Fugiu a regra? não? então ta valendo =].
O cara tinha uma decisão a tomar, o jogo mandou ele tomar uma decisão oras, porque pra você a decisão correta era ele deixar você (ou alguém) ganhar? Eu sou de lua para jogos, mas minha mesa é bem aceptivel a qualquer situação, nesse caso a gente ia virar a mesa ASIUDHASUID mas nada impediria outras partidas, não vi em nenhum momento algo que me impedisse de jogar com ele novamente.
O caso do battlestar é mais complicado, o cara jogar de cylon pra causar ou o outro que era cylon não fazer sua função, nesse caso você está atrapalhando o fluir do jogo, você tem um personagem a retratar ali, agora o DoW ele traz mas essa ambição pessoal, você tem o poder nas suas mãos de ser um cara bonzinho que pensa na colonia ou ser o cara egoísta que pensa em si mesmo, independente de ser um traidor ou não ^^.
Inclusive isso pode ser retratado nas cartas +18 da expansão, uma que diz que cada jogador deve contar uma situação constrangedora que ninguém conhece, caso ele não quiser fazer todos perdem algo (um equip ou cai em moral, não me lembro) então ao seu ver ninguém poderia optar pela segunda opção? porque se você não é traidor você tem que contar algo pessoal seu pro jogo "fluir" ?
Para mim o caso perdido é o cara que rouba =] tipo love letter, a carta 3 você questiona se o cara tem X carta, ele pode falar que não tem e se safar, mas se a mesa pega esse cara com certeza nunca mais joga comigo, porque ai entra a questão do "o importante é se divertir, é só um jogo" sim, mas o cara roubou e quebrou o jogo, tirou a diversão de todos, é tenso.