As palavras podem ter sentidos diferentes em contextos diferentes. O comum se tratando de jogos de tabuleiro é diferenciar bem estratégia e tática, até porque alguns jogos pesam mais pra estratégia, outros mais pra tática, e o feeling é diferente. O normal é haver uma mistura dos dois, e pode-se dizer que um jogo ideal tem os dois bem equilibrados.
Linkando com o que eu disse acima, UNO me parece um jogo bem tático, não há como calcular suas jogadas a longo prazo.
Já xadrez, seguindo um outro exemplo citado acima, é um jogo que até dá pra jogar de maneira tática, mas o jogador que puder planejar melhor suas jogadas, prever melhor os desdobramentos, vai ter uma grande vantagem. Xadrez talvez não seja um exemplo tão bom, por ter um equilíbrio entre as duas coisas.
Já uma outra pessoa citou euros. Não é bom generalizar, mas é verdade que há muitos jogos chamados de euros em que a interação entre os jogadores é baixa, ou praticamente nula. Nesse caso, você faz um plano no começo do jogo e o executa. Você dificilmente vai ter que repensar sua estratégia por causa das ações dos outros jogadores, porque não causam interferência. Não há tática.
Pesquisei aqui, e ambos termos vêm do grego.
Mas sim, em muitos contextos se usa os dois termos como sinônimos.
P.S.: Um exemplo do jogo de Go. Em xadrez, se estuda abertura como uma coisa só. Em go, há dois pontos de vista para estudar a abertura. O joseki é o estudo de jogadas locais, em um canto do tabuleiro; o fuseki é o estudo da abertura global. Joseki é tático, fuseki é estratégico, e ambos têm que ser levados em consideração, interferem um com o outro.