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  1. Listas
  2. Jogos Antigos - Os vovôs e vovós dos jogos.
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Jogos Antigos - Os vovôs e vovós dos jogos.

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HU3Brutus16/05/2017 às 23:28
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HU3Brutus
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Olá galera, a idéia dessa lista é listar os jogos mais antigos, inclusive de tempos imemoriais, que continuam vendo mesa, ou até mesmo que sumiram.

Vamos estabelecer um limite de ATÉ 1960, assim serão jogos realmente antigos.

Se puderem indicar lugar e história será bastante interessante.

5 comentário(s) Comentar

Itens (112)

51 - Qubic 2

Ir para o jogo HU3Brutus 18 May 17, 23:49
2

Um jogo de colocação de peças nas 64 posições em uma placa 3D com quatro níveis e uma grade de quatro por quatro em cada nível. O objetivo é fazer quatro em uma fileira, seja em um nível ou entre todos os quatro níveis, em linha reta ou na diagonal.

O cubo precisa ser esvaziado antes do início. Cada jogador escolhe uma cor de suas peças e na sua vez coloca suas peças em espaços vagos, uma peça de cada vez. A vitória vai para o jogador que fizer pela primeira vez quatro em uma fileira de suas próprias peças - seja horizontal, vertical ou diagonal. Não é permitido remover ou substituir peças que já foram colocadas. Se todas as posições são ocupadas sem que ninguém tenha quatro em uma linha, então o jogo termina em empate.

Uma regra que torna menos vantajoso para começar, é proibir o primeiro jogador de colocar sua primeira peça em qualquer posição de canto ou nas oito posições centrais.

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52 - Pogs 2

Ir para o jogo HU3Brutus 18 May 17, 23:51
2

Quem diria que jogar TAZO é uma coisa tão antiga...

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53 - Jogo do Senhorio 2

Ir para o jogo HU3Brutus 22 May 17, 23:06
2

A primeira versão do Monopoly foi criado por uma mulher para questionar a acumulação de capital e a ganância, anos mais tarde sua ideia foi roubada tirando a critica ao capitalismo.

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54 - Futebol de Botão 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 20:44
2

O futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plastico. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e praticado como modalidade esportiva, apresentando uma diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.

Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização.

Paralelamente a esse incremento de regras e desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados à execução do jogo, em diversas regiões do Brasil, mormente nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões e superfícies onde os mesmos deslizavam, desde o piso das casas, mesas de jantar, até o famoso "Estrelão", mesa de jogo sem cavaletes, produzida pela fábrica Estrela, durante os anos 70.

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55 - Bridge 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 21:03
2

Bridge é um jogo de cartas jogado por dois pares de jogadores e com as 52 cartas de um baralho comum - 13 em cada naipe. Ele foi desenvolvido a partir do jogo de cartas do século 17 Whist. Harold Vanderbilt melhorou o jogo em 1925, quando introduziu um método melhorado de pontuação.

Um jogo de bridge é dividido em duas partes, o leilão e o carteio e o objetivo do jogo é realizar o maior número de vazas possível. No leilão chega-se a um contrato que pode ser trunfado, isto é, existe um trunfo que poderá ser um dos 4 naipes (Paus, Ouros, Copas ou Espadas) ou Sem Trunfo (não existe trunfo). O par que ganhar o leilão vai tentar cumprir o contrato com que se comprometeu (fazer entre 7 e 13 vazas, jogando com ou sem trunfo). Do par que ganhou o leilão o jogador que primeiro falou no naipe (ou Sem Trunfo) que será jogado vai cartear e é denominado como o Declarante. O adversário à esquerda do Declarante joga a primeira carta (Carta de Saída) e o parceiro do Declarante (designa-se Morto) coloca as cartas na mesa (com o trunfo à direita), que ficam à vista de todos, e só jogará as que o parceiro nomear.

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56 - Carrom 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 21:05
2

Segundo a tradição já nos tempos dos faraós jogava-se um jogo de tabuleiro com buracos. Em diferentes relatos históricos, entre outros no do filósofo grego Anarcasio, é descrito um jogo parecido com o atual Carrom. Posteriormente, este jogo teria passado, através da Etiópia e do Iemen, para a India. Ainda hoje em dia joga-se no Iemen um jogo denominado de Kairam.

Foram os portuguesas que, já no século XVII, introduziram esse jogo na Europa. O jogo de Carrom jogou-se com assiduidade nas cortes reais europeias e teve até no célebre Mozart um fervoroso adepto. Porém, o jogo caiu depois no esquecimento.

Atualmente o jogo encontra-se largamente difundido na Ásia inteira e recomeça a sua penetração na Europa.

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57 - Mexe-Mexe 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 21:14
2

Existem muitas versões diferentes de Rummy. Rummy 500 é a forma mais comumente jogada de Rummy. Rummy 500 é um baralho padrão de jogo de cartas usando 52 cartas. É um dos jogos de cartas de família mais popular, e tem uma premissa simples. Os jogadores recebem uma mão de cartas, com o objetivo de se livrar de todas as cartas de sua mão. Você pode fazer isso jogando cartas na mesa, em grupos de três, em conjuntos (grupos de cartas com o mesmo valor de diferentes conjuntos) ou em sequencias (três ou mais cartas consecutivas de um conjunto). Assim que uma pessoa colocar um grupo de cartas, outros jogadores – incluindo o jogador que colocou o conjunto – pode agora descartar cartas àquele grupo.

No turno de um jogador, ele pode pegar uma carta virada para baixo de cima da pilha, ou pegar a carta virada para cima de cima do baralho de descarte. Depois de fundir, descartar, ou não fazer nenhuma jogada na mesa, um jogador deve descartar uma carta virada para cima na pilha de descarte. A pilha de descarte é espalhada, assim todas as cartas têm seus valores visíveis. Se você vir uma carta que deseja usar, você pode pegá-la, mas você também deve pegar todas as cartas que foram descartadas, e você também deve jogar a menor carta no baralho assim que você pegar. Se você pegar somente a carta de cima da pilha de descarte, você não precisa fundir ela imediatamente. (Variante: Espera, você precisa sim).

Uma mão termina assim que um jogador descarta sua última carta. Cartas na mesa valem pontos positivos, e cartas em sua mão valem pontos negativos. Cartas numeradas de 2-10 valem seu valor (Variante: 2-9 valem 5); cartas de figuras valem 10 pontos; ases valem 15 pontos, a não ser que sejam usadas em uma sequencia A-2-3; coringas valem 15 pontos. (Variante: todos os jogadores adicionam o valor das cartas em sua mão, e estes pontos são dados ao jogador que saiu.) Um jogador que sair sem previamente ter jogado nenhuma carta vira “rummy”, e pontua o dobro de números de pontos. Normalmente, os jogos são jogados até 500 pontos, mas os jogadores podem optar a jogar menos pontos, ou jogar números específicos de rodadas.

Quando jogar com 2, ambos os jogadores ganham 13 cartas. Quando jogar com 3 ou 4, cada jogador recebe 7 cartas. Quando jogar com 5 ou 6, cada jogador recebe 6 cartas.

Existem muitas outras variações para este jogo.
Uma dessas variações, Rommé, jogada na Alemanha, requer que um jogador não comece jogando nenhuma carta, até que eles excedam um valor de 40 pontos para jogar ou mais (exceto se você pode jogar todas as 13 cartas em sua mão de uma vez). Na variante Alemã, cada carta de figura vale 10, cartas numeradas valem seu próprio número, ases valem 11 (se usados após um rei ou como conjunto) ou 1 se usados como um 1 em frente de um 2 numa sequencia. Coringas valem a carta que estão representando. Esta variante de Rummy Alemão também é jogada com 2x52 cartas + 6(ou 4) coringas – para um jogo de 110 cartas. Outra diferença da versão americana é que uma pessoa só pode pegar o topo da pilha de descarte, de uma única pilha de descarte – nunca de uma grande parte de um baralho de descarte espalhado. Ao invés de pontuar baseado no que você jogou em sua frente, o vencedor (primeira pessoa a sair), ganha zero, e todos os outros jogadores adiciona as cartas remanescentes em suas mãos e pega este tanto em pontos. Quando alguém chegar a 500 (ou o total combinado) o jogo termina e o jogador com a menor pontuação (menor quantidade pontos perdidos) vence. Devido a esta regra, o jogo fica um pouco mais difícil e quase um Gin Rummy.

A variante Alemã “Gin Rummy” é diferente, onde o objetivo é colocar todas as cartas de uma vez.

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58 - Scopa 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 21:14
2

Escopa é um jogo tradicional italiano de cartas (na verdade uma família de jogos de cartas, que inclui Scopa, Scopetta e Scopone Scientifico) jogado há mais de 400 anos. O jogo é composto por um baralho de 40 cartas (semelhante a um baralho convencional com alteração em algumas cartas). Jogos de quatro jogadores geralmente são jogados em parceria; outros números de jogadores normalmente jogam por si mesmos.

No jogo original base de Scopa, quatro cartas são viradas para cima na mesa, e os jogadores recebem mãos de três cartas. Em seu turno, um jogador pode capturar qualquer uma das cartas de face para cima na mesa se a soma das cartas capturadas for igual ao valor da carta jogada. Se um jogador não pode fazer uma captura, ele ou ela deve descartar uma carta de face para cima na mesa. As cartas são entregues progressivamente em lotes de três até que o baralho se esgote.

Quando o baralho está esgotado a pontuação é calculada. Os jogadores ganham 1 ponto por "varrer" a mesa, isto é, limpar a tabela de todas as cartas viradas para cima; 1 ponto para capturar o maior número de cartas; 1 ponto para capturar o maior número de cartas do naipe de moeda; 1 ponto para capturar as 7 de moedas (os "settebello"); e 1 ponto para o melhor "primiera", isto é, o melhor conjunto de cartas de alto valor de cada um dos quatro naipes.

O jogo é tradicionalmente jogado até que um jogador ou equipe atinja um determinado número de pontos, normalmente 11 ou 21.

O nome "Scopa" significa "varredura" ou "vassoura" em italiano, e refere-se à ação de pegar todas as cartas viradas para cima na mesa.

Em alguns aspectos, Scopa pode ser pensado como um precursor para muitos projetos populares de jogos modernos.

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59 - Janggi 2

Ir para o jogo HU3Brutus 04 Jun 17, 21:18
2

Janggi (em coreano, 장기), também conhecido como xadrez coreano, é um jogo de estratégia de tabuleiro bastante popular na Coreia. O jogo é uma variante do xiangqi (xadrez chinês) e compartilha várias semelhanças com este, incluindo a disposição inicial das peças (excluindo o general) e o tabuleiro 9x10, mas ao contrário da versão chinesa não apresenta o rio que divide horizontalmente o campo de jogo.

Uma partida de janggi pode ter curta duração por causa do poder de alcance dos elefantes e da grande mobilidade dos canhões, contudo jogos profissionais normalmente podem alcançar até pelo menos 150 jogadas, e portanto são mais demorados do que as partidas de xadrez internacional.

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60 - Kaooa 2

Ir para o jogo HU3Brutus 19 Jun 18, 00:38
2

Conhecido como jogo do “Abutre e Gralhas”, muito popular na Índia, é da família dos jogos de caça e perseguição onde cada jogador tem objetivos diferentes.

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61 - Buraco 2

Ir para o jogo Macdias 30 Jul 18, 03:42
2

Esse é vó e vô de muito amigos com certeza

O jogo de Canastra foi concebido por Segundo Santos e Alberto Serrato em Montevidéu, Uruguai, em 1939 junto de um grupo de amigos que uniram elementos de jogos de baralho como bridge, rúmi e conquián para criar a Canastra. Na década de 1940, o jogo rapidamente se espalhou em inúmeras variações para o Chile, Peru, Brasil e Argentina, onde suas regras foram sendo refinadas. Só sendo introduzido nos Estados Unidos em 1948, onde foi então referido como o argentino "Rummy" de Ottilie H. Reilly em 1949 e Michael Scully da revista Coronet em 1953. O jogo rapidamente se tornou um boom de mania de cartas na década de 1950 fornecendo uma avalanche de vendas de conjuntos de baralhos, bandejas de cartas e livros sobre o assunto.

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62 - Não entre pelo cano 2

Ir para o jogo BuddyFox 03 Jan 21, 11:46
2

jogo de estratégia que usa como tema a construção de um encanamento - que vai do registo até o bico da torneira.

O objetivo é cada um montar um encanamento, fazendo o possível para arruinar o jogo do outro.

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63 - Pentaminó 1

Ir para o jogo HU3Brutus 17 May 17, 02:22
1

Os pentaminós são jogos antigos atribuídos à grécia antiga, desenvolvidos a partir das figuras matemáticas conhecidas por "poliminós" que são formadas por um número variável de partes iguais. Dentre o mundo dos poliminós estão os dominós, triminós, tetraminós, pentaminós, etc.

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64 - Bagh Chal (Bagha-Chall) 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:16
1

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65 - Dou Shou Qi (Luta na Selva) 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:16
1

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66 - Hnefatafl (Xadrez Viking) 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:18
1

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67 - Patolli 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:20
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68 - Mu Torere 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:25
1

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69 - Pong Hau Ki 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:25
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70 - Queah 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:26
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71 - Tsoro 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:26
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72 - Tapatan 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:27
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73 - Lau Kati Kata 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:28
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74 - Puluc 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:29
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75 - Xiang Qi 1

Ir para o jogo Filosofo_R 17 May 17, 21:30
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