Um (não tão) breve resumo do ocorrido. O jogo foi co-produzido junto da tiragem internacional. Todos os componentes rígidos foram fabricados antecipadamente, e posteriormente, enviamos os arquivos para fechamento da parte gráfica (manual e guia de missões/cartas/caixa).
O manual foi algo que nos estranhou também. Foi um problema de fechamento de arquivo, mas partiu da gráfica o erro, já que muitas vezes só identificamos a baixa qualidade da imagem na impressão, algo que a gráfica deve notificar no primeiro teste de cor, e NÃO FIZERAM. Estamos discutindo com eles sobre a reposição destes manuais (revisados).
Sobre questões de revisões, já notificamos a comunidade que tivemos equipe reduzida durante todo o ano passado e, com base na nossa linha de jogos programados, ficamos com agenda MUITO apertada (recordando, foram lançados entre Julho/16 e Janeiro/17 - 6 meses - 5 jogos) e a equipe realmente deixou a desejar. Mas, como também foi dito em outros posts na ludopedia, nós queremos apresentar soluções e não lamentar...
Logo, deste então, nós ampliamos bastante a equipe e terceirizamos todo o processo de edição. Acertamos com editor responsável, equipe de tradução profissional, revisor e diagramadores. Todos os projetos desde então terão um cuidado ímpar e trataremos de disponibilizar na ludopedia para o público avaliar antecipadamente. Labyrinth e Terraforming Mars já estão na mão desta equipe.
Quanto a solução do manual, como dito acima, estamos aguardando posicionamento da gráfica chinesa para avaliar se teremos uma versão revisada do manual. Seremos notificados por eles nos próximos dias, e deixaremos os consumidores cientes caso seja possível uma edição revisada do manual.
Não foi citado, mas o CD foi produzido na leva dos componentes rígidos, o que não nos foi permitido substituí-lo previamente. No entanto, todos os áudios que traduzimos e dublamos estão disponíveis para download ou via streaming (soundcloud, youtube).
Sim, ocorreram mais imprevistos do que pudemos imaginar nesta produção. No entanto, ao colocar na mesa, tudo está em uma qualidade incrível, e os detalhes de produção não interferem em nada a experiência de jogo.
No entanto, estamos trabalhando forte aqui para melhorar todo nosso processo produtivo e atendimento ao consumidor. Vamos fazer trabalhos melhores neste ano, e, principalmente, trazer jogos incríveis e de excelente qualidade.
Equipe Meeple BR Jogos