Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Arkham Horror (2ª Edição)
  4. Resenha-Minuto: Arkham Horror

Resenha-Minuto: Arkham Horror

Arkham Horror (2ª Edição)
  • avatar
    marcosestevo14/02/17 21:40
    avatar
    marcosestevo
    14/02/17 21:40
    229 mensagens MD

    Cansado de resenhas longas e chatas como essa ? Seus problemas acabaram!
    Chegou resenha-minuto! Agora você pode saber TUDO* sobre um jogo em apenas 1 minuto**.


    *Talvez não seja exatamente tudo
    ** Tempo determinado em testes de laboratório


    Resenha-Minuto: ARKHAM HORROR



    https://ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/5084_m.jpg




    Uma coisa é verdade sobre Arkham Horror: é um daqueles jogos inesquecíveis. Só que no meu caso, foi inesquecível por ter sido uma experiência negativa...




    Dá pra ver que já não está fazendo muito sentido a separação entre EUROGAME e AMERITRASH. Primeiro, porque essa discussão engloba apenas uma parcela dos tipos de jogos existentes e depois porque algumas características de um estilo já entraram no outro e as coisas estão muito misturadas. Apesar disso, o Arkham Horror é do tempo em que essa definição ainda estava mais viva. Ou seja, Arkham Horror é um ameritrash de raiz!




    Nesse jogo cooperativo, os jogadores e o tabuleiro fazem caminhos inversos. Os jogadores começam bem e vão se ferrando durante o jogo, perdendo sanidade e estamina. Já o tabuleiro vai ganhando forças, vão entrando novos monstros, novos portais, os monstros vão descendo do céu para a cidade, é uma beleza de caos!




    Enquanto você joga, a sensação é de que nada está dando certo. Você até ganha aliados e pode comprar alguns itens e feitiços que te ajudam, mas isso acontece de forma muito lenta.




    Tematicamente, tudo isso faz sentido. Se o mundo fosse invadido por seres de outra dimensão e deuses antigos de outros mundos, acho que dificilmente eu ficaria numa boa.




    O problema é que mecanicamente o jogo é muito limitado e muito travado. O jogo é complexo em termos de regras, com muitas exceções e muitos modificadores, mas em termos de decisões, suas escolhas se resumem, basicamente, a modificar seus stats e a se mover para um determinado lugar e resolver um encontro aleatório nesse lugar. Esse encontro pode ser bom ou ruim, dependendo da carta tirada e do resultado da verificação de uns testes, rolando dados.




    Depois que os portais se abrem e começa a aparecer um monte de monstros na cidade, uma das suas duas principais opções (que é de se mover de um lugar para o outro) fica ainda mais limitada, porque enfrentar alguns monstros é pura burrice e até tentar escapar é difícil.




    Além disso, esse jogo me dá a estranha sensação de que é cada um por si. É como se fosse um cooperativo “multiplayer solitaire”! Não existem grandes oportunidades para que os jogadores realmente cooperem e façam alguma coisa juntos (talvez a única exceção seja a batalha final com o Grande Antigo onde todos podem participar. Só que até chegar lá, você já ficou 3 ou 4 horas se dando mal sozinho de um lado para o outro da cidade!).




    É um design que eu respeito pelo que ele representa para os jogos temáticos e, sendo um dos primeiros jogos que eu adquiri, me ajudou a definir meus gostos pessoais nos jogos de tabuleiro (que vão para o lado oposto do Arkham Horror!)




    5 PALAVRAS: complexo, temático, mecanicamente raso, aleatório, compre uma mesa maior




    ESTABILIDADE DA RESENHA: alta. Joguei 3 vezes e fiquei com a mesma impressão nas 3.




    VOLTO OU NÃO VOLTO: não volto. Já tive essa experiência e não gostei.

    2
    0
    5

  • Canal

    Veja Também

    Jogos Experimentais

    Veja Também

    Encurtando o isolamento
    Cartinhas e mais cartinhas...
    O serviço público de Sua Magestade
    Jogos mais raros da minha coleção
    Toda a genialidade de BATTLE LINE

    Compre agora o jogo Arkham Horror (2ª Edição) na LUDOSTORE
    R$ 288,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Morfeatire
    72 mensagens MD
    avatar
    Morfeatire15/02/17 01:54
    Morfeatire » 15/02/17 01:54

    Existe uma regra alternativa pra Arkham que deixa o jogo com menos de 2h, muito intenso, ainda mais flavor e avanço mais rápido dos personagens.

    Jogo com uma expansão e é sempre sensacional.com essa regra.

    Nessa regra manutenção e movimento continuam os msms. Movimento em outro mundo acrescenta vc poder deixar um clue token entre as duas partes, uma sinalização pra futuros investigadores, evitando o segundo encontro em outro mundo.

    Cria-se o conceito de fenda.

    Quando algo instrue abrir um portal, vc abre uma fenda, simbolizada pelo token de portal com a face voltada pra baixo. Um investigador pode ir a um local com uma fenda e entrar no outro nundo por ela. Ele tem seu primeiro encontro em outro mundo nesse mesmo turno. Pode ter encontros num local com uma fenda e pode contar a um outro investigador como fechar aquela fenda e a fenda não elimina a clue token. Não sai um monstro pela fenda nem o antigo ganha um doom token.

    Quando uma fenda se abre onde outra já existe, abre-se um portal, seguindo as regras originais pra portais (clue tokens na locação são perdidos, sai um monstro pelo portal, coloca-se um doom token no antigo) com uma modificação: um investigador q pisa num portal é sugado pro outro mundo e cai desacordado nele (antes acontecia quando o portal abria onde vc estava, agora sempre q se pisa num portal).

    Na fase de encontros em Arkham, investigadores tem seus encontros e podem ativar as locações quantas vezes desejarem.
    Lojas te dão 3 itens pra escolher, depois 2 custando 1$ a mais e depois 1 custando 2$ a mais.

    Na fase de mythos, cada jogador menos o player 1 saca um card e segue as instruções sobre portais e clue tokens de cada carta, abrindo fendas, portais, resolvendo monster surges e, por fim colocando as clue tokens. Depois, o primeiro jogador compra um card e segue-o na íntegra, como na regra original, movimentando monstros e aplicando os efeitos do card, noticia, rumor ou clima.

    O resto das regras continuam as mesmas.

    4
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio15/02/17 09:36
    joaoclaudio » 15/02/17 09:36

    Eu gostei do arkhan, gostei mais quando na quarta vez a gente ganhou.

    Mas a cooperação dele é no sentindo de cada um correr para um lado e tentar estancar a sangria. Quanto mais gente o grupo pode ficar menos eficaz. Pois ele tem uma isca para os jogadores, desvio do objetivo e vou na loja pegar um item que pode me ajudar ou acelero e vou para o objetivo?

    Gostei da variante, deve dar uns boa acelerada.

    1
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo15/02/17 10:26
    marcosestevo » 15/02/17 10:26

    Morfeatire::Existe uma regra alternativa pra Arkham que deixa o jogo com menos de 2h, muito intenso, ainda mais flavor e avanço mais rápido dos personagens.

    Jogo com uma expansão e é sempre sensacional.com essa regra.

    Nessa regra manutenção e movimento continuam os msms. Movimento em outro mundo acrescenta vc poder deixar um clue token entre as duas partes, uma sinalização pra futuros investigadores diminuírem um turno a cada portal.

    Cria-se o conceito de fenda.

    Quando algo instrue abrir um portal, vc abre uma fenda, simbolizada pelo.token de portal com a face voltada pra baixo. Um investigador pode ir a um local com uma fenda e entrar por ela. Ele tem seu primeiro encontro em outro mundo nesse mesmo turno.

    Quando uma fenda se abre onde já existe, abre-se um portal, seguindo as regras originais pra portais com uma modificação: um investigador q pisa num portal.é sugado pro outro mundo e cai desacordado nele.

    Na fase de encontros em Arkham, investigadores tem seus encontros e podem ativar as locações quantas vezes desejarem.
    Lojas te dão 3 itens pra escolher, depois 2 custando 1$ a mais e depois 1 custando 2$ a mais.

    Na fase de mythos, cada jogador saca um card e segue as instruções sobre portais e clue tokens de cada carta exceto.as.do player 1. Depois, segue-se a carta de mythos do player 1 na íntegra.

    É, eu não conhecia essa variante e não sei se entendi direito. Mas deixar o jogo com até 2 horas poderia ser um plus pra mim, porque o tempo de jogo normal para a quantidade de decisões que se toma é muito desproporcional...

    0
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo15/02/17 10:30
    marcosestevo » 15/02/17 10:30

    joaoclaudio::Eu gostei do arkhan, gostei mais quando na quarta vez a gente ganhou.

    Mas a cooperação dele é no sentindo de cada um correr para um lado e tentar estancar a sangria. Quanto mais gente o grupo pode ficar menos eficaz. Pois ele tem uma isca para os jogadores, desvio do objetivo e vou na loja pegar um item que pode me ajudar ou acelero e vou para o objetivo?

    Gostei da variante, deve dar uns boa acelerada.

    Eu não tive como gostar. Eu não tenho tanto problema com o tempo de jogo, se o jogo tiver decisões legais para oferece. Eu não consegui achar isso no Arkham Horror. Mas para quem aprecia mais a construção da história e da narrativa, o jogo pode agradar...

    0
  • Morfeatire
    72 mensagens MD
    avatar
    Morfeatire15/02/17 11:08
    Morfeatire » 15/02/17 11:08

    marcosestevo::
    Morfeatire::Existe uma regra alternativa pra Arkham que deixa o jogo com menos de 2h, muito intenso, ainda mais flavor e avanço mais rápido dos personagens.

    Jogo com uma expansão e é sempre sensacional.com essa regra.

    Nessa regra manutenção e movimento continuam os msms. Movimento em outro mundo acrescenta vc poder deixar um clue token entre as duas partes, uma sinalização pra futuros investigadores diminuírem um turno a cada portal.

    Cria-se o conceito de fenda.

    Quando algo instrue abrir um portal, vc abre uma fenda, simbolizada pelo.token de portal com a face voltada pra baixo. Um investigador pode ir a um local com uma fenda e entrar por ela. Ele tem seu primeiro encontro em outro mundo nesse mesmo turno.

    Quando uma fenda se abre onde já existe, abre-se um portal, seguindo as regras originais pra portais com uma modificação: um investigador q pisa num portal.é sugado pro outro mundo e cai desacordado nele.

    Na fase de encontros em Arkham, investigadores tem seus encontros e podem ativar as locações quantas vezes desejarem.
    Lojas te dão 3 itens pra escolher, depois 2 custando 1$ a mais e depois 1 custando 2$ a mais.

    Na fase de mythos, cada jogador saca um card e segue as instruções sobre portais e clue tokens de cada carta exceto.as.do player 1. Depois, segue-se a carta de mythos do player 1 na íntegra.

    É, eu não conhecia essa variante e não sei se entendi direito. Mas deixar o jogo com até 2 horas poderia ser um plus pra mim, porque o tempo de jogo normal para a quantidade de decisões que se toma é muito desproporcional...

    Editei e tentei explicar por completo.
    Mas muda a criação de fendas além de portais e pequenas modificações na fase de movimentação, encontros e mythos.

    1
  • tuliobarros
    1759 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros15/02/17 11:51
    tuliobarros » 15/02/17 11:51

    Eu tenho bastante interesse em jogar esse aí.

    No universo de Call of Cthulhu

    1
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo15/02/17 12:11
    marcosestevo » 15/02/17 12:11

    tuliobarros::Eu tenho bastante interesse em jogar esse aí.

    No universo de Call of Cthulh

    Interessante você falar isso, porque até onde eu sei (o que é quase nada), o Arkham Horror original, lá da década de 80 é baseado no RPG do Call of Cthutlhu. Era um jogo de tabuleiro para pessoas que não tinham tempo para campanhas com uma monte de sessões de RPG, mas queriam alguma coisa nesse universo do Lovecraft. A versão de 2005, que é a que eu joguei, foi uma versão revisada e simplificada do jogo da década de 80. Imagina como era esse....
    Eu nunca tive interesse em RPG, talvez daí o minha falta de interesse nesse jogo também...

    0
  • tuliobarros
    1759 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros15/02/17 12:11
    tuliobarros » 15/02/17 12:11

    Eu tenho bastante interesse em jogar esse aí.

    No universo de Call of Cthulhu, não há esperança. É tudo uma questão de quanto tempo você consegue sobreviver. Ou mesmo: por que você quer tanto viver se sua realidade é atroz? Schopenhauer diz que a vontade de perpetuar sua existência não está no cérebro, mas na carne. É irracional e ilógica. Daí o conflito entre a vontade de sobreviver (mesmo em condições terríveis) e a vontade de descansar em paz (se é que isso existe) na morte.

    Assistir a um filme de zumbi e esperar um final feliz é tão improvável quanto enfrentar os seres desse universo e manter a sanidade. 

    2
  • tuliobarros
    1759 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros15/02/17 12:16
    tuliobarros » 15/02/17 12:16

    marcosestevo::
    tuliobarros::Eu tenho bastante interesse em jogar esse aí.

    No universo de Call of Cthulhu

    Interessante você falar isso, porque até onde eu sei (o que é quase nada), o Arkham Horror original, lá da década de 80 é baseado no RPG do Call of Cthutlhu. Era um jogo de tabuleiro para pessoas que não tinham tempo para campanhas com uma monte de sessões de RPG, mas queriam alguma coisa nesse universo do Lovecraft. A versão de 2005, que é a que eu joguei, foi uma versão revisada e simplificada do jogo da década de 80. Imagina como era esse....
    Eu nunca tive interesse em RPG, talvez daí o minha falta de interesse nesse jogo também...

    Acontecimentos misteriosos do lado de cá... o computador enviou a mensagem antes de concluir meu raciocínio. Se fosse RPG, alguém aqui teria perdido um ponto de sanidade?

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
Arkham Horror (2ª Edição) - Resenha-Minuto: Arkham Horror
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.