Acredito que ainda dará pano pra manga essa história. Qd entrei na Ludopedia há uns 5 anos, o mercado era bem menos competitivo, existiam menos lojistas e mais vendedores "físicos", por assim dizer, gente que vendia a sua coleção pq o jogo n via mesa ou pq queria comprar outro mesmo. Eu mesma nunca pude importar pq n uso cartão de crédito (mt menos o internacional), portanto vi no Mercado da Ludopedia uma oportunidade pra que eu pudesse comprar meus jogos, procurar os oop (out of prints, ou os fora de catálogo) ou jogos que não eram nacionalizados (versões em inglês ou outras línguas). Não podemos esquecer que o que mais existe é jogo importado e que tem jogador que compra, não se importando com a linguagem (até pq sempre há um tradutor de plantão rs).
Pois bem, o que ocorreu de lá pra cá foi que houve aumento da demanda, mais jogador chegando, lojas virtuais aparecendo e jogadores com feeling pro "business". A maioria dos usuários que vejo por aqui mal entram no fórum e acabam se tornando verdadeiros "lojistas" virtuais mesmo, ou seja, diminuiu aquela venda de usuário pra usuário. Temos enes vendas e leilões por aqui vindo do país todo, jogos de tudo qt é tipo e jogadores ou lojistas que adquirem esses produtos de enes formas. Inchou tudo, como um dia iria acontecer, alta procura agora no nicho. Só que o Mercado está se tornando um pouco inadequado pq o comprador deposita/transfere pro vendedor e reza pro jogo ser enviado certinho ou n ter sido enganado por um estelionatário (o que pode acontecer, seguro morreu de velho). Nunca tive esse problema aqui nas minhas 20 compras que já fiz no Mercado Ludopedia, mas poderia acontecer, ainda mais o site aumentando a quantidade de usuários. Portanto, acho benéfico que haja mudança, discussões e estudos de casos para que possamos usufruir de uma ferramenta mais justa e segura, mesmo que para isso haja um custo mais elevado. Quanto a ML, será que n poderia haver uma 'linkagem' qd o comprador clicasse no item e fosse redirecionado para o anúncio feito no ML usando o Mercado de Envios deles, que é mais barato? Há esse tipo de parceria entre ML e outras lojas, mas qual o custo disso? Atualmente, até onde a Ludopedia interfere na venda de jogos entre usuários? Afinal, a coisa está passando de usuário físico pra usuário "lojista", complicado isso.