SALVE GALERA, Descolado na área trazendo para vocês uma partida muito legal de RACE! FORMULA 90 ocorrida no final de semana. Fizemos duas estreias: A pista de SILVERSTONE e a habilidade RAIN EXPERT, que simula a habilidade do Ayrton Senna em correr na chuva.














Em tempo: Aquele "DESCOLADO 2º" ali está errado. O correto é "DESCOLADO 4º" porque finalizei atrás dos 2 SUPERFAST.
ANÁLISE DA PARTIDA
Apesar de termos sorteado o TEMPO antes da escolha da Habilidade (pelas regras a habilidade deve ser escolhida primeiro), meu amigo Pedro (solfye) optou pela habilidade RAIN EXPERT já que a corrida começou sob GAROA. Eu tinha curiosidade em testá-la então deixamos a coisa rolar.
Para simular uma melhor habilidade para andar na chuva, o piloto com habilidade RAIN EXPERT não sofre penalidade por usar o pneu errado caso esteja GAROANDO, ou seja, se ele estiver com pneu de CHUVA ou SECO e começar a garoar, todos sofrem penalidade, menos ele. Além disso, caso ele largue com PNEU DE CHUVA, ele recebe 3 tokens de pneu "macio" (cada pneu desse dá +1 movimento extra). E foi isso que meu amigo fez, largou de RAIN EXPERT.
Em tempo: Esses 3 tokens de pneu "macio" que não se tratam realmente de um pneu macio pois não existe "pneu macio de chuva", é apenas um bônus para permitir ao piloto acelerar mais mesmo sob pista molhada.
Pedro largou em 4ª e optou pela estratégia HAZARD (que sacrifica o carro para ganhar mais velocidade). Sua mão estava recheada de CARTAS VERDES, que são ideias para esta estratégia.
Eu larguei em 2ª, optei pela habilidade VERSATILITY, que me permite trocar de Estratégia a qualquer momento sem sofrer penalidades, e fui com a Estratégia BANGING WHEELS, que ajusta o carro para ser rápido nas curvas.
Logo de cara fui ultrapassado pelo meu amigo, que acelerou uma barbaridade na largada e simplesmente "atropelou" todo mundo, saltando de 4º para 1º. É preciso notar que, ao contrário do que ocorre em outras pistas, em SILVERSTONE os 6 primeiros colocados do grid começam NA MESMA SEÇÃO, o que contribui para um "quebra pau" logo na arrancada. Não sei se isso foi feito de propósito para dar mais emoção ao jogo ou se foi feito por questões estéticas já que normalmente um grid é distribuído em 3 seções e não duas, só sei que o resultado foi bem satisfatório.
A partir daí, combinando sua ótima habilidade de andar na chuva com sua estratégia de tirar tudo do carro aplicando danos, ele "só teve o trabalho" de abrir distância.
Sinceramente eu não posso reclamar da minha corrida. Meu carro rendeu bem, o consumo de pneus estava perfeito, Track Cars razoáveis, e a despeito do tempo ter mudado de GAROA para CHUVA (e eu ter sido penalizado uns 2 turnos com pneu errado), a entrada do SAFETY CAR fez praticamente a corrida REINICIAR DO ZERO o que me impede de choramingar.
Mas então se meu carro estava bom, é razoável supor que o carro do meu oponente estava MUITO MELHOR (e bota melhor nisso).
O único momento em que eu o ameacei foi na entrada do SAFETY CAR. Antes e depois disso foi um passeio, ele abriu uma distância enorme tanto pra mim quanto para os SUPERFASTS, que aliás não deram trabalho algum nessa pista devido as imensas dificuldades em se ultrapassar. Claro que este é o MEU ponto de vista, meu oponente vai postar a opinião dele aqui.
Portanto minha conclusão sobre minha derrota (acachapante) nessa prova mesmo tendo um bom rendimento se deve ao fato do meu oponente ter combinado sua ótima habilidade RAIN EXPERT com a temida estratégia HAZARD, que eu francamente estou começando a concordar (com outros amigos) que merece um puxão de orelha.
Duas coisas ficaram claras nessa partida: A primeira é que SILVERSTONE é um circuito bem diferente do que eu imaginava. Essa pista privilegia demais o líder da corrida, ou seja, uma vez na ponta é muito difícil perder a liderança mesmo que o líder seja alcançado. Fica clara aquela velha máxima das corridas "CHEGAR É UMA COISA, PASSAR É OUTRA". Ela tem poucos trechos de reta, apenas 2 zonas de frenagem e apenas UMA CURVA que facilita a ultrapassagem, em todas as demais é quase impossível tentar alguma coisa pelas vias "normais" (existem Track Cars que valem o dobro num duelo e estas passam a ser super importantes).
A segunda é que esta habilidade RAIN EXPERT é realmente bem forte. Sua força reside no fato dela dar aos pilotos +3 pneus macios (se ele largar com PNEUS DE CHUVA), além dos PNEUS NORMAIS, algo que não ocorreria se um piloto optasse por usar pneus macios em pista seca. Combine isso com a estratégia HAZARD (que já permite mover bastante) e o resultado é um carro com rendimento padrão MERCEDES. Ah, já ia me esquecendo: a RAIN EXPERT permite ao piloto simplesmente dar uma 'banana' para a previsão do tempo já que sob garoa ele não sofre penalidade.
Mas vale um adendo: Como a escolha da habilidade tem que ser feita ANTES do sorteio do tempo, escolher RAIN EXPERT é um "chute" pois se alguém optar por ela e a corrida começar com SOL, esta habilidade se torna quase INÚTIL a corrida inteira. É importante observar as chances de CHUVA para cada pista antes de tentar a sorte com ela.
Se a ideia dessa corrida foi mostrar como os demais pilotos da década de 90 se sentiam correndo SOB CHUVA contra AYRTON SENNA, tenho que admitir que foi uma demonstração perfeita (e nada agradável!).
