São 3 perguntas que você fez, e apenas quem jogou os dois jogos pode realmente traçar uma boa análise às suas perguntas.
Bem, eu não me encaixo nesse plantel de pessoas porque ainda não joguei o Caverna, então não posso e nem devo opinar sobre o mesmo.
No entanto, para mim, o Agrícola é ótimo, um jogo extremamente temático, pesado na estratégia mas não muito complicado nas regras, alimentar os trabalhadores realmente é um processo trabalhoso - não sei se isso é uma característica dos jogos do autor, Uwe Rosenberg, pois tenho o Le Havre e a fase de alimentação, apesar de bem menos trabalhosa/punitiva do que o Agrícola, também pode travar as estratégias de algum jogador, caso a alimentação seja má executada. Enfim, não sei se o Caverna substitui o Agrícola (já li reviews que dizem que não e que tendem a preferir pelo Agrícola).
Qual amigável para novos jogadores? também teria que ter jogado o Caverna para saber, mas o Agrícola, apesar de ter regras relativamente tranquilas, não é, (nunca o joguei no modo família). Muitas cartas e textos (o que pode ser uma restrição pelo inglês para alguns jogadores e, por isso, aguardo mais ansioso a vinda desse em português que o Caverna), muitos recursos para administrar e caminhos variados para vitória, estratégia pesada e que apenas a experiência no jogo poderá lhe possibilitar um bom planejamento. Sei que não respondo sua questão, mas talvez possa servir de parâmetros para algumas dúvidas ou reflexões sobre os jogos.
E para finalizar, os maiores fatores dependerão de você e seu grupo, afinal, serão vocês que irão se divertir jogando um dos dois (caso tenham interesse em adquirir pelo menos um deles).
att
Leandro