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  4. Discussão / dúvida - Como "usar" carta desenv. de 1 ponto?

Discussão / dúvida - Como "usar" carta desenv. de 1 ponto?

Catan: O Jogo
  • avatar
    HacePO21/11/16 19:18
    avatar
    HacePO
    21/11/16 19:18
    3 mensagens MD

    Pessoal, tenho uma dúvida séria relacionada ao uso da carta de desenvolvimento de 1 ponto!

    Primeiramente, é importante explicar que esta dúvida é relacionada à versão com Extensão para 5/6 jogadores, que tem uma regra extra que permite construções extras para todos jogadores (seguindo uma ordem) ao fim da rodada de cada jogador.

    E em segundo lugar, peço desculpas pelo longo texto. A história acabou ficando longa demais hehe

    O que ocorreu foi o seguinte:
    Jogávamos em seis pessoas. Eu já possuía sete pontos na mesa (aldeias + cidades) e dois pontos escondidos, em cartas de desenvolvimento. Sendo assim, faltava só evoluir uma aldeia para cidade e chegar a 10 pontos, ganhando o jogo.
    Na minha vez, eu ainda não tinha os recursos necessários para construir a cidade. Na vez do jogador seguinte, eu consegui o recurso. Ao fim da jogada dele, eu avisei que ia fazer uma construção, construí a cidade, chegando a oito pontos, mostrei meus dois pontos escondidos nas cartas e falei que ganhei o jogo. 
    Aí veio o problema:
    Outro jogador concorrente, que estava com nove pontos e em vias de ganhar, alegou que eu estava "usando" uma carta de desenvolvimento, o que não poderia ser feito na rodada extra, quando só se poderia construir. Outros jogadores concordaram, porque a regra fala que nessa rodada extra só se poderia construir. ("os outros jogadores podem, nesse mesmo turno, construir e comprar cartas de desenvolvimento") Como a regra não fala nada sobre "usar" cartas de desenvolvimento (ex. cavaleiro, monopólio), nem sobre fazer trocas, estas ações seriam vedadas, sendo permitido somente construir.
    Concordei com esse argumento, mas em partes. Contra-argumentei o seguinte: eu não estava "usando" uma carta de desenvolvimento, não estava executando nenhuma ação (como a do cavaleiro ou a do monopólio). Eu simplesmente já tinha aqueles 2 pontos nas cartas, assim como eu já tinha os outros 8 no tabuleiro. Além disso, no almanaque, há uma informação sobre cartas de desenvolvimento: ao se comprar cartas de desenvolvimento, não se pode "usar" dela imediatamente, mas se deve esperar a próxima rodada, a não ser que seja a carta de 1 ponto, para ganhar o jogo. Argumentei que isso ocorria porque essa carta de 1 ponto não precisa ser usada, mas ela já se incorpora como ponto do jogador! Por isso, ao ganhar essa carta, você já pode anunciar que ganhou o jogo!

    Bom, o fim da história foi: como a regra parecia omissa, a maioria decidiu por achar que o jogo devia seguir, que eu só tinha 8 pontos, e meus 2 pontos nas cartas só poderiam "ser usados" na minha vez (e não na rodada extra), apesar de eu achar que eu não estava "usando" carta de desenvolvimento nenhuma, só mostrava os pontos que eu já tinha. Assim, o jogo seguiu, e antes que chegasse na minha vez, aquele adversário que contestou primeiro chegou aos 10 pontos, e "venceu" o jogo. Sendo assim, o jogo encerrou, sem ninguém saber ao certo quem venceu, e como lidar com essa regra de "uso" da carta de desenvolvimento de 1 ponto.

    Já procurei em fóruns e em regras no site oficial, mas nunca achei nada sobre.
    Alguém teria alguma ideia sobre isso?

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  • DiegoBard
    94 mensagens MD
    avatar
    DiegoBard21/11/16 20:29
    DiegoBard » 21/11/16 20:29

    Boa noite amigo, não me lembro como está exatamente no manual mas acredito que você tenha ganhado sim, caso você necessitasse fazer uma ação na sua vez para mostrar a carta você não conseguiria ganhar nem na sua vez pois só se pode usar um desenvolvimento por rodada, certo? Quando jogava você poderia mostrar cartas de ponto a qualquer momento e inclusive contamos os pontos dessas cartas não viradas para definir a colocação dos demais jogadores...

    0
  • HacePO
    3 mensagens MD
    avatar
    HacePO21/11/16 20:45
    HacePO » 21/11/16 20:45

    DiegoBard::Boa noite amigo, não me lembro como está exatamente no manual mas acredito que você tenha ganhado sim, caso você necessitasse fazer uma ação na sua vez para mostrar a carta você não conseguiria ganhar nem na sua vez pois só se pode usar um desenvolvimento por rodada, certo? Quando jogava você poderia mostrar cartas de ponto a qualquer momento e inclusive contamos os pontos dessas cartas não viradas para definir a colocação dos demais jogadores...

    Boa noite, Diego.
    Pois é, eu até editei o post original acrescentando a informação da regra extra. ("os outros jogadores podem, nesse mesmo turno, construir e comprar cartas de desenvolvimento"), o que confirma que não se pode fazer uso de cartas de desenvolvimento (cavaleiro, monopólio,...).
    E é verdade isso que você falou "pois só se pode usar um desenvolvimento por rodada"... Se, na minha rodada, eu conseguisse chegar a nove pontos depois de usar um desenvolvimento para conseguir recursos (ex: monopólio), construísse uma aldeia/cidade e mostrasse meu ponto guardado para ganhar o jogo, não faria sentido reclamarem da minha "revelação do 1 ponto", alegando que essa seria a 2ª carta de desenvolvimento usada na rodada...

    0
  • DiegoBard
    94 mensagens MD
    avatar
    DiegoBard21/11/16 21:04
    DiegoBard » 21/11/16 21:04

    Então, fui ler o manual e lá diz que você deve manter suas cartas de pontos viradas para baixo a não ser que tenha certeza de chegar a 10 pontos ou mais aí você mostra, no entanto logo abaixo diz que no seu turno você pode mostrar quantas cartas de pontos você quiser, não li o da expansão mas acho que ali já deixa claro, óbvio que o manual foi pensado para não se ter a possibilidade de construir na vez do outro... mas ele mesmo dizendo para deixar pra baixo é por que estão valendo pela minha interpretação.

    0
  • zimboard
    115 mensagens MD
    avatar
    zimboard21/11/16 23:14
    zimboard » 21/11/16 23:14

    Ponto é ponto, e não se usa. Parabéns, você ganhou, não deixem eles levarem essa no tapetão kk

    0
  • Koppe
    154 mensagens MD
    avatar
    Koppe22/11/16 00:05
    Koppe » 22/11/16 00:05

    De acordo com o manual da grow infelizmente vc perdeu. A regra diz assim na última página daquele manual introdutório. 
    "Se o jogador tiver 10 ou mais pontos na sua vez (grifo meu),  o jogo termina e ele é o vencedor. Se alcançar 10 ou mais pontos quando não for a sua vez,  o jogo continuar até que volte a sua vez. Se o jogador da vez conseguir os 10 pontos ele será o vencedor."

    Portanto,  o choro é livre rs

    1
  • Helton Leite
    274 mensagens MD
    avatar
    Helton Leite22/11/16 09:38
    Helton Leite » 22/11/16 09:38

    Koppe::De acordo com o manual da grow infelizmente vc perdeu. A regra diz assim na última página daquele manual introdutório. 
    "Se o jogador tiver 10 ou mais pontos na sua vez (grifo meu),  o jogo termina e ele é o vencedor. Se alcançar 10 ou mais pontos quando não for a sua vez,  o jogo continuar até que volte a sua vez. Se o jogador da vez conseguir os 10 pontos ele será o vencedor."

    Portanto,  o choro é livre rs

    Me desculpe,  Kopp.  Mas essa regra serve para o jogo em até 4 jogadores, em que você só pode fazer ações NA SUA VEZ.  Em 5 e 6 jogadores,  você pode realizar ações ao final do turno do jogador "da vez". Concordo com zimboard... HacePO venceu a partida. A carta de pontos é a única exceção pra você usar no mesmo turno que a comprou,  se for pra vencer o jogo. Oras, em uma partida com 5 ou 6 jogadores, você pode vencer o jogo no seu turno OU no de outro jogador, inclusive utilizando-se das cartas de pontuação. Em que pesem opiniões contrárias, acredito ser a melhor interpretação. 

    0
  • HacePO
    3 mensagens MD
    avatar
    HacePO22/11/16 12:25
    HacePO » 22/11/16 12:25

    zimboard::Ponto é ponto, e não se usa. Parabéns, você ganhou, não deixem eles levarem essa no tapetão kk

    Exato, eu aleguei que eu iria contratar o advogado do Fluminense e reverteria esse tapetão hahaha
    Helton Leite::
    Koppe:::De acordo com o manual da grow infelizmente vc perdeu. A regra diz assim na última página daquele manual introdutório. 
    "Se o jogador tiver 10 ou mais pontos na sua vez (grifo meu),  o jogo termina e ele é o vencedor. Se alcançar 10 ou mais pontos quando não for a sua vez,  o jogo continuar até que volte a sua vez. Se o jogador da vez conseguir os 10 pontos ele será o vencedor."

    Portanto,  o choro é livre rs


    Me desculpe,  Kopp.  Mas essa regra serve para o jogo em até 4 jogadores, em que você só pode fazer ações NA SUA VEZ.  Em 5 e 6 jogadores,  você pode realizar ações ao final do turno do jogador "da vez". Concordo com zimboard... HacePO venceu a partida. A carta de pontos é a única exceção pra você usar no mesmo turno que a comprou,  se for pra vencer o jogo. Oras, em uma partida com 5 ou 6 jogadores, você pode vencer o jogo no seu turno OU no de outro jogador, inclusive utilizando-se das cartas de pontuação. Em que pesem opiniões contrárias, acredito ser a melhor interpretação. 


    Pois é, só no jogo de 5/6 jogadores é possível marcar pontos fora da sua rodada, construindo. 
    A questão toda foi que alegaram que eu não poderia "usar" de cartas de desenvolvimento na rodada extra, só construir. Até aí concordo, não se pode usar um cavaleiro na rodada extra. Mas o fato é que, na minha opinião, o simples fato de revelar os pontos que eu já tinha não são "uso" de carta de desenvolvimento. Ponto é ponto, como o zimboard falou.
    E a ideia do DiegoBard fechou a questão, para mim. Como não se pode fazer uso de mais de uma carta de desenvolvimento na mesma rodada, seria proibido, na sua rodada, usar uma carta de desenv. (ex monopólio), ganhar recursos, construir, chegar a 8/9 pontos, e ganhar o jogo mostrando pontos guardados? Não faria sentido proibir isso, alegando que foram "usadas" duas cartas de desenvolvimento.
    Sendo assim, ganhei mesmo, convencerei os perdedores na próxima jogatina e o troféu mudará de mãos hahaha
    Valeu à galera aí pela discussão!

    0
  • Koppe
    154 mensagens MD
    avatar
    Koppe22/11/16 14:26
    Koppe » 22/11/16 14:26

    HacePO::
    zimboard:::Ponto é ponto, e não se usa. Parabéns, você ganhou, não deixem eles levarem essa no tapetão kk


    Exato, eu aleguei que eu iria contratar o advogado do Fluminense e reverteria esse tapetão hahaha

    Helton Leite:::
    Koppe::::De acordo com o manual da grow infelizmente vc perdeu. A regra diz assim na última página daquele manual introdutório. 
    "Se o jogador tiver 10 ou mais pontos na sua vez (grifo meu),  o jogo termina e ele é o vencedor. Se alcançar 10 ou mais pontos quando não for a sua vez,  o jogo continuar até que volte a sua vez. Se o jogador da vez conseguir os 10 pontos ele será o vencedor."

    Portanto,  o choro é livre rs



    Me desculpe,  Kopp.  Mas essa regra serve para o jogo em até 4 jogadores, em que você só pode fazer ações NA SUA VEZ.  Em 5 e 6 jogadores,  você pode realizar ações ao final do turno do jogador "da vez". Concordo com zimboard... HacePO venceu a partida. A carta de pontos é a única exceção pra você usar no mesmo turno que a comprou,  se for pra vencer o jogo. Oras, em uma partida com 5 ou 6 jogadores, você pode vencer o jogo no seu turno OU no de outro jogador, inclusive utilizando-se das cartas de pontuação. Em que pesem opiniões contrárias, acredito ser a melhor interpretação. 



    Pois é, só no jogo de 5/6 jogadores é possível marcar pontos fora da sua rodada, construindo. 
    A questão toda foi que alegaram que eu não poderia "usar" de cartas de desenvolvimento na rodada extra, só construir. Até aí concordo, não se pode usar um cavaleiro na rodada extra. Mas o fato é que, na minha opinião, o simples fato de revelar os pontos que eu já tinha não são "uso" de carta de desenvolvimento. Ponto é ponto, como o zimboard falou.
    E a ideia do DiegoBard fechou a questão, para mim. Como não se pode fazer uso de mais de uma carta de desenvolvimento na mesma rodada, seria proibido, na sua rodada, usar uma carta de desenv. (ex monopólio), ganhar recursos, construir, chegar a 8/9 pontos, e ganhar o jogo mostrando pontos guardados? Não faria sentido proibir isso, alegando que foram "usadas" duas cartas de desenvolvimento.
    Sendo assim, ganhei mesmo, convencerei os perdedores na próxima jogatina e o troféu mudará de mãos hahaha
    Valeu à galera aí pela discussão!

    Primeiro ponto: Helton Leite e HacePO vcs interpretaram errado o trecho que eu destaquei. O texto diz que vc ganha se vc tiver dez pontos na sua vez, ele não diz que vc ganha se vc fizer os dez pontos. Isso foi colocado pq já havia previsto uma situação de completar os dez pontos fora da sua vez no jogo base. Se alguém construir uma aldeia no meio da maior rota comercial ela deixará de ser a maior e a carta passará imediatamente para o novo jogador que tenha a maior rota comercial dando dois pontos pra ele. Se já tinha 8 ele completará dez, mas apenas alcançará a vitória na vez dele (então ainda dá tempo de impedir isso).


    Segundo ponto: apesar do texto se encontrar no manual do jogo base a mudança ocorre apenas se o manual da expansão dissesse algo que contradissesse isso. No manual da expansão diz o seguinte: "o kit da expansão segue as mesmas regras do colonizadores de catan original. com uma exceção! (...) A exceção - quando a vez do jogador termina, uma nova fase de construção segue." A expansão de qq jogo só muda o jogo base se isso ficar explicito no manual da expansão. Nesse caso fica bem claro que a única mudança do original é a nova fase de construção.


    Apesar de eu achar isso suficiente para entender que quem ganhou o jogo foi o citado "jogador concorrente" fui caçar o FAQ oficial que diz o seguinte:
    Victory Conditions - Can I win during the special building phase?

    No. You can only win during your own turn.

    Isso aí galera não precisa do advogado fluminense não. A maioria estava certa mesmo.
    Abcs

    2
  • Edlomax
    702 mensagens MD
    avatar
    Edlomax08/10/20 10:22
    Edlomax » 08/10/20 10:22

    O tópico é antigo, mas vale à pena trazê-lo à tona novamente apenas para colaborar endossando o que foi dito de correto por aqui. Porque essa regra da Construção Especial pode gerar algumas dúvidas cabulosas mesmo. E geralmente são situações raras de acontecer na partida. Normalmente o que faço nas minhas jogatinas é sempre tentar relembrar/frisar o desfecho para essas situações ocultas antes do jogo começar. Meu grupo já domina bem o Catan.

    Lendo aqui por esses dias, de primeira eu também relutei a concordar com o Koppe, mas ele está certíssimo realmente. Neste caso HacePO, os seus companheiros de mesa tinham razão, mas não pelo fato de você poder ou não usar as Cartas de Ponto na Construção Especial, mas sim por você NÃO poder bater o jogo fora da sua vez de jogar, e isso é regra mesmo conforme consta no FAQ Oficial e inclusive no próprio manual.

    Sessão "Fim de Jogo" da página 7 do Almanaque:
    "Quando for a vez de um jogador e ele tiver conseguido somar 10 pontos (ou somá-los durante a sua vez), o jogo termina e ele será o vencedor.

    Exemplo: Um jogador possui 2 aldeias (2 pontos), a Cartela Especial Maior Estrada (2 pontos), 2 cidades (4 pontos) e duas Cartas de Pontos de Vitória (2 pontos). O jogador revela as suas Cartas de Pontos de Vitória e consegue, assim, os 10 pontos necessários para vencer o jogo. Se um jogador perceber que tem 10 pontos, mas está na vez de outro jogador, ele deve esperar até que chegue a sua vez de jogar para declarar vitória. Isso se outro jogador não o fizer antes."


    Ou seja, quem tem a condição de vitória atendida, só tem a chance de poder encerrar o jogo quando efetivamente estiver na vez dele.

    E não é porque se trata de uma expansão que estas regras mudam, pois novamente conforme o Koppe bem salientou, as regras só mudariam se o próprio manual da expansão colocasse isso explicitamente. E não é o caso.


    Mais uma discussão muito boa aqui pessoal, parabéns!

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Catan: O Jogo - Discussão / dúvida - Como "usar" carta desenv. de 1 ponto?
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