Aviso: Esse texto leva em consideraçao que o leitor já conhece o jogo básico. Caso queira saber o que diabos é Russian Railroads, pode ler esta resenha acessando o Link.
1 - American Railroads (AR) é um modo alternativo de jogar. Ele nao acrescenta opcoes caso queira jogar o modo básico ou o German Railroads
2 - Porém, você pode usar no AR elementos das outras expansões, como os engenheiros da mini expansao ou o carvão do German.
3 - Mas como o AR usa cartelas individuais de locais americanos, infelizmente não é possível usar os tiles de ferrovias do German que concedem beneficios diferentes ao serem alocados na cartela.
4 - O mercadinho de açoes é interessante. Quando você consegue avançar certos trilhos em certos pontos da cartela, as acoes de sua empresa sobem um nivel e o jogador ganha 1 benefício similar a um espaço de ação (1 avanço na industrialização, 1 moeda, 5 VP, 1 avanço de trilho qualquer, 1 avanço de trilhos marrom E bege). Quando chega 1o em um dado nivel escolhe qual beneficio ganha entre os tiles disponiveis e fixa aquele beneficio para todos os outros jogadores que alcançarem aquele nível. No fim do jogo, 20 VP para quem mais avançou, 10 VP para o 2o lugar. Desempata quem chegou primeiro no nível.
6 - Quando um jogador chega ao último nivel do mercado de acoes ou pega um marcador circular com "?" específico que vem nessa expansão, ele ganha TODOS os benefícios que ganhou anteriormente a cada avanço de nível (como comentei, estes são marcados por tiles).
7 - Quando um jogador pega a ultima locomotiva do nivel 4/6/8, ele ganha uma siderurgica (funciona igual a uma industria, mas só concede 1 avanço de trilho preto). Mais importante, ele ativa DE NOVO todos os beneficios do mercado de ações para TODOS os jogadores. Ou seja, se o jogador azul estava no nivel 2 do mercado de ações, o jogador verde estava no nìvel zero e o jogador amarelo estava no nível 4, quem esgotar a pilha de locomotivas do valor descrito acima concederá 2/0/4 beneficios para os jogadores azul/verde/amarelo.
8 - A industrialização usa 2 trilhas e 2 marcadores. a trilha de cima pode progredir sem indústrias (mas ganha o benefício se passar por uma), mas dá menos ponto de vitória. A trilha de baixo funciona como a industrializaçao do jogo básico, mas ela tem um bloqueio no meio (v. proximo item).
9 - O jogo tem tres ferrovias, mas a terceira ferrovia possui um bloqueio quase no final. Os bloqueios impedem avanços e precisam ser dinamitados (ganha-se 10 VP imediatos ao detonar cada bloqueio). Obtem-se dinamite ao avançar na ferrovia 1, que é a ferrovia comprida do jogo e que libera todas as cores de trilhos.
10 - As ferrovias 2 e 3 sao mais curtas e cada uma gera +10 VP/rodada no final se cumpridos os requisitos. A outra peça de "?" que vem no jogo eleva esse valor para +25 em cada ferrovia.
Conclusão: AR é uma excelente forma alternativa de jogar Russian. Ainda prefiro a expansão German Railroads pela variedade, mas é até uma comparação injusta, visto que a AR é uma mini expansao. Mas jogo feliz a versão americana. Nota final: 8