e outra com diversas cartas de Minor Improvements. Você pode usar estas cartas indo nos espaços de ações no tabuleiro que te permitem usar essas cartas e elas te garantirão benefícios.
Em resumo, todo novo round aparece uma nova ação disponível no board e no final de 14 rounds quem tiver mais pontos é o vencedor.
1) Componentes: Ótimos! Tudo é bem clean e prático, ótimas cores e um jogo bem chamativo e espaçoso na mesa.
2) Tema: Muito legal. Você tem uma fazenda e esta trabalhando nela e conforme o jogo passa você verá sua fazenda cada vez mais cheia e mais bonita, vários filhos, vários animais, muita plantação e é claro, muita prosperidade
3) Mecânica: Amigável e excelente! A mecânica é incrivelmente simples, como disse anteriormente, você pega seu trabalhador e o coloca em um espaço de ação (Worker Placement) e resolve a ação neste lugar. E a cada novo round, aparece um novo espaço de ação, ou seja, as necessidade vão aumentando, as possibilidade vão aumentando, e sua família também pode aumentar dessa forma te proporcionando mais ações.
4) É divertido? MUITO! Ao mesmo em tempo que não há tanta interação entre os jogadores, você dificilmente consegue a ação que quer e isso te força a tomar novos caminhos.
Neste jogo você sempre se vê “ah, agora vou fazer aquilo e aquilo” e os outros jogadores vão e usam essas ações e você é obrigado a seguir um novo caminho neste round. Por ser um jogo europeu você não verá conflitos diretos nesse jogo, ou seja, nada de matar ou sabotar diretamente os outros. Se você gosta de um jogo assim, onde voce compete intelectualmente com os outros sem nenhum fator aleatório te atrapalhando, este é definitivamente o jogo para você.
O Agricola possui também algumas expansões que adicionam mais cartas ao jogo.
Egon 'Ryusora' Carvalho