Olá BOARGAMERS, mais especificamente os amantes de wargames e mais especificamente ainda os fãs do TIDE OF IRON. O frio infernal de Curitiba sai fora e dá lugar a um calor ESCALDANTE de quase 30 graus diários, não chove a um tempão e esta resenha está sendo feita debaixo de um ventilador.
Trago a vocês minha primeira resenha do ano (eu era mais frequente, eu sei, mas o GTA V, as pinturas de peças e as traduções tem me tomado muito tempo [he! he!]).
Senhores, trago a vocês hoje a expansão mais badalada do Tide of Iron: STALINGRAD! Após 4 tentativas de jogar uma partida SEM ERROS, esta acho que foi a mais certinha de todas. Sim, foram 4 tentativas, 3 solo e uma "pra valer". A única que pode ser aproveitada foi esta última (solo) e deu pra ter um bela noção do que esta expansão trás para o universo deste jogo.
O cenário jogado foi IRON HORSEMEN, o primeiro dos 4 cenários normais (existem mais 4 de campanha). Um cenário pequeno, rápido porém cheio de tática e que serve para pôr a prova o seu estudo em cima do manual do jogo, já que testa muitas novidade oferecidas na expansão. Eu esperava MENOS deste cenário, achei que ele fosse mais simples, porém queimei minha língua.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa: FACA NA CAVEIRA!
























CONCLUSÃO
IRON HORSEMEN é um cenário muito bacana. Bastante equilibrado (clap! clap! clap!) e essencial para quem vai dar os primeiros passos no STALINGRAD. Quando o vemos pela primeira vez ele nos parece simples demais, dá até vontade pular e ir para algo mais pesado. Ele serve principalmente para testar os decks URBAN WARFARE, que vem com uma série de "armadilhas" para pegar o inimigo desprevenido. Eu já defendia que as Cartas de Estratégia no TIDE OF IRON deveriam ficar ocultas do seu oponente. Pois agora mais do que nunca eu defendo esta tese (e pretendo aplicá-la em breve).
O problema maior ali foi o fato dos soviéticos acionarem o maldito do FLAME FOUGASSE, essa coisa tosta qualquer unidade adjacente ao token (inclusive no terreno do token) e pode eventualmente lançar chamas fortes sobre os dois terrenos, o que impede a passagem de unidades pelos locais (as chamas podem ser eliminadas mas gastam muito tempo e recurso).
Isso obrigou os alemães a pegarem uma rota aberta para o prédio objetivo e assim serem vítimas dos ataques russos sem nenhuma cobertura. Num dado momento eu até arrisquei entrar num terreno adjacente ao FLAME FOUGASSE para verificar onde ele estouraria (e dei sorte), mas ainda assim ele prejudicou bastante pois forçou os alemães a se expôr ao fogo soviético.
Mas e se os russos não tivessem acionado esta carta? Sim, o resultado do jogo poderia ter sido outro, por isso vai ser muito difícil para alguém afirmar categoricamente se um cenário é ou não equilibrado no STALINGRAD. Uma simples carta pode alterar muito o resultado do jogo.
Enquanto a especialização PPSh se mostrou extremamente eficaz (desde que os soviéticos saibam explorar as diferentes elevações dos prédios), a especialização CAVALARIA se mostrou bastante fraquinha neste cenário, sendo útil apenas em cenários maiores.
IRON HORSEMEN é um cenário LEVE, provavelmente o mais leve de todo o conjunto de 8 cenários do jogo e ainda assim depois de jogá-lo as primeiras vezes você terá a sensação de ter saído de uma prova de vestibular. Se você ficar perdido nele com certeza nem deverá se atrever a jogar os demais já que este cenário não usa o SISTEMA DE ESGOTO, não explora todas as cartas do deck URBAN WARFARE e também não explora as demais especializações (que afetam principalmente os assaltos).
Apesar da grande quantidade de pontas soltas no STALINGRAD (a 1AGAMES terá um FAQ enorme para lançar), IRON HORSEMEN é o cenário perfeito para praticar e muito divertido.
IRON HORSEMEN mergulha fundo no tipo de ação que você mais irá praticar: ASSALTOS EM MULTIPLAS ELEVAÇÕES. Mas acredite, ele é apenas INTRODUTÓRIO, ou seja, você vai jogar IRON HORSEMEN mais de uma vez e fatalmente VAI ERRAR, tamanha a dificuldade que é gerenciar assaltos nestes lugares.
Além das regras serem modificadas para assaltos em construções (apenas nestes locais assaltantes rolam -1 dado), as cartas de estratégia ampliam seu poder de fogo e as especializações também contribuem com modificações.
Mas pior do que gerenciar assaltos num local apinhado de unidades é o ato de gerenciar os combates em MULTIPLAS ELEVAÇÕES. Sem a referência gráfica das colinas fica UM INFERNO gerenciar aumento no alcance, obstáculos próximos e terrenos encobertos e é muito comum perder ataques ou atacar de forma equivocada devido a inobservância destes detalhes.
Um erro tático cometido pelos russos neste cenário (eles não notaram) foi ter mantido a MG no nível 0 (térreo) da construção onde ela se encontrava. Se tivesse subido para o 1º andar, ampliaria seu alcance e poderia atacar esquadrões alemães que se movessem nos prédios próximos com ataques normais ao invés de longa distância. No entanto isso foi amplamente explorado para a especialização PPHs dos soviéticos já que esta arma tem alcance de 2 terrenos no entanto foi o tempo todo usada para atacar alemães a 3.
Cenário muito bacana, desafiante, divertido e ótimo para iniciar os novatos nesta expansão.