"A grande tempestade começou bem antes da meia-noite do dia 08 de Agosto. Relâmpagos golpeavam repetidamente todas as partes da cidade, e duas notáveis bolas de fogo foram relatadas. (...) Nada definido podia ser visto na noite sem iluminação, apesar de alguns espectadores que olhavam para o alto acharam ter visto uma grande e densa escuridão se espalhando pelo céu da noite..."
- H. P. Lovecraft, "The Haunter of the Dark"
Houve tantos sinais. Porquê nenhum deles foi ouvido? Você tentou avisá-los que a prisão de G'harne estava falhando na África. A mídia, a polícia, até os famosos professores da Miskatonic University, todos eles trataram você como se fosse um lunático e o atiraram para a rua. Mesmo agora, fumaça acre e o cheiro da morte pesados no ar, e ninguém olha para trás para os horrores escondidos entre as ruínas da cidade. Nenhum deles queria acreditar que tal nível de devastação poderia ser realizado no mundo por forças tão pouco conhecidas pelas mentes do homem.
Alguém precisa enfrentar estes horrores e mandá-los de volta. Alguém precisa impedir que Shudde M'ell desperte. Ninguém ouviu, e agora você marcha firme para as ruínas da cidade que você tentou salvar, determinado a encontrar alguma pista que ajude a selar a antiga criatura de uma vez e por todas.
Na expansão
Cities in Ruins de
Eldritch Horror, Shudde M'ell, o progenitor dos temíveis Cthonianos, se vira e contorce com os ciclos de seus sonhos. A frágil existência da humanidade é ameaçada conforme este ser de outro mundo fica mais perto de despertar do que nunca. Cidades caem e tempestades tomam o globo enquanto Shudde M'ell destrói as entranhas do planeta. Poderão alguns valentes investigadores espalhados pelo globo realmente esperar ficar frente esta aterrorizante monstruosidade e a devastação definitiva que ela está trazendo?
[A CIVILIZAÇÃO DESMORONA]
Horríveis desastres surgem como praga no mundo inteiro conforme Shudde M'ell se contorce nas profundezas sob o Coração da África. O mundo deve resistir a estes ataques enquanto ele tenta despertar. Uma novidade da expansão Cities in Ruins, cartas de "desastre" representam todas as formas com as quais o Ancião deixa sua marca em um mundo insuspeito. Sidney pode explodir em chamas, deixando nada além de prédios em cinzas para trás. Tóquio pode sofrer com enchentes além de qualquer recuperação, a cidade afundando em um tsunami de proporções jamais vistas.

A massa disforme de Shudde M'ell ainda dorme nas ruínas de G'harne, mas seus sonhos são tão perigosos quanto seus movimentos sob o solo. Portais para reinos alienígenas podem surgir por todo o mundo conforme os sonhos da criatura rasgam o tecido da realidade.
Desastres acontecem conforme o despertar de Shudde M'ell se aproxima, e algumas das cartas de Prelúdio incluídas em Cities in Ruin podem trazer ruína para o mundo com mais frequência ainda. Investigadores que enfrentarem o Prelúdio "Apocalypse Nigh" (Apocalipse Iminente) vão encontrar muito mais Desastres cada vez que a trilha de Perdição se aproximar do despertar do Ancião. O Prelúdio "Fall of Man" (A Queda da Humanidade) adiciona mais Desastres usando o marcador de Presságio, ligando a fúria do Ancião ao próprio cosmo. Na verdade, não existe lugar para se esconder da tempestade que se aproxima, neste mundo ou em qualquer outro!

Enquanto os Desastres tomam forma, nenhum é tão terrível quanto os eventos que devastam uma cidade inteira! Quando uma cidade é devastada, ela não é mais considerada como um Espaço de Cidade, e todos os marcadores de Expedição referentes a ela são removidos do jogo. Investigadores que estiverem em uma cidade quando ela for devastada sofrerão terríveis consequências e as ruínas fumegantes da cidade nunca mais serão o que eram antes. Se todas as nove cidades forem devastadas pela monstruosidade cthoniana, então o jogo acaba. Afinal, o que resta para defender quando o mundo inteiro é ruína e destroços? Os investigadores deverão correr para impedir o despertar da criatura custe o que custar!
[ROLAND BANKS ESTÁ NO CASO]
Roland Banks é o agente mais "dentro das regras" que um agente poderia ser, mas ultimamente estas regras contam uma história que não vai acabar bem. Nos últimos meses, rumores têm sido espalhados em pequenas cidades e vilas têm desaparecido inteiras, sem deixar rastros. Eventualmente, aqui ou ali, algum sobrevivente enlouquecido surge, balbuciando sobre criaturas do subterrâneo.

Conforme o tempo passa, o pânico e destruição pioram. O mundo todo parece tremer com desastres ultimamente, e enquanto alguns parecem ser naturais, Roland Banks acha que existe algo mais do que coincidência por trás destes problemas. Cada pessoa para quem ele pergunta tem uma opinião diferente, e ninguém parece concordar. A experiência do Agente Banks diz que muitas coincidências podem levar a uma confusão grande demais, e ele não tem intenção de deixar estes problemas saírem do controle.
Roland Banks sabe como fazer o melhor de seus arredores, pois ele lembra de tudo que vê e, após anos em campo, ele já viu muita coisa. Roland pode colocar de lado Recursos do tipo Serviço da reserva para que ele ou outros investigadores possam usar. Agente Banks também pode fazer surgir uma Pista caso Shudde M'ell as faça sumir.
Os investigadores precisarão de cada ajuda que puderem ter, pois Shudde M'ell luta para despertar e se libertar. No próximo preview de Eldritch Horror: Cities in Ruin, veremos um pouco mais dos itens que os investigadores podem recuperar das cidades arruinadas, e aprenderemos um pouco mais sobre o horror antigo que em breve poderá despertar...
Tradução: André "Arkano" Bigler