Por Jason Brown
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1597271/going-it-alone-last-stand
Desde o Kickstarter terminado no verão passado, fiquei ansioso para chegar minha cópia de Defenders of the Last Stand. Sou um ávido apoiador de Kickstarters, e este jogo destacou-se entre os 24 projetos mais apoiados entre a campanha e a entrega.
Recebi minha cópia na semana passada, 4 meses mais tarde do que a entrega prometida para março. Joguei solo 3 vezes com 2, 3 e 4 Rangers com 2 vitórias (em 3 e 4) e uma derrota. O tempo de jogo foi de cerca de 3-4 horas por partida, incluindo o setup. Embora não tenha visto todas as aventuras, artefatos e variações que o jogo tem para oferecer, joguei com todos os personagens e missões e vi uma boa parte do que o jogo tem para oferecer. Meu comentário é baseado apenas no ponto de vista de um jogador solo, de modo que não conheço o jogo quando jogado em grupo.
Componentes. Vamos em frente. As miniaturas são terríveis, isso falando dos pequenos homens do exército verde que usei para jogar. Estava esperando uma boa qualidade, mas definitivamente não é isso. As figuras são feitas de plástico frágil fino, resultando em inclinações e dobras em todas as direções. Os Rangers, Líderes e monstros são mais resistentes, mas faltam detalhes e são realmente sem graça. Não causam uma boa impressão quando saem da caixa. Todo o resto, por outro lado, é grande. O tabuleiro e as cartas de personagens são grossas e resistentes, as cartas são de qualidade, e a arte é de primeira. A caixa, isso deve ser dito, é grande e bonita e fica linda na prateleira.
Regras. O livro de regras é bem escrito, li uma vez e fui jogar. Como esperado com um novo jogo, há alguns pequenos problemas, como erros de digitação e erros de impressão, mas a explicação das regras é muito clara em relação aos líderes e os combates com os raiders. Dito isto, o designer
Richard Launius é muito ativo nos fóruns e esclarece todas as perguntas pessoalmente. É refrescante ver uma editora permitir que o designer use o BGG para responder as perguntas (aprenda - FFG). Uma coisa que gostaria de ver é uma ajuda melhor ao jogador. A ajuda incluiu apenas uma lista das ações que pode realizar na fase II e é idêntica na frente e verso. Isso me levou a ter o manual aberto na página da fase III em todas as minhas duas primeiras partidas para garantir que não perdia nenhuma etapa. Seria muito útil usar a parte traseira para listar as etapas gerais das Fases I a III, bem como notas sobre a radiação, mutação, cartas especiais e artefatos.
Tema. O tema é notável e integrado em todas as facetas do jogo. Cada ação que fizer tem uma razão, e cada mecânica é tematicamente justificada. As habilidades dos líderes, ações, efeitos de localizações... tudo combina com a luta pós-apocalíptica para a sobrevivência que é a alma de Last Stand.
Personagens. Amo os personagens assimétricos em ambos os lados da luta. Os 9 Rangers são todos interessantes e oferecem estilos de jogo totalmente originais. Alguns primam em uma coisa particular como técnicas de combate ou aventureiros, enquanto outros viajam mais rápido ou são melhores em procurar. Qualquer maneira que agrupá-los, fará sua equipe de Rangers capaz de trabalhar junta de sua própria maneira. As 4 facções inimigas também são diferentes. Os técnicos são fracos, mas numerosos, os Earthers são imunes a habilidades especiais e mais rápidos, e os pilotos de estrada causam o dobro de dano se terminar seu turno em sua área. Monstruosidades são totalmente diferentes, com cada uma delas única e que exige uma habilidade diferente para derrotá-la. Os líderes também são variados e interessantes, especialmente Puke, que voa em torno das monstruosidades no tabuleiro.
História. Não joguei
Defenders of the Realm, mas entendo que são nas histórias onde
Last Stand realmente se diferencia. O jogo vem com 36 cartas de aventura que representam histórias no mapa. As aventuras ativas mudam ao longo do jogo, e cada uma é uma pequena história sob medida para os personagens e locais em que ocorrem. Além disso, existem 16 missões de rangers que seus personagens podem assumir durante o jogo para ganhar coisas como karma, artefatos, habilidades especiais ou até mesmo aliados. Sem entrar em spoilers, comprar essas cartas para ver o que te espera é um dos melhores momentos do jogo.
Jogabilidade. Baseado na mecânica de Defenders of the Realm,
Last Stand é sólido e divertido. Há sorte apenas nas jogadas de dados, que são misturados com pontos de ação e gestão de mão para manter as situações tensas, mas tudo ainda no controle dos jogadores. Com tanta coisa para fazer, os jogadores devem pensar com cuidado e planejar seus movimentos antes do tempo. O inimigo é difícil, mas equilibrado, e derrotar os líderes individuais exige o apoio de vários Rangers. Há aparentemente mais coisas a se fazer do que há pontos de ação para conseguir fazê-las, mas um planejamento cuidadoso normalmente levará ao sucesso. Os cenários avançam em estágios que sobem em intensidade à medida que avança para as condições de vitória, todos controlados por cartas que são organizadas de acordo com a missão selecionada. O jogo vem com 3 cenários, sendo que 2 dos cenários incluem missões de grupos separados. Como a história e os personagens, os cenários são únicos e divertidos e vale a pena jogar todos.
Tabuleiro
Sim, existem alguns problemas e o jogo não é perfeito. Ele precisa de um FAQ, as miniaturas são embaraçosamente ruins e quero pedir um insert que funcione. Ele terá uma expansão em breve com mais líderes, rangers, missões e aventuras, mas o jogo é divertido e desafiador. Há uma tonelada de coisas na caixa. Se você é fã de jogos de aventura cooperativa, realmente deve conseguir este jogo e dar a si mesmo um bom presente.
Traduzido por mgstavale