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  4. Lançamento do jogo Scippio

Lançamento do jogo Scippio

Scippio
  • avatar
    Legiao_Jogos09/05/17 14:22
    avatar
    Legiao_Jogos
    09/05/17 14:22
    28 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8da6c_6vwga6.jpg


    É com muito orgulho que anunciamos o evento de lançamento do nosso primeiro jogo, o Card Game Scippio!
    Neste jogo para quatro jogadores, você e seu parceiro farão o papel dos irmãos e generais cartagineses Aníbal e Asdrúbal, enquanto os oponentes serão Fabius e Publius, cônsules romanos. Contudo, nenhum dos quatro jogadores tem tropas ou condições  de vencer a guerra sozinho. Conseguirá você vencer esta guerra que mudou os rumos da historia da humanidade?

    Nos próximos dias, vamos publicar aqui na Ludopédia os diários de como foi fazer o jogo, as regras e mais imagens do jogo. Espero que vocês gostem do jogo tanto quanto nós estamos gostando de fazê-lo! Se você mora em Teresina ou em uma cidade próxima, está convidado para prestigiar o evento e ver o jogo em primeira mão. Abraços e obrigado pela atenção.

    4
    0
    10
  • ftola
    72 mensagens MD
    avatar
    ftola09/05/17 14:25
    ftola » 09/05/17 14:25

    Pow,
    arte excelente, tema legal. Parabéns.
    Vamos ver o gameplay :-)

    0
  • Legiao_Jogos
    28 mensagens MD
    avatar
    Legiao_Jogos12/05/17 06:14
    Legiao_Jogos » 12/05/17 06:14

    Diário de Desenvolvimento - 1 de 3

    Nossa história começa no segundo semestre de 2016, quando resolvemos (eu, minha esposa e meu sócio Pablo) criar a Legião Jogos (que na época nem tinha nome). A empresa surgiu no momento em que percebemos que o Eleições 20XX (aliás, a criação do Eleições é história para outro momento) tinha potencial de mercado. Porém, um dilema logo surgiu - o Eleições era muito grande e caro para ser nosso primeiro projeto, e tinhamos medo de o fato de eu ser um game designer novato e completamente desconhecido pesasse negativamente no nosso primeiro financiamento coletivo (sim, vai pesar, mas acho que menos agora que se eu tivesse partido direto para ele). Precisávamos de outro jogo, um jogo que fosse mais leve e barato, que desse para fazer com nossos próprios recursos, para colocar nosso nome "no mapa" do BG nacional. E agora, como fazer para resolver essa bronca?

    Socorro, vovó!

    (não, essa história não tem nada a ver com a minha avó, embora jogar a abertura desse desenho meio que denuncia a idade da gente)

    Acabei por apelar para minha infância e resgatar um jogo que eu aprendi a uns 20 anos ou mais. Tudo começou em uma casa de praia que eu sinceramente não me lembro nem quando nem onde foi, mas na qual eu aprendi um joguinho de baralho muito legal, que chamavamos à época de Skip. Duas coisas me impressionaram nele - e me impressionam até hoje: como era divertido e como ninguém conhecia o jogo: Eu o ensinei incontáveis vezes nos anos que se seguiram e ninguém nunca tinha ouvido falar de algo parecido. Acabou que me veio a idéia de que com uma melhorada nas regras e uma atualização temática daria para utilizar as mecanicas basicas dele para criar o nosso primeiro boardgame e ele conseguiria atender àquilo que a gente precisava.

    E assim foi feito. Me inspirando na série de estréia do pessoal do Extra History (aliás recomendo muito assitir os episódios do Extra Credits, que, apesar de serem voltados para jogos digitais, ainda tem boas lições para design de jogos de tabuleiro)  para o tema, comecei a trabalhar no que viria a ser o Scippio. O tema, para mim, casou perfeitamente com a mecanica basica do jogo: A ideia dos dois jogadores serem um time e terem que agir em dupla sem poder se comunicar diretamente. Nas Guerras Púnicas da vida real, e na historia militar de Roma como um todo, existiram vários momentos assim. Na República Romana, quando dois cônsules lideravam a nação, se os dois estivessem no campo de batalha, eles comandavam o exercito em dias alternados, cada um tentando atingir seus objetivos individualmente e tentando tomar a glória para si, ou então eles dividiam o exército em duas metades independentes.

    E que haja jogo!

    Então criamos o primeiro prótipo, fomos jogar e.... o jogo saiu uma porcaria. Pra falar a verdade, era simplesmente entediante.O jogo original tinha bem menos regra e era muito caótico, e tentando colocar ordem nesse caos eu acabei por criar regras que deixavam o jogo muto travado, previsível e lento. As pessoas jogavam, e a impressão delas ao final era... meh. Nada que chamasse muito a atenção. Manter os olhos e os ouvidos bem abertos para o feedback dos playtesters, seja ele verbal ou não, (aliás acho que o feedback não verbal muitas vezes é até melhor; as pessoas tendem a não conseguir verbalizar com perfeição tudo o que sentiram durante o jogo, por vários motivos) é lição importante para qualquer designer, especialmente de jogos analógicos. Se alguém aí que está lendo essas palavras se interessar em se tornar um game designer também, a principal dica que eu posso lhe dar (além de "vá jogar o máximo de jogos que der") é "não tenha medo de mudar suas regras ou seu jogo quantas vezes for necessário".

    Assim, começamos a atacar os problemas que sentimos durante os playtests e fomos refinando as regras até chegar no ponto que estão agora, o ponto em que sentimos que o jogo está bom o suficiente para ser publicado. Estou muito satisfeito com o resultado final, não só das regras, mas da arte e da produção, e logo logo vocês vão poder ver com mais detalhes o que estou falando. Aliás, por falar em ver, nosso próximo diário será sobre a arte do Scippio, escrito exatamente por um artista fantástico que vocês talvez já conheçam: o talentoso Arthur Mask. Vejo vocês lá!

    Bônus: O manual do jogo será upado na página do Scippio jajá.

    Bruno Carvalho

    EDIT: Link para o manual do jogo ativado.

    1
  • Legiao_Jogos
    28 mensagens MD
    avatar
    Legiao_Jogos15/05/17 20:35
    Legiao_Jogos » 15/05/17 20:35

    Diário de Desenvolvimento - 2 de 3

    Bruno Carvalho:

    Então, você é game designer e começa a fazer um jogo de tabuleiro, quando se dá conta da sua completa incapacidade de desenhar qualquer coisa que não seja bonecos palito. Será este o fim do seu sonho de criar jogos? Claro que não, pois existem vários ilustradores talentosos por aí, como o grande Arthur Mask, que criou a arte do Scippio. Não gostaríamos de fazer um diário sobre a arte sem chamá-lo, então tome do microfone aqui e fique a vontade, Arthur!

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/4dd39_82688_m.jpg

    Arthur Mask:

    Eu já trabalho com ilustrações a uns 12, 13 anos, ilustrando revistas, livros, editoriais, e games digitais. Acredito que alguns anos atrás, 2, 3 anos atrás, comecei a trabalhar com board e card games. Tudo começou com um card game para o reino unido, que inclusive ainda nao foi lançado. Foi um dos projetos mais bacanas que ja ilustrei. Daí outras empresas foram se interessando e me contratando par afazer a arte dos jogos deles. Iustrei recentemente o ''Sonhando com Alice'', outro de fantasia que ainda nao foi lançado (eles estavam definindo o nome ainda), e então o pessoal da Legião me chamou pra trabalhar no projeto do Scippio.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4d89a_1qrcle.jpg

    É bom trabalhar com um período histórico como esse porque existem várias referências na internet, e a partir das imagens de referência que eu recebi e da pesquisa dos trajes da época fomos criando as artes. Um exemplo dessa transformação foi a carta do senado, que pegamos ideias de quadros que representavam os debates políticos da época e transformei numa ilustração que fosse de acordo com o estilo próprio do jogo (vocês podem ver o antes e depois abaixo):


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6bd22_1qrcle.png

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/88540_1qrcle.jpg

    Mesmo abstraindo a historia de alguma forma, pensei em sempre ter ''times'' nas cartas, sempre algo como time vermelho e time roxo para ficar mais claro para o jogador quem é quem e criar uma história a partir dos desenhos. É possível ver um exemplo disso na carta abaixo, que representa os combates navais da época:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1e1f1_1qrcle.jpg


    Das artes que vocês encontrarão no jogo, as minhas preferidas foram, além da capa (a primeira arte do post), as quatro abaixo : "Hannibal Atravessa os Alpes", "Combate nas Montanhas", "Recrutando Mercenários Gauleses" e "Combate nos pântanos da Eritréia" . Elas, pra mim, foram as que melhor representam o período e as que eu fiquei mais satisfeito com o resultado final. Espero que vocês tenham gostado delas tanto quanto eu. Por fim, quem quiser ver mais do meu trabalho, pode usar os links para o meu portifólio. Abraço a todos e obrigado pela atenção!



    https://www.facebook.com/arthurmaskart/
    http://thurz.deviantart.com/
    https://www.behance.net/arthurmask


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0adaa_1qrcle.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/80259_1qrcle.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/64443_1qrcle.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2ee15_1qrcle.jpg

    Bruno Carvalho:

    Até o próximo diário, quando vamos falar sobre os desafios da produção do jogo e a parte mais "física": protótipo, papel, gráficas, esse tipo de coisa.

    1
  • Dannous
    112 mensagens MD
    avatar
    Dannous15/05/17 23:09
    Dannous » 15/05/17 23:09

    Tive o privilegio de jogar o protótipo, e posso garantir que o jogo é bonito, divertido e com certeza tem espaço em qualquer coleção.

    0
  • rodrigozouss
    142 mensagens MD
    avatar
    rodrigozouss17/05/17 18:04
    rodrigozouss » 17/05/17 18:04

    Arte fabulosa! Belíssimo trabalho, parabéns! 

    0
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Scippio - Lançamento do jogo Scippio
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