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  2. Dúvida de Regras
  3. Pandemic
  4. Quinto jogador no jogo base de Pandemia (sem as expansões)

Quinto jogador no jogo base de Pandemia (sem as expansões)

Pandemic
  • avatar
    andrelruas02/04/17 14:02
    avatar
    andrelruas
    02/04/17 14:02
    68 mensagens MD

    Pessoal, ontem fui num ótimo evento de Board Games aqui em Belo Horizonte (chamado UAI Board Games) e levei quatro amigos. Queria apresentar a eles o Pandemia, mas como éramos cinco pessoas, fiquei com receio em tentar jogar com um jogador a mais, além do recomendado pelo jogo. Contudo, fizemos um teste e jogamos quatro partidas completas e posso afirmar que o jogo funcionou muito bem com cinco pessoas. Um possível problema seria que a dificuldade do jogo poderia ficar menor com um jogador a mais mas, pelo contrário, isso não aconteceu! Também não vejo que faltam componentes para cinco jogadores. Então, por que o fabricante sugere apenas até quatro pessoas?

    Alguém mais teve uma experiência parecida? 
    Já testaram com seis ou até sete jogadores? (tem cartas de personagens suficientes para sete pessoas)
    Vocês conseguem ver algum ponto negativo em jogar com mais pessoas do que o recomendado pelo fabricante?

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  • Alexandre Matte
    339 mensagens MD
    avatar
    Alexandre Matte02/04/17 16:08
    Alexandre Matte » 02/04/17 16:08

    Acho que a dificuldade pode ficar maior, não menor. Por que dai o tempo passa mais rápido.

    0
  • Jcn77
    319 mensagens MD
    avatar
    Jcn7702/04/17 16:19
    Jcn77 » 02/04/17 16:19

    Olá.
    Uma das questões que vejo é que um dos alarmes para o fim do jogo é o fim do deck dos jogadores.
    Então, por exemplo, 48 cartas de cidade + 4 pandemias + 5 eventos, comprando 2 cartas por turno/jogador. Com 4 jogadores cada um teria cerca de 7 turnos, em 5 já cairia pra 5 turnos, 6 4 turnos. 
    Acredito que isso acaba tirando um pouco da graça do jogo. Muito tempo entre turnos, sem muito planejamento de ações porque a situação do tabuleiro muda completamente até sua próxima jogada.
    Gosto do jogo com 4 jogadores, mas para mim o ideal ainda é 2.

    2
  • Outlaw
    130 mensagens MD
    avatar
    Outlaw02/04/17 17:34
    Outlaw » 02/04/17 17:34

    Por um lado fica um pouco mais fácil, com mais jogadores vc tem mais ações para limpar os cubos e controlar as doenças, por outro lado fica bem mais difícil pois o deck de jogadores acaba mais rápido com mais jogadorescomprando e tem mais gente pra se coordenar e achar as curas. Tem essa variante pra mais jogadores que peguei no BGG, não testei ainda, mas parece resolver todos os problemas.



    Pandemic
    Optional Rules for 5-10 players
    Brian Hanna, version 1.0

    Additional equipment needed
    1 extra set of role cards (5)
    1 extra set of pawns (5)

    Set up
    2 Research centers, 1 in Atlanta and 1 in Beijing.
    Half the players start at each research center, at random.
    Choose the number of epidemics and set up deck as normal.

    Game Play
    Game is played as normal, except for infections. Draw one more
    infection card than is printed on the board. So, in the first round,
    draw three infection cards instead of the normal two.

    When drawing player cards, when the deck is down to 5 cards left,
    do the deck setup again, once. Set aside the 5 or less
    cards, then divide the remaining cards into piles, one pile for
    each epidemic already handled. Shuffle the epidemic cards back
    into these individual piles, then stack them with the 5 or 
    less cards on top. Do this only once. The second time the deck 
    is exhausted, the game is over and the players have lost. 


    Twice as many players means you can handle infections faster,
    so the infection rate is increased. Twice as many players means
    the deck will be exhausted twice as fast, so allow the deck
    to be reused once, which doubles the number of cards available.

    Reshuffle the handled epidemics back into the player deck.
    This means you may have to handle twice the number of epidemics 
    as in a normal game, but they come at the same rate as the original
    game.

    1
  • andrelruas
    68 mensagens MD
    avatar
    andrelruas02/04/17 20:07
    andrelruas » 02/04/17 20:07

    Jcn77::Olá.
    Uma das questões que vejo é que um dos alarmes para o fim do jogo é o fim do deck dos jogadores.
    Então, por exemplo, 48 cartas de cidade + 4 pandemias + 5 eventos, comprando 2 cartas por turno/jogador. Com 4 jogadores cada um teria cerca de 7 turnos, em 5 já cairia pra 5 turnos, 6 4 turnos. 
    Acredito que isso acaba tirando um pouco da graça do jogo. Muito tempo entre turnos, sem muito planejamento de ações porque a situação do tabuleiro muda completamente até sua próxima jogada.
    Gosto do jogo com 4 jogadores, mas para mim o ideal ainda é 2.

    Muito bem colocado! Mas com a regra caseira postada pelo colega anterior (reembaralhar o deck dos jogadores mais uma vez), resolveria o problema da quantidade menor de turnos. E a vantagem de ser um jogo cooperativo diminuiu em parte o problema do delay de ter que esperar seu turno voltar para jogar, pois você pode opinar na jogada dos outros jogadores. :)

    0
  • andrelruas
    68 mensagens MD
    avatar
    andrelruas02/04/17 20:08
    andrelruas » 02/04/17 20:08

    Outlaw::Por um lado fica um pouco mais fácil, com mais jogadores vc tem mais ações para limpar os cubos e controlar as doenças, por outro lado fica bem mais difícil pois o deck de jogadores acaba mais rápido com mais jogadorescomprando e tem mais gente pra se coordenar e achar as curas. Tem essa variante pra mais jogadores que peguei no BGG, não testei ainda, mas parece resolver todos os problemas.




    Pandemic
    Optional Rules for 5-10 players
    Brian Hanna, version 1.0

    Additional equipment needed
    1 extra set of role cards (5)
    1 extra set of pawns (5)

    Set up
    2 Research centers, 1 in Atlanta and 1 in Beijing.
    Half the players start at each research center, at random.
    Choose the number of epidemics and set up deck as normal.

    Game Play
    Game is played as normal, except for infections. Draw one more
    infection card than is printed on the board. So, in the first round,
    draw three infection cards instead of the normal two.

    When drawing player cards, when the deck is down to 5 cards left,
    do the deck setup again, once. Set aside the 5 or less
    cards, then divide the remaining cards into piles, one pile for
    each epidemic already handled. Shuffle the epidemic cards back
    into these individual piles, then stack them with the 5 or 
    less cards on top. Do this only once. The second time the deck 
    is exhausted, the game is over and the players have lost. 


    Twice as many players means you can handle infections faster,
    so the infection rate is increased. Twice as many players means
    the deck will be exhausted twice as fast, so allow the deck
    to be reused once, which doubles the number of cards available.

    Reshuffle the handled epidemics back into the player deck.
    This means you may have to handle twice the number of epidemics 
    as in a normal game, but they come at the same rate as the original
    game.


    Curti essa variante. Parece que funciona bem. Vou testar quando puder!

    0
  • Jcn77
    319 mensagens MD
    avatar
    Jcn7702/04/17 20:18
    Jcn77 » 02/04/17 20:18

    andrelruas::
    Jcn77::Olá.
    Uma das questões que vejo é que um dos alarmes para o fim do jogo é o fim do deck dos jogadores.
    Então, por exemplo, 48 cartas de cidade + 4 pandemias + 5 eventos, comprando 2 cartas por turno/jogador. Com 4 jogadores cada um teria cerca de 7 turnos, em 5 já cairia pra 5 turnos, 6 4 turnos. 
    Acredito que isso acaba tirando um pouco da graça do jogo. Muito tempo entre turnos, sem muito planejamento de ações porque a situação do tabuleiro muda completamente até sua próxima jogada.
    Gosto do jogo com 4 jogadores, mas para mim o ideal ainda é 2.

    Muito bem colocado! Mas com a regra caseira postada pelo colega anterior (reembaralhar o deck dos jogadores mais uma vez), resolveria o problema da quantidade menor de turnos. E a vantagem de ser um jogo cooperativo diminuiu em parte o problema do delay de ter que esperar seu turno voltar para jogar, pois você pode opinar na jogada dos outros jogadores. :)


    Sim, essa variante foi bem pensada. Fiquei tentado a testar por aqui, acho que ela contorna a maior parte destes pontos. 
    Só fico com pé atrás com o delay mesmo, mas testar para ver :D.

    0
  • carvarafael
    138 mensagens MD
    avatar
    carvarafael02/04/17 22:37
    carvarafael » 02/04/17 22:37

    Outlaw::Por um lado fica um pouco mais fácil, com mais jogadores vc tem mais ações para limpar os cubos e controlar as doenças, por outro lado fica bem mais difícil pois o deck de jogadores acaba mais rápido com mais jogadorescomprando e tem mais gente pra se coordenar e achar as curas. Tem essa variante pra mais jogadores que peguei no BGG, não testei ainda, mas parece resolver todos os problemas.




    Pandemic
    Optional Rules for 5-10 players
    Brian Hanna, version 1.0

    Additional equipment needed
    1 extra set of role cards (5)
    1 extra set of pawns (5)

    Set up
    2 Research centers, 1 in Atlanta and 1 in Beijing.
    Half the players start at each research center, at random.
    Choose the number of epidemics and set up deck as normal.

    Game Play
    Game is played as normal, except for infections. Draw one more
    infection card than is printed on the board. So, in the first round,
    draw three infection cards instead of the normal two.

    When drawing player cards, when the deck is down to 5 cards left,
    do the deck setup again, once. Set aside the 5 or less
    cards, then divide the remaining cards into piles, one pile for
    each epidemic already handled. Shuffle the epidemic cards back
    into these individual piles, then stack them with the 5 or 
    less cards on top. Do this only once. The second time the deck 
    is exhausted, the game is over and the players have lost. 


    Twice as many players means you can handle infections faster,
    so the infection rate is increased. Twice as many players means
    the deck will be exhausted twice as fast, so allow the deck
    to be reused once, which doubles the number of cards available.

    Reshuffle the handled epidemics back into the player deck.
    This means you may have to handle twice the number of epidemics 
    as in a normal game, but they come at the same rate as the original
    game.


    Vou tentar com essa variante e dou o feedback pra vocês

    0
  • Caiafa
    41 mensagens MD
    avatar
    Caiafa03/04/17 11:03
    Caiafa » 03/04/17 11:03

    Alguém pode explicar essa variante melhor, não entendi P#$%¨& nenhuma..rsrs...

    0
  • carvarafael
    138 mensagens MD
    avatar
    carvarafael03/04/17 18:45
    carvarafael » 03/04/17 18:45

    Caiafa::Alguém pode explicar essa variante melhor, não entendi P#$%¨& nenhuma..rsrs...

    Basicamente, aumenta-se 1 ao nivel de infecção, por exemplo no começo do jogo seria 3 ao invés de 2 como originalmente. E quando o baralho dos jogadores acabar ou restar poucas cartas, refaça o setup inicial de construção desse baralho com as epidemias, ganhando assim mais tempo, mais ou mesmo tempo, mais epidemias.
    Ainda existem 2 bases iniciais, uma em Atlanta e outra em Pequim, com os jogadores distribuídos aleatoriamente entre elas.
    Espero ter ajudado.

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Pandemic - Quinto jogador no jogo base de Pandemia (sem as expansões)
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