elinard::@parma, @redbox, vimos na matéria, que pagamos muito imposto, e por vezes pagamos esse imposto duas vezes (ICMS).
Algumas editoras, são da mesma cidade, ou do mesmo estado, você já pensarem em se articular para chegar nos governantes e solicitar ajuda fiscal? Isenção de alguns impostos? Sei que não é fácil, mas é algo a ser conversado. Tentar colocar os boardgames na mesma categoria que os livros, cujo os impostos são diferentes....
Infelizmente não é algo tão simples e fácil de se fazer. Os jogos de tabuleiro são classificados fiscalmente no Brasil como brinquedos e temos toda uma proteção da indústria nacional contra a produção estrangeira. Quem detém o poder político para influenciar esse tipo de decisão não tem interesse na mudança do status atual.
Quanto a produção de jogo nacional ou na planta industrial brasileira, muitas vezes as editoras que licenciam não nos autorizam a produzir aqui e outras vezes nem mesmo seria possível essa produção por conta da qualidade da produção. Mas isso depende de empresa para empresa.
A produção de jogos 100% nacionais, inclusive com autores brasileiros, é algo que também vai depender de cada empresa, mas ficaria dependente dos tipos de componentes empregados no jogo para se decidir sobre produção interna ou externa. De todo modo, se não há o custo dos tributos na importação, há o chamado "Custo Brasil" que inviabiliza qualquer indústria nacional de competir com a China, por exemplo.