Eu já joguei várias partidas, e essas moedas funcionam exatamente para o que foram criadas: para uma compensação e equilíbrio do jogo. Há alguma chance de acontecer que os jogadores fiquem muuuuito próximos na pontuação durante toda a partida, com diferença de 1 ou 2 pontos, no máximo, e essa compensação faça alguma diferença nos últimos turnos, pois aí o que está na frente não receberá nada, o que está 1 ponto atrás dele receberá 3 moedas e o terceiro, apenas 2 pontos atrás, receberá 6 moedas, o que já traz uma boa força no próximo turno. Mas, sinceramente, em todas as minhas partidas, a variação de pontos foi bem grande, então as moedas equilibraram o jogo.
Imagine uma pessoa que por vários turnos compra do saco as melhores peças, e elas são compradas em todos os turnos pelos outros jogadores. Ela fica em desvantagem, pois mesmo se comprar peças dos demais, essas peças não serão tão boas e ela ficará atrás nas primeiras pontuações. Assim, o dinheiro é uma forma de equilibrar e fazer com que ela deixe suas peças mais caras (para que ninguém compre) ou possa comprar uma peça bem cara de outro jogador caso eventualmente surja depois.