Pois é, a regra é essa mesmo: você cura e pega a evolução. Eu percebi que dessa forma algumas pessoas ficaram infelizes nas mesas que joguei.
Essa regra causa dois efeitos:
1) Adiciona um pouco mais de dependência da sorte ao jogo com a compra de cartas do deck de evoluções. Apesar de achar que os decks de cada monstro são balanceados entre si, um jogador ainda pode comprar evoluções melhores enquanto outros compram piores ficando para trás ou decepcionadas.
2) Correr atrás de evoluções é muito vantajoso visto que além da carta você se cura. Assim os jogadores correm menos atrás do objetivo do jogo (pontos ou matar os outros) e vão tentar as evoluções, se curando mais e aumentando a duração do jogo.
Esses dois efeitos combinados fazem o jogador "azarado" ficar sobrando na mesa por mais tempo enquanto vivo e depois de morto.
Estava olhando as discussões no BGG e encontrei duas variantes que achei interessante, mas que ainda vou testar. Vou descrevê-las aqui para ouvir a opinião de vocês.
Var. 01) Comprar duas cartas de evolução, escolher uma e colocar a outra no final do deck de evoluções. Com isso aumentam levemente as chances de todos encontrarem cartas melhores, mas não resolve a duração do jogo.
Var. 02) Mudar o disparo da compra de evoluções dos 3 corações para a combinação 1,2 e 3. Primeiro, ela desatrela o beneficio extra ao ganhar uma evolução, visto que 1,2 e 3 não valem nada na maioria dos casos. Segundo, facilita a aquisição de evolução caso o jogador decida ir atrás de uma. Com isso ao tentar uma evolução há mais chances de consegui-la, mas o risco passa a ser maior. Esta variante não diminui a corrida por evoluções, mas torna a escolha menos óbvia. Além disso, evita que o jogo tenda a defensiva e cura diminuindo a sua duração.
Quando testar volto com minha opinião, se souberem de outras variantes interessantes que estão testando postem aqui suas opiniões sobre elas e sobre estas. Até mais!