DiscoPanda::Fabiospyron::Olá....
O Manual do Terraforming está já há 2 semanas para donwload na ludopédia.
Eu mesmo (que não estou envolvido "diretamente" na tradução, mas li antes de chegar aqui na ludopedia) gostei do manual e fiz minhas considerações.
O que aconteceu com o Fireteam foi explicado na nota oficial da Meeple BR.
Eu estive presente na tradução e foi muito trabalho para pouquíssimo tempo. O que houve foi uma falha nos envios do arquivos (na verdade usaram o primeiro de teste do eproof) e o fabricante vai imprimir outro manual já que ele mesmo assumiu o erro.
Eu acompanho o pessoalmente o trabalho da meeple e da maioria das editoras (até as novas que ainda "não saíram") e vejo o empenho deles em entregar um produto perfeito, erros acontecem e a Meeple vem a publico sempre prestar esclarecimentos, agora tem uma equipe de tradução (cujo qual eu faço parte do "conselho" hehehehe) mas o trabalho é levado por eles, me sinto bem confortável em dizer PARABÉNS a Meeple (e as outras editoras que procuram sempre melhorar).
Sempre tenho um pouco de receio de expressar esse tipo de opinião por aqui, já que sempre saio de "fanboy" ou " defensor de editoras". Entendo q empresas como a Funbox/Mandala, MeepleBR, Pensamento Coletivo e etc. cometem erros, que, muitas vezes, analisando de fora, sem ter investido seu dinheiro no projeto e sem pressão de mercado em cima de você, é "fácil" ver q foram erros "bobos".
A Funbox tinha o costume de anunciar jogos que tinha acabado de iniciar a negociação de direitos? Tinha. Atrasou entregas porque não contou com imprevistos ao determinar datas? Sim.
A pensamento mudou material dos componentes no meio da produção? Mudou.
A Meeple achou q dava pra traduzir um manual imenso como o do Mombasa sem uma equipe dedicada de profissionais? Sim.
Mas essas, e outras, empresas sempre buscam dar respaldo pros clientes e tem constantemente melhorado seus serviços e prestações.
Enfim, fica meu elogio à constante evolução das empresas nacionais e, em especial à MeepleBR que SEMPRE vem a público esclarecer todo e qualquer problema, sem jogar seus erros nas costas de ninguém.
Olha ser um "funboy", "funboxboy" (agora Mandalaboy) ou "meeplebiatch", "concslave", etc... é besteira...
O que tem são evoluções, os caras reclamam muito e babam o ovo de editoras (como coolmini) que atrasou em alguns meses a entrega dos jogos, ou que mandam manuais com erros e regras mal acabadas ou em editoras que estão a anos no mercado e sempre tem algum problema, errar amigo... errar é só pra quem faz, que não faz... não erra.
O IMPORTANTE é o seguinte... tá errado... e? - Vamos mudar isso, melhorar isso, parar de fazer isso... - ISSO é crescimento!
Ver o que errou, mudar, tentar resolver o problema, se envolver com a situação.
Por isso tenho muito confiança nas editoras que estão sempre mudando seus processos e tentando melhora-los, e isso se aplica a quase todas.
Veja como algumas eram a 1 ou 2 anos atrás (ou as mais novas) e como estão agora....
De resto é muito tradutor, "especialista em revisão", e afins...