yscalybur::O tópico sobre o DOW, acabou por me conflitar sobre essa questão.
É possível cometer atitude ant-jogo, mesmo sem quebrar as regras? Ou ant-jogo é o mesmo que jogar com regras de forma errada?
Que bom exemplo de ant-jogo temos em boardgame?
Supondo que ao jogar poker, de repente eu de um tapa nas fichas da mesa pra voar no chão, deixando impossível saber de quem eram. Sabendo que não tem regras dizendo que eu não podia fazer isso, que nome se da pra minha atitude?
Interessante esse tema, mas provavelmente é questão de opinião.
Acho eu começaria com um conceito bem simples de que um jogo. Algo como uma atividade, com regras específicas e que visa entreter.
Partindo desse conceito eu definiria de forma simples que o anti-jogo seria algo que interfere com esses pressupostos. Ações que atrapalhem a atividade, ignorem ou violem regras e/ou tentem impedir o entretenimento poderiam ser exemplos de atitudes anti-jogo.
Se o manual não diz para você não derrubar a mesa, ainda sim isso atrapalharia a atividade, eu consideraria uma atitude antijogo. Outro exemplo é que jogos com recursos ou dinheiros não costumam dizer NÃO ROUBE, mesmo assim roubar desestruturaria o conjunto do jogo se ele não envolvesse roubar.
Agora as questões que eu acharia mais interessantes seriam outras:
1- Seria o conceito de atividade ou entretenimento o mesmo para todos que estão jogando com você?
2- Você conhece quem você convida para jogar e o que esperar deles?
3- É possível definir antes do jogo que atitudes mesmo permitidas não seriam legais?
4- Se todos combinarmos uma regra nova ou optarmos por não usar uma regra original do jogo (house rules por exemplo) seria anti-jogo?