Laboratorio do Mestre #13: Thieves of Naqala
Olá galera, de volta com mais um Laboratório do Mestre, dessa vez trazendo tudo a respeito da mini expansão de Five Tribes: Thieves of Nagala.
Thieves of Naqala traz para o jogo base uma nova mecânica de ações que podem ser usadas juntamente com as cartas de ladrões. Ao iniciar o jogo deve-se embaralhar as cartas de ladrões e então formar uma pilha ao lado da pilha de gênios perto do tabuleiro, durante o jogo um ladrão da pilha sempre vai ficar a mostra caso algum dos jogadores queiram comprar a sua carta.
Cartas de ladrões, diferentemente das cartas de gênios, só podem ser usadas uma única vez e apenas quando um jogador faz uma ação de tribo da cor correspondente a cor do ladrão que ele possui, por exemplo: após o jogador fazer uma ação da tribo de assassinos, se ele tiver em posse do ladrão Kohdjah, ele pode ativar o seu efeito e depois de resolvido o efeito da carta de ladrão ele deve descartá-la para fora do jogo.
Os jogadores podem comprar uma carta de ladrão sempre que forem comprar uma carta de gênio, ao invés de comprar a carta de gênio o jogador pode comprar a carta de ladrão disponível naquele momento. Novas cartas de ladrões só são reveladas quando o ladrão que atualmente está revelado é comprado.
Bem, após essa breve explicação de como funcionam as regras da nova expansão vamos as explicações e funcionalidades das cartas de ladrões, abaixo eu entro mais em detalhes sobre cada uma das cartas que vem na expansão.
Houssain (Verde)
Habilidade: cada um dos outros jogadores devem descartar duas cartas de recursos voltadas para cima. Você pode pegar até duas dessas cartas a sua escolha e colocá-las em sua mão de recurso.
Habilidade muito forte e muito boa para os jogadores que gostam de usar a coleção de componentes nas suas partidas, além de diminuir consideravelmente a concorrência que você vai ter durante a coleta de sua coleção e nos pontos no final da partida, ainda lhe permite ganhar até duas cartas que podem ser cruciais para a sua coleção.
Ziad (Amarelo)
Habilidade: cada um dos outros jogadores descartam um Vizier. Você pega um desses Vizier descartados e coloca na sua frente.
Assim como a habilidade do ladrão verde essa também é muito boa para quem gosta de usar da estratégia da tribo amarela, mas essa eu acho que seja bem mais forte porque a diferença de pontos que você pode ganhar fazendo os jogadores descartarem um Vizier pode ser bem maior que aquela adquirida ao descartarem duas cartas de recursos, sem falar que acredito que seja muito mais fácil coletar Vizier que coletar cartas de recurso, aqui no meu grupo geralmente todos os jogadores tem Viziers, mas nem sempre têm cartas de recursos.
Ouafat (Branco)
Habilidade: cada um dos outros jogadores descartam um gênio a sua escolha. Você então pode pegar um desses gênios descartados e colocá-lo na sua frente.
Acredito que esse seja um dos ladrões mais fortes dessa expansão, certo que muitos jogadores não têm muitos gênios ou muitas vezes nem chegam a pegar algum durante o jogo (pelo menos aqui no meu grupo), mas esse ladrão, além de fazer com que os jogadores descartem uma carta de gênio, lhe permite pegar um desses gênios descartados para você, é muito forte essa habilidade. Esse ladrão além de fazer o cara perder os pontos de algum dos seus gênios, pode fazer com que uma estratégia que esteja sendo usada com aquele gênio venha abaixo, muitos jogadores geralmente só compram gênios que vão ser a base de alguma estratégia para se ganhar o jogo, esse ladrão pode acabar com toda a estratégia desse jogador se for usado na hora certa, sem falar que o jogador ainda vai perder os pontos que o gênio fornecia e ainda pagou por ele.
Kohdjah (Vermelho)
Habilidade: cada um dos outros jogadores remove um dos seus camelos em jogo. Você pode colocar um dos seus camelos em qualquer uma das tiles de onde acabaram de ser removidos os camelos.
Essa é outra habilidade muito forte, que com certeza vai afetar 100% dos seus oponentes, podendo até mesmo fazer com que uma partida se prolongue mais um pouco, dando a você o tempo suficiente para se tentar ganhar. Não tenho muito o que falar desse habilidade, é forte e vai fazer uma diferença muito grande quando usada, principalmente se usada bem.
Shaum (Azul)
Habilidade: cada um dos outros jogadores descartam uma palmeira ou um palácio de uma tile que ele controla. Você pode pegar um desses palácios ou palmeiras e colocar em uma tile que você controla, mesmo que essa tile não seja um oásis ou uma vila.
Talvez uma das habilidade mais fracas dos ladrões, por mais que você possa fazer uma boa quantidade de jogadores perder pontos e ainda ganhar alguns pontos após isso, esses pontos não são muita coisa comparados a quantidade de pontos que podem ser perdidos e ganhos pelos outros ladrões, esse é realmente um ladrão com uma habilidade abaixo dos outros.
Madjaah (Roxo)
Esse ladrão só pode ser usado se o jogador tiver a expansão The Artisans of Nagala.
Habilidade: todos os outros jogadores devem descartar um marcador de item ou objeto precioso. Você então pode pegar um desses tokens descartados e adicionar a sua mão.
Outro ladrão com uma habilidade boa, mas que pode ser que não venha a afetar 100% dos outros jogadores, pois assim como já foi dito acima muitos jogadores podem querer visar uma estratégia que não envolva pegar itens mágicos, e isso pode fazer com que esse jogador não seja afetado pelo efeito do ladrão, mas de qualquer forma a habilidade dele ainda é boa, mas tem outras melhores.
Além das cartas de ladrões, uma para cada cor de tribo, a mini expansão traz um novo gênio que te previne de receber os efeitos das cartas de ladrões, gênio esse que pode ser muito bom para se defender dessas habilidades que podem prejudicar e muito na sua partida, além disso a carta de gênio lhe dá uma boa quantidade de pontos, o que não é nada mal. Esse gênio que vem na mini expansão se chama Morgiane e abaixo temos uma imagem da carta dela.
Considerações sobre a expansão
Thieves of Naqala é uma mini expansão que cumpre o papel de adicionar uma nova mecânica a um jogo que já era muito bom, dando a ele uma nova cara e opções de estratégia. A expansão não traz muitos componentes novos ou nada que vá agregar muito em termos visuais, as ilustrações continuam muito bonitas e a adição de conteúdo físico não é o foco dessa expansão.
Thieves of Naqala é uma expansão que apesar do seu tamanho pequeno e não muito chamativo possui em seu interior um adicional de estratégia para o jogo base muito maior que expansões com caixas grandes por ai, as possibilidades que podem ser feitas com um simples punhado de cartas e uma regra de meia página são muito grandes, deixando o jogo base ainda mais acirrado.
Para todos os jogadores que adoram esse jogo, assim como eu, essa é uma expansão que se deve ter para adicionar ao jogo base, seu custo é muito barato e muito mais do que justo a julgar pela nova experiência proporcionada aos jogadores na mesa.
Não tenho muito o que falar dessa expansão, é uma grande adição para uma pequena caixa.
Resenha Five Tribes:
Resenha The Artisians of Naqala:
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