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  3. Um Banquete a Odin
  4. Nove impressoes que tive após 4 jogas de Feast for Odin

Nove impressoes que tive após 4 jogas de Feast for Odin

Um Banquete a Odin
  • avatar
    Victor09/11/16 09:58
    avatar
    Victor
    09/11/16 09:58
    2492 mensagens MD

    * A caixa é enorme e com razão. Diferente do Caverna, onde os componentes não cabem direito, a editora Feuerland fez uma caixa um pouco maior e incluiu 2 caixinhas organizadoras de plastico fino para organizar os bens (estes TEM uma ordem muito importante de organização nestas caixinhas). Foram 16 freaking cartelas para destacar, mais 4 baralhos para sleevar, dentre outros componentes. mas no final, tudo coube com certa folga.

    * O jogo é original e foge dos padrões Agricola/Caverna, mesmo estando atrás destes no meu ranking.  Eu não joguei o Patchwork, mas achei o Feast for Odin criativo e diferente dos demais jogos do Uwe por não ser apenas um worker placement de otimização de ações, mas também de otimização de cartela (veja mais abaixo). Se fosse colocar uma escala de preferencia de jogos do Uwe, inicialmente Feast for Odin estaria em 5o lugar, atrás de Caverna, Ora et Labora, Agricola e Fields of Arle, mas com chance de subir. Como tenho uma tradição de gostar mais e aumentar a nota em jogos do Uwe, nada impede que no futuro o Feast ultrapasse esses jogos. O design do Feast fez crescer meu respeito pelo autor, que diferente do Feld e do Vlaada, até então fazia jogos com pouca variação mecânica (mesmo sendo receitas de sucesso).

    * Para eurogamers devotos, o tema é bem implementado e casado com a mecânica, com banquetes e saques, construção de navios e longhouses, explorando da Islândia ao Labrador. Para ameritrashers-sangue-nos-olhos e amantes de conflito, não há ataques a outros jogadores  nem disputas de quem tem o pompom mais rosa (copyright - Rhedrun 2016).  Gostei da adição de um livreto muito interessante esclarecendo um pouco da cultura "viking". Para mim, o tema ficou como um pano de fundo agradável enquanto mergulho na partida em busca do que realmente interessa: pontos de vitória :D,   

    * Em sua essência estratégica, o jogo gira principalmente em encaixar peças certas nas suas cartelas da forma mais eficiente possível, para ganhar beneficios e evitar perder pontos de vitória (confira a ilustração). Se você não gosta desse tipo de quebra-cabeça, teste o jogo antes de comprar! Eu não tenho nenhum problema com este tipo de mecânica, apenas não é uma das minhas favoritas. Fazendo uma analogia, o El Grande é um jogo que adoro e está no meu top 20, mas não no meu top 10, pois controle de área é uma mecânica que gosto mas não sou super fã. 


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic3121680_md.jpg
    Use as peças para cobrir pontos de vitória negativos. Ou use-os para ganhar grana, pois na linha diagonal de dinheiro, o valor não-encoberto mostra quantas moedas de prata conseguirá pro cada fase de remuneração. Ou use os tiles para encobrir todos os espaços adjacentes a uma mercadoria que esteja na cartela e ganhar seu benefício. No exemplo acima, o jogador receberá por rodada: uma pedra, uma madeira, um minério e uma pedra rúnica (fonte: boardgamegeek.com, autor: Michael Wißner) 

    * A sorte dos dados não me incomoda em nada. Algumas atividades como caça, pesca baleeira e pilhagens requerem o uso de dados, dentre outros recursos. Porém, o jogador tem direito a rolar o dado até três vezes e mesmo se falhar, ganham uma consolação em forma de carta de arma + recurso e possível resgate de trabalhador, Isso faz que, no pior cenário, o jogador realizou uma ação ligeiramente mais fraca que uma ação barata. Como eurogamer que não gosta de sorte, considero a implementação dos dados muito bem-feita!

    * Para quem gosta das cartas de ocupation do Agricola, o Feast for Odin também tem baralhos deste tipo, mas cada jogador começa com apenas uma carta e estas me pareceram menos poderosas. Ainda assim, comprar e jogar cartas desse tipo me pareceram muito importantes na estratégia. A minha única queixa é que senti um desnivelo entre as ocupações iniciais (que tem um mini baralho próprio), mas ainda que seja confirmada mesmo esta impressão, nada que uma variante de "puxe duas cartas iniciais e escolha uma" não resolva.

    * A rejogabilidade é excelente. Entre estratégias diferentes, três baralhos de ocupations e competição pelos espaços no tabuleiro, não vejo esgotamento rápido do Feast for Odin.

    * É o melhor jogo solo do Uwe e um dos melhores solos que já joguei. O Feast for Odin conseguiu superar o At the Gates of Loyang como melhor Uwe solitário e se excluir jogos que podem ser jogados solo mas controlando multiplos jogadores (coops Robinson Crusoe e Sentinels of the Multiverse), este é segundo melhor jogo-solo que tenho, ficando apenas atrás de High Frontier.

    * Inicialmente minha nota para esse jogo é 8, com mínima chance de rebaixamento, mas com chance razoável de aumento. Por enquanto, ainda prefiro o Terraforming Mars, mas vai que tomo mais gosto pelo jogo, na medida que conheço mais as estratégias?

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    Comentários:

  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio09/11/16 10:22
    GSampaio » 09/11/16 10:22

    Ótima análise! Esse aí pra mim foi amor a primeira vista quando li os reviews no BGG. A forma como ele uniu as mecânicas no jogo me atraiu demais, mas o tema Viking foi um diferencial pra mim também. Por tudo que li e vi até agora esse jogo tem tudo pra ser um dos meus favoritos.
    Minha cópia deve estar chegando até o fim do mês. :D

    3
  • Fabio Baldan
    181 mensagens MD
    avatar
    Fabio Baldan09/11/16 10:36
    Fabio Baldan » 09/11/16 10:36

    Curti seu texto, concordo com você em muitos aspectos. Eu também ODEIO rolar dados e decidir as coisas na sorte,  porém nesse jogo achei bem implementado, seja tematicamente (pois não sabemos de vamos ter sucesso numa pilhagem ou caça) quanto mecânicamente, pois você pode usar minério para melhorar a rolagem, armas e recursos, o que faz você assumir um certo 'risco calculado'.

    As cartas foram algo que me incomodou um pouco também, pois o saque aleatório pode não casar com a estratégia que você planejava inicialmente. Por outro lado isso força o jogador a adaptação e fornece uma rejogabilidade infinita, além de ser também algo muito temático, pois você não tem controle sobre os ofícios que seus Vikings 'escolhem' seguir, por assim dizer.

    Vi uma outra variante para cartas no BGG que pode ser interessante, que é, separar os tipos de ocupações  nas que tem ações imediatas, as condicionais, as que são toda-vez etc. Dando assim um pouco de controle do jogador sobre a sua estratégia, sem deixar de ser necessário a adaptação.

    Outra coisa é que eu gosto MUITO, é do aspecto Puzzle e minha esposa também, então encaixou como uma luva um Worker Placement com uma pegada "Patchwork". 

    Acho que o Uwe foi muito ambicioso dessa vez e conseguiu superar minhas expectativas com o jogo, os dados e os elementos aleatórios, apesar de não agradar a todos, acho que foi tematicamente uma ótima decisão, dando ao jogo um "quê" de aventura Viking épica. Também sou muito fã de seus jogos e me agradou muito por ser um apanhado de tudo que ele já fez em um jogo só. Por isso igualei a minha nota dele ao Agrícola, o tempo dirá se ela pode diminuir. 

    4
  • Rhedrun
    428 mensagens MD
    avatar
    Rhedrun09/11/16 12:02
    Rhedrun » 09/11/16 12:02

    Ameritrasher convicto, a resenha me deu uma impressão "euro demais" do jogo. Ainda acho que o Terraforming vai continuar sendo "O Euro do ano" pra mim. :angel:

    Pegando onda na citação de meu santificado nome em vão, existe pelo menos interação direta? Como no Terraforming, fazer uma ação para impedir que o adversário faça?

    0
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR09/11/16 12:47
    norDicoBR » 09/11/16 12:47

    Excelente resenha! Ansioso aqui para colocar na mesa mas a fila tá grande :P

    0
  • Victor
    2492 mensagens MD
    avatar
    Victor09/11/16 12:57
    Victor » 09/11/16 12:57

    Rhedrun::Pegando onda na citação de meu santificado nome em vão, existe pelo menos interação direta? Como no Terraforming, fazer uma ação para impedir que o adversário faça?

    Sim, como no Agricola e demais worker placement, há competição pelos espaços. Inclusive isso é feito de uma forma muito boa no jogo solo. Mas no geral, somos todos clãs do norte, pacíficos e amiguinhos entre si. Aqui, o ingresso a Valhalla é medido por Pontos de Vitória, não em sangue derramado de irmãos, batalhas desnecessárias entre clãs e urros de guerra animalescos. Nessa versão do Uwe, Odin é um deus lógico como um vulcano, onde apenas a otimização conta :D

    Nordico, esquece o Fields of Green e vá honrar o seu nick :P  

    1
  • Rhedrun
    428 mensagens MD
    avatar
    Rhedrun09/11/16 13:00
    Rhedrun » 09/11/16 13:00

    Victor::
    Rhedrun::Pegando onda na citação de meu santificado nome em vão, existe pelo menos interação direta? Como no Terraforming, fazer uma ação para impedir que o adversário faça?

    Sim, como no Agricola e demais worker placement, há competição pelos espaços. Inclusive isso é feito de uma forma muito boa no jogo solo. Mas no geral, somos todos clãs do norte, pacíficos e amiguinhos entre si. Aqui, o ingresso a Valhalla é medido por Pontos de Vitória, não em sangue derramado de irmãos, batalhas desnecessárias entre clãs e urros de guerra animalescos. Nessa versão do Uwe, Odin é um deus lógico como um vulcano, onde apenas a otimização conta :D

    Nordico, esquece o Fields of Green e vá honrar o seu nick :P  

    Esses vikings que não fazem por onde pra honrar o nome de sua raça...
    Parecem até aqueles vikings do rapaz do post dos pompons rosa, que quando tinham alguma treta, resolviam batendo bafo de tazo!!!1!onze!! :P

    1
  • Thyoga
    1055 mensagens MD
    avatar
    Thyoga09/11/16 15:59
    Thyoga » 09/11/16 15:59

    Vi um gameplay multiplayer e gostei do jogo. O modo solo muda muito?
    Como o Jamey Stegmaier bem disse, o diferencial desse jogo é a otimização pela abundância e não a otimização pela escassez como nos outros jogos do Uwe. Isso torna o jogo mais amigável.

    0
  • Victor
    2492 mensagens MD
    avatar
    Victor09/11/16 16:22
    Victor » 09/11/16 16:22

    É bem por aí mesmo, como maximizar seus ganhos. 

    No modo solo, tem um objetivo de ganhar 100 pontos, mas o que torna legal não é a busca por pontos, mas como você vai fazer isto, como vai otimizar suas cartelas. Enquanto no Caverna e Agricola solo os espaços de ações disponíveis sempre ficam abertos, o Feast of Odin tem uma ótima sacada de restrição de ações usadas na rodada anterior. Explicando:

    1) Cada cor de jogador tem 12 meeples de vikings. No jogo normal e no jogo solo, você costuma começa com 5-6 vikings inicialmente e ganha 1 extra no inicio de cada rodada (inclusive a 1a), alcançando o 12o viking na 7a e ultima rodada.

    2) No jogo solo, você escolhe 2 cores. Nas rodadas impares você jogará com os vikings de uma cor e nas rodadas pares você utilizará os vikings de outra cor. Ambas as cores começam com 5 ou 6 vikings e vão ganhando dois vikings na rodada que podem agir, até ambas terminarem com 12 vikings no fim do jogo.

    3) Só que diferente do jogo normal, no modo solo você não retira os vikings do tabuleiro se eles foram alocados naquela rodada, apenas na próxima. O que significa isso? Se na rodada 1 você alocou os vikings da cor vermelha, aqueles meeples ainda ficarão no tabuleiro, "prendendo" ações quando na rodada 2 você quiser utilizar os vikings da cor azul. Apenas no final da rodada 2 você retirará os meeples vermelhos do tabuleiro, mas agora os azuis que travarão as ações as quais eles foram alocados.  

    3
  • Jetro
    395 mensagens MD
    avatar
    Jetro13/11/16 07:27
    Jetro » 13/11/16 07:27

    Ontem tive a oportunidade de participar de uma partida, a principio aquele tabuleiro com mais de 70 ações disponíveis assustou a principio, mas é o tipo de jogo que se joga bem lá pela 3a partida. No fim  pude enxergar a ponta de algumas estratégias que deveria ter feito, e constrangido por ter perdido -52 pontos no puzzle :dizzy:. Preciso jogar mais vezes pra sentir se vale a pena ter na coleção.

    0
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