Ataque dos Sites e Bandidos
- Depois de atacar com os aviões Rápidos, os Sites e Bandidos sobreviventes fazem os seus ataques.
- Um Site estará limitado a altitude e alcance do avião inimigo (do jogador).
- Um Bandido estará limitado ao alcance do avião inimigo (do jogador).
- Cada Site e Bandido atacará individualmente e contra um avião (do jogador).
- Resolva o ataque de um Site ou Bandido antes de iniciar o ataque de outro Bandido ou Site.
- Um Site ou Bandido atacará automaticamente o avião mais próximo dele. Se houver mais de um avião para servir de alvo, escolha aleatoriamente um deles para ser atacado.
Reações do avião
- Depois que o alvo do Site ou do Bandido for determinado, esse avião poderá reagir ao ataque. O avião poderá fazer a Supressão desse ataque. Não escolhendo fazer a Supressão ou caso falhe no rolamento, você poderá evadir do ataque.
Supressão
- Qualquer avião poderá executar um ataque de Supressão contra o Site ou Bandido.
- Especifique uma arma ou o canhão para ser usado. Aplique os modificadores de ataque e opções para a Supressão e role o d10 normalmente.
- Se o resultado indicar um Hit, o ataque do Site ou do Bandido é anulado. Porém, o Site ou o Bandido não sofrerá qualquer dano dessa Supressão.
- Se a tentativa falhar, o avião não poderá realizar outro ataque, mas poderá tentar Suprimir ataques futuros.
Evasão
- A avião que é alvo do ataque poderá escolher evadir e reduzir as chances de ser atingido.
- Quando um avião evadir coloque 2 pontos de Stress na carta.
- Role 2d10 para o Site ou Bandido e use o valor mais baixo para o resultado do rolamento.
- Evasão é usada contra um Site ou Bandido enquanto o avião for o alvo do ataque ou quando reagir a um Evento Especial, gastando armas para reduzir o número de ataques dos Eventos especiais
Resolução do ataque
- Rode 1d10 para o Site ou Bandido que estiver atacando e olhe os números de ataque no marcador para solucionar o ataque.
- Se o rolamento é menor que o primeiro número, não há qualquer efeito sobre o avião.
- Se o rolamento for igual ao primeiro número e menor que o segundo número, adicione 1 ponto de Stress ao piloto.
- Se o rolamento for igual ao segundo número e menor que o terceiro número, o avião é avariado. Remova todas as suas armas, Pods e Consciência Situacional e dê a ele 2 pontos de Stress. Se o avião for danificado duas vezes numa missão, ele é destruído.
- Se o rolamento for igual ou maior que o terceiro número, a avião é destruído. Remova o avião destruído da missão.
- Inicie um SAR (Busca e salvamento) com cada avião destruído durante a fase de regresso a base
Movimento do avião
- Durante este passo, você poderá mover o seu avião de uma área para outra adjacente. Poderá ser mudada a altitude do avião (para baixa ou alta). A altitude afetará o uso das armas e quais Sites podem ser atacados e o mesmo valerá para os Sites que podem atacar o avião.
- Você poderá sair do mostrador tático durante a fase sobre o Alvo e na fase de movimento do avião em qualquer turno. Fazendo isso, remova todos os aviões do mostrador tático.
- Ao final do turno 5, remova todos os aviões do mostrador tático.
Movimentando os Bandidos
- Cada Bandido poderá ser movido por uma área, mas não é obrigado a mover o Bandido. Bandidos não usam altitude. Use as regras abaixo para determinar o movimento do Bandido:
· Se há um ou mais aviões dentro do alcance do Bandido, o Bandido não move.
· Se nenhum avião estiver dentro do alcance do Bandido, mova o Bandido uma área para o avião mais próximo desse Bandido. Tendo mais de um avião próximo, escolha aleatoriamente um desses aviões para ir em direção à ele.