hahah só hoje estou percebendo que eu "lacrei" o tópico. Observe que essa regra é um bom exercicio de designer (nao sou designer antes q perguntem). A possibilidade de se declarar vencedor apenas na sua vez de jogar está relacionada ao equilibrio do jogo por ser uma corrida de pontos. Sabendo que o jogo tem oportunidades de roubar pontos dos adversários essa regra existe para que todos tenham tido essa oportunidade antes do adversário completar os 10 pontos. Eh como se fosse um jogo em que alguém alcança a condiçao de fim de jogo mas os outros jogadores podem completar a rodada. por exemplo o splendor que tambem eh uma corrida de pontos. sem essa regra tvz haveria alguma vantagem pra algum jogador em relacao a sua posicao na mesa.
Edlomax:: O tópico é antigo, mas vale à pena trazê-lo à tona novamente apenas para colaborar endossando o que foi dito de correto por aqui. Porque essa regra da Construção Especial pode gerar algumas dúvidas cabulosas mesmo. E geralmente são situações raras de acontecer na partida. Normalmente o que faço nas minhas jogatinas é sempre tentar relembrar/frisar o desfecho para essas situações ocultas antes do jogo começar. Meu grupo já domina bem o Catan.
Lendo aqui por esses dias, de primeira eu também relutei a concordar com o Koppe, mas ele está certíssimo realmente. Neste caso HacePO, os seus companheiros de mesa tinham razão, mas não pelo fato de você poder ou não usar as Cartas de Ponto na Construção Especial, mas sim por você NÃO poder bater o jogo fora da sua vez de jogar, e isso é regra mesmo conforme consta no FAQ Oficial e inclusive no próprio manual.
Sessão "Fim de Jogo" da página 7 do Almanaque:
"Quando for a vez de um jogador e ele tiver conseguido somar 10 pontos (ou somá-los durante a sua vez), o jogo termina e ele será o vencedor.
Exemplo: Um jogador possui 2 aldeias (2 pontos), a Cartela Especial Maior Estrada (2 pontos), 2 cidades (4 pontos) e duas Cartas de Pontos de Vitória (2 pontos). O jogador revela as suas Cartas de Pontos de Vitória e consegue, assim, os 10 pontos necessários para vencer o jogo. Se um jogador perceber que tem 10 pontos, mas está na vez de outro jogador, ele deve esperar até que chegue a sua vez de jogar para declarar vitória. Isso se outro jogador não o fizer antes."
Ou seja, quem tem a condição de vitória atendida, só tem a chance de poder encerrar o jogo quando efetivamente estiver na vez dele.
E não é porque se trata de uma expansão que estas regras mudam, pois novamente conforme o Koppe bem salientou, as regras só mudariam se o próprio manual da expansão colocasse isso explicitamente. E não é o caso.
Mais uma discussão muito boa aqui pessoal, parabéns!