viniciusjf::O texto pode até apresentar uma ideia correta em conteúdo, mas o tom é estranho. O autor se refere de forma pejorativa aos jogadores que preferem jogos pesados, fora do esquema família que ele acredita ser o futuro, por vezes parece até mesmo rancoroso a julgar pelo tom ácido e o excesso do uso de fontes que até um cego veria.
Aí eu me pergunto, qual o real propósito do tópico, apresentar uma análise de uma tendência de mercado do hobby ou fazer língua para os heavy gamers maus que o autor claramente desaprova?
Olá Vinicius! Fico agradecido por se interessar pelo assunto e propor alguns pontos para continuarmos a conversa. Se não fosse assim seria apenas um monólogo. A conversa é legal (no sentido de ser agradável) quando ela vai e volta. Não tenho intenção de ofender ninguém, muito menos aos jogadores a quem tenho bastante respeito e com quem aprendo a cada dia, pessoas como você e outros tantos que gostam de jogos mais dedicados. Aliás eu seria um pleno idiota se ofendesse pessoas que gostam de jogos pesados quando eu mesmo aprecio esse tipo de jogo. Os três jogos que mais considero são
Twilight Struggle,
Twilight Imperium (second edition) e
In the Year of the Dragon. Neste exato momento estou escrevendo uma resenha sobre
Orléans.
Sobre o uso das fontes, eu escolhi esse estilo visual desde o primeiro posto desse canal (forjamental) de forma a destacar a principal ideia do paragrafo. Isso por que alguns de meus textos são longos demais e nem todos se interessam por textos longos. As fontes maiores permitem ao leitor pegar a ideia principal e construir uma linha de raciocínio com uma leitura rápida. Até agora ninguém havia reclamado disso mas vou ficar atento e caso mais pessoas desaprovem essa estética textual posso mudar isso de maneira a melhorar a leitura.
Se você investigar minhas postagens mais antigas verá que eu sempre pedi para as editoras pararem de lançarem jogos bobos e empurrarem isso guela abaixo de nós brasileiros. Hoje temos jogos que atendem a vários públicos como nunca tivemos antes e ao mesmo tempo estamos diante de um pseudo problema que está sendo alardado por todos os lados:
O grupo que hoje consome boardgames não está dando conta de absorver tudo que está sendo lançado.
Fiz uma análise bem sistemática sobre isso em post antigos. Eu não sou e nem tenho interesse em me tornar uma estrela na comunidade mas de alguma forma tenho ciência de que sou um formador de opiniões e constantemente apresento pessoas ao hobby. Seja nas escolas onde trabalho, sejam nos meus círculos de amizade, etc. Nem todos compraram jogos mas quem sabe do futuro? Tenho um amigo que é jogador profissional de poker e sempre teve curiosidade pelos jogos. Dei um Coup de presente pra ele após alguns meses que ele havia tido contato com o jogo. Ele não comprou, mas eu sim. Comprei um CV como presente de natal para um irmão que joga casualmente.
Sei que cada um de vocês (de nós) de alguma forma faz sua parte para expandir o hobby. Não que EU precise disso. Quem precisa vender são as editoras, mas divulgando o hobby eu tenho esperança de ter mais jogos em nosso idioma. Tenho esperança de poder ir com minha sobrinha em uma loja de brinquedos e comprar um boardgame moderno.
A questão desse post é: Se os jogadores de dentro do hobby não estão conseguindo absorver os lançamentos, expandir mercado implica em trazer gente de fora. Vejo que os jogos familiares possuem muito mais aceitação nesse quesito. De forma alguma isso é uma pratica de futurologia, antes de ser professor sou cientista e nenhuma pratica sem comprovação empírica me convence. A Europa é o grande exemplo: A quantidade de jogos familiares publicados é muito maior que a de jogos do tipo EEE. Isso não é por acaso mas sim por que esses jogos possuem maior aceitação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@
sabao Mil perdões, se de alguma forma p termo somelier esta sendo usado de forma inapropriada nessa postagem. Mas esse termo virou um tipo de "meme" no nosso meio para se referir às pessoas que acreditam serem seres superiores ou iluminados apenas por que possuem uma vasta coleção de jogos entendem de todas as regras e mecânicas de forma incontestável além de, é claro, jogar apenas jogos "pesadões". De forma alguma inventei isso, apenas estou fazendo uso sem a intenção de ofender ao profissional cujo o código escrito representa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@
nobody Obrigado pela sua colocação e digo que você está coberto de razão quando diz que são as pessoas de dentro do hobby que sustentam o mercado hoje. E nem estou falando somente da galera que participa de comunidade. Conheço muita gente que compra boardgame e não dá a mínima para BGBR ou Ludopedia, tampouco se interessa por eventos e coisas do tipo.
O que talvez seja o nosso ponto de partida para evoluir essa conversa é que nós não conseguimos mais acompanhar a expansão do mercado. Algumas pessoas falam que estamos diante de uma bolha e que de alguma forma veremos o mercado ter que se adaptar para sobreviver. Tem uma conversa do Grimuza no programa do Thiago Leite na qual ele diz que o dinheiro que está fazendo o mercado funcionar é dos investidores e não dos jogadores. Isso porque quem está lançando jogos hoje está com uma margem de lucro bastante apertada e a grande maioria não depende integralmente desse investimento para sobreviver. Claro que como exceção temos as grandes editoras e publicadoras. Mas os pequenos estão "botando" muito dinheiro nisso e ainda não tiveram o retorno desse dinheiro bem do jeito que talvez fosse devido.
Todo mundo que se debruça sobre essas coisas converge para um ponto: é preciso expandir o número de consumidores. Isso é fato. Agoma me diga, quais jogos você vai levar na escola do seu filho? Quais jogos você vai se sentar com seus pais, tios para jogar? Quais jogos agrada a grande maioria das esposas (maioria esta que joga bastante casualmente)? Quais jogos você usaria para atrair mais mulheres para o hobby? Terra Mystica? Fief France 1642? Kanban?